Reflexões & Aprendizados
Andréa Nakane
Você pode sonhar, criar e construir a idéia mais maravilhosa do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer o sonho virar realidade
Walt Disney
05
março
2014

O universo dos Games Ganha Espaço nos Eventos Contemporâneos.

escrito por Andréa Nakane

Entre tantas novidades que assolaram a área de eventos nos últimos tempos, há uma que vem dividindo as atenções do público, no melhor estilo, uns amam, outros não suportam... trata-se do conceito de gamificação.

Aplicado na área de eventos, a gamificação, um termo que foi cunhado pelo uso da tecnologia e elementos dos videogames além da área de entretenimento, vem ganhando junto com os aplicativos dirigidos, uma aposta para reforçar conteúdo e até mesmo gerar maior interação entre os participantes.

O conceito maior de gamificação não é criar um game para um evento, como ocorre com frequência, mas sim usar os recursos dos games. O processo de pontuação, prêmios, missões, desafios, ranking, criação de avatares, entre outros, são exemplos de como o participante de um evento pode se envolver com o assunto/mensagem central do acontecimento, tornando assim sua transmissão mais eficiente, mais leve.

As técnicas de gamification podem e devem ser usadas em qualquer tipo de evento de forma a atrair e reter cada vez mais a atenção e interesse das pessoas. Podem ser utilizadas como mecanismo de comunicação pré evento, no decorrer do mesmo e até para intensificar as respostas do opinário pós evento.

Sem dúvida alguma ao usar as ferramentas de gamification, o OPC estará apto a provocar maior engajamento, socialização, ensinamentos e até mesmo fidelizar o cliente secundário. E todos sabemos, que ao conquistar o cliente secundário, por tabela o cliente primário (contratante) também estará seduzido.

Com sugestão de leitura, indico o livro: 50 Digital Team Building Games, de John Chen. Um conteúdo bem dinâmico e elucidativo, que tomei conhecimento dele ao participar em julho do ano passado do WEC 2013 – World Education Congress – em Las Vegas o maior evento para profissionais do setor do mundo, promovido pela MPI – Meeting Professional International e para ter acesso ao mesmo tive que participar de uma série de atividades no melhor estilo Gamification para ao final receber o livro como recompensa de meus esforços e interesses... isso é a pura essência desse conceito!

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades