Reflexões & Aprendizados
Andréa Nakane
Você pode sonhar, criar e construir a idéia mais maravilhosa do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer o sonho virar realidade
Walt Disney
30
agosto
2013

Cocriação : Uma Tendência que se Alastra no Mercado de Eventos

escrito por Andréa Nakane

A busca pela assertividade de conteúdo dos eventos técnicos-científicos-corporativos na atualidade encontrou um grande aliado, por intermédio do conceito de cocriação.

Disseminado por Prahalad - em uma ótima sugestão de leitura, O Futuro da Competição - o conceito de cocriação considera-se como um processo que tem objetivo de definir uma forma de levar um produto e/ou serviço ao mercado. O conceito co-creation não é exclusivo para consumidores mas é igualmente válido para com empregados, fornecedores e clientes para um melhor aprimoramento no que concerne às necessidades que deverão ser incorporadas nos novos produtos e ou serviços.

Um dos pilares da cocriação é o diálogo, a abertura para ouvir as pessoas. No caso de eventos, muitas vezes há inúmeros obstáculos que não permitem um canal direto com todos os integrantes, mesmo tendo uma ferramenta valiosa que é o opinário, aplicado após a realização de um acontecimento especial, entre uma edição e outra, muitas novidades e anseios poderão surgir entre este período.

A cocriação representativa, permite que mais próximo ao evento, membros de associações, universidades, estudiosos, entre outros, sejam acionados para opinar e/ou sugerir temas que os mesmos sensivelmente tenham percebidos como demanda do grupo que eles representam.

Um exemplo prático de tal característica foi na semana passada a realização de uma reunião de brainstorming para pensar no planejamento do CONOTEL 2014 - Congresso Nacional de Hotéis. A iniciativa foi colocada em prática pelo promotor do evento a ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e agrupou representantes das entidades que apoiam o evento, a mídia especializada e acadêmicos.

Todos foram conclamados para expor sua opinião no que diz respeito aos assuntos que poderão ser incluídos como temas a serem debatidos durante o evento.

Desta forma, a comissão organizadora tende a sentir-se muito mais segura e alicerçada para o desenvolvimento de uma programação que efetivamente irá atender as necessidades e expectativas dos participantes.

O CONOTEL 2014 acontecerá em paralelo a feira Food Hospitality São Paulo, entre os dias 9 a 11 de abril de 2014 no Expo Center Transamerica, em São Paulo. Certamente o temário será super atual e democrático, sendo um barômetro real do mercado.

Vamos cocriar? É um caminho natural para o sucesso em eventos!

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades