27
novembro
2012

Corpo a corpo na COP18 - Dia 1

escrito por

Fernando Beltrame divide conosco o dia a dia da COP 18 - a  Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas.


COP 18 inicia com uma forte mensagem de urgência e comprometimento:

Somos 7 bilhões e temos 1 chance, conte comigo.

Com este tom otimista e comprometido, Christiana Figueres, secretária executiva de Mudanças Climáticas da ONU, discursa na abertura da 18 Conferência do Clima (COP 18) e diz que este é o momento de transformar o Plano de Ação de Bali em ações concretas contra as mudanças climáticas.

Pela primeira vez na história, a Conferência do Clima é realizada na região do Golfo, uma excelente oportunidade para os países da região mostrarem o que tem feito e debaterem os desafios para a mudança climática e vulnerabilidade de água e alimento.

Este é um momento único, não apenas pela localização geográfica da COP, mas também pela importância de definir a continuidade do único compromisso climático mundial, o Protocolo de Kyoto, e a implementação das práticas definidas no Plano de Ação de Bali.

A urgência por ações é refletida na pujança e representatividade do evento, com mais de 190 nações presentes, os principais temas já estão postos e a agenda de debates definida.

O dia-a-dia da COP é bastante intenso, com eventos oficiais e paralelos acontecendo ao mesmo tempo, e ao final de cada dia alguns países ou grupos de países apresentam o resultado das discussões e seus pontos de vista.

No primeiro dia, um tema apresentado e que irá gerar polêmicas durante toda da COP é o comprometimento da União Europeia em reduzir 20% de suas emissões de carbono até 2020. Este comprometimento é tímido, enquanto o esperado é em torno de 30%.

Todos compartilham e esperam destas próximas 2 semanas de evento a definição das regras do segundo período do Protocolo de Kyoto e as ações práticas até 2020, com o apoio financeiro e assistência técnica aos países em desenvolvimento, bem como a redução efetiva das emissões de gases de efeito estufa.

Fernando Beltrame

Fonte: Fernando Beltrame

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades