Patricia Servilha

O negócio da felicidade

Entre o dito e o feito, há um longo caminho, e se não está dito, o caminho é ainda mais longoJosep Chias

Gerente e sócia-consultora da empresa Chias Marketing Ltda, é responsável pela coordenação dos trabalhos da empresa no Brasil desde 2001. Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1985), especialista em Administração e Marketing de Eventos pelo Centro Universitário Senac - São Paulo (1995).

Foi assessora técnica responsável pela área de Relações Públicas e Ação Regional da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo e Assessora da Diretoria de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (1989-1993).

Na área de eventos começou na comissão técnica e coordenação do I Congresso Brasileiro de Eventos (1992) promovido pela ABRACCEF Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras e foi gerente de Captação de Eventos do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1994).

De 1995 a 1997 dirigiu o Departamento de Operações da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Trabalhou como colaboradora da Revista Eventos (desde 1998) tendo atuado também como conferencista de Marketing do Destino para Captação de Eventos, uma parceria da Revista Eventos com o SEBRAE Nacional (1998-1999).

Dirigiu a empresa Marketing Places, contratada pela Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro para a coordenação e da campanha Rio. Incomparável para a Promoção do Produto no Mercado Nacional, dentro da implantação do Plano Maravilha – Plano de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro (1998-2002).

Atuou como consultora para o mercado nacional do Plano Maior - Plano de Desenvolvimento Integral do Turismo do Maranhão (2000) e coordenou a implantação do macro-programa de marketing no Mercado Nacional (2001-2002).

Coordenou pela Chias Marketing o Plano Patrimônio - Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico da Vila de Paranapiacaba em Santo André – São Paulo (2001-2002).

Na Cidade de São Paulo foi consultora Coordenadora pela Chias Marketing do Plano de Marketing do Turismo da Cidade de São Paulo para o São Paulo Convention & Visitors Bureau (2002-2004).

De 2004 a 2006 coordenou a preparação do Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil.

A partir de 2006 coordenou os seguintes trabalhos:

  • Plano Horizonte – Plano de Marketing Turístico de Belo Horizonte;
  • Implantação do Plano Cores do Brasil – Marketing Turístico Nacional;
  • Plano de Turismo da Região Metropolitana de Vitória – Espírito Santo;
  • Plano de Turismo da Região do Verde e das Águas – Espírito Santo;
  • Plano de Turismo das Montanhas Capixabas – Espírito Santo;
  • Plano Patrimônio 2006 – 2010 – Plano de Turismo de Paranapiacaba – Santo André;
  • Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil - Plano Aquarela 2007 – 2010;
  • Plano de Desenvolvimento do Pólo São Luís – Maranhão como consultora do PNUD/Ministério do Turismo do Brasil;
  • Plano de Marketing Turístico de Mamucabo – Esplanada – Bahia - Brasil
  • Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil - Plano Aquarela 2008;
  • Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty;
  • Plano Aquarela 2014 – Turismo e Copa do Mundo no Brasil, Embratur
  • Plano Aquarela 2020 – Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, Embratur
  • Plano Catarina – Plano de Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina
Atualmente é responsável pela Direção Técnica dos seguintes trabalhos de planejamento estratégico de destinos:
  • Plano Estratégico de Desenvolvimento e Implementação de Marketing Turístico para São Luís
  • Plano de Maior 2020 – Plano Estratégico de Turismo do Estado do Maranhão, Plano de Marketing dos Polos Turísticos do Ceará
  • Implantação do Plano Catarina – Plano de Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina e do Plano Ver-O-Pará – Plano Estratégico de Turismo

Colunas