Reflexões & Aprendizados
Andréa Nakane
Você pode sonhar, criar e construir a idéia mais maravilhosa do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer o sonho virar realidade
Walt Disney
09
dezembro
2012

Fim de Ano: Balanço das Conquistas e Metas para Conquistar

escrito por Andréa Nakane

Entra ano, sai ano e o último mês do calendário parece que associa-se a um cometa e atingi uma velocidade similar a da luz, provocando um maior desgaste emocional de todos, sobretudo daqueles que atuam no mercado corporativo.

O tempo que já é um bem raro, em dezembro, atinge seu ápice. O stress tão familiar no cotidiano das empresas, recebe um gás extra e somado as pressões do fechamento do ano contábil e os compromissos sociais, faz com que os executivos até comecem a acreditar em Papai Noel e em suas renas mágicas e desejem pegar carona no trenó do bom velhinho e partir para cenários de pura fantasia e ... paz!

No turbilhão desse período, por mais insano e difícil que seja, é o momento ideal para que cada profissional reflita sobre sua trajetória, seus erros, seus acertos. O que ficou pendente, como equilibrou sua vida pessoal com a corporativa, o que precisa de continuidade, o que prioritariamente dever ser abordado, o que pode ser aperfeiçoamento. O balanço corporativo deve também orientar uma reflexão individual, não liderada pela célula de recursos humanos, mas conduzida por cada um de nós, uma espécie de auto-análise, sem mediações freudianas, compreendendo um panorama amplo e total, sem falsetas e/ou melindres.

A hora é de celebrar as vitórias, aprender com os insucessos e já planejar o futuro recomeço, com a virada do ano. Uma espécie de PDCA executivo.

Ir na onda do Zeca Pagodinho, no estilo “ Deixa a vida me Levar” é melódico, ingênuo e até admirável, mas àqueles que efetivamente querem projetar-se de maneira a não serem apenas mais um no contingente de tantos, deve buscar sempre seu aperfeiçoamento.

A retrospectiva do ano profissional é crucial para o crescimento e a lapidação dos seus conhecimentos.

E como se fosse uma análise SWOT, na qual os pontos fortes, fracos, as ameaças e oportunidades são traçadas do ponto de vista particular e pontual, sendo uma bússola para os passos a seguir.

2013 já está aí! Nada de saudosismo com 2012! O que deu para fazer, deu! O que não deu, programe-se e realize em 2013!

Planeje investir em seu maior patrimônio: sua educação!

Informação gera conhecimento, Conhecimento gera Sabedoria,

Sabedoria gera as Melhores e Mais Rentáveis Soluções!

Um 2013 repleto de sabedoria para todos nós!

“ Uma pessoa de sucesso é um sonhador em quem um dia, alguém acreditou!” Walt Disney.

Acima de tudo... Acredite em você!

Boas Festas!

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades