01
novembro
2012

Dez Tendências para 2020

escrito por

Tive o prazer de conhecer Domenico De Masi. Ele tem o carisma e a simpatia do povo italiano,  a serenidade e a simplicidade própria dos sábios.

Domenico falou de tendências para 2020.

A íntegra do material está anexa para que você possa ler e compartilhar. Selecionei os assuntos que mais me chamaram atenção e arrisquei alguns comentários a respeito de algumas das previsões.

Segundo Domenico o PIB per capita quase duplicará. Fiquei curiosa para entender qual seria a distribuição deste PIB, a esperança na redução da desigualdade fica por conta de outra previsão, ele nos passa que o ocidente irá dispor de 15% a menos do poder de compra e que nossa sociedade será menos violenta e mais honesta.

Em paralelo aos Bric ( Brasil, Rússia, India e China) emergirão os Civets (Colômbia, Indonésia, Vietnã, Egito, Turquia e Africa do Sul).

Do ponto de vista do trabalho, ele afirma que os criativos serão a parte central do mercado trabalharão menos, terão mais garantias e melhor remuneração. Nosso maior desafio será transferir conhecimento dos dispositivos que os armazenam para o nosso cérebro. 

O conceito de privacidade desaparecerá, isto muda o conceito de território pessoal, de individualidade, penso que teremos um “boom” no mercado de psicologia por conta desta questão!

Teremos mais tempo livre que torna o entretenimento um mercado muito promissor, em minha opinião isto reforça o potencial dos negócios ligados a eventos, turismo, e cultura .

Interessante ressaltar que a pesquisa de Domenico aponta que no estilo de vida prevalecerá a androgenia. Os valores “femininos” (estética, subjetividade, emotividade, flexibilidade) serão dominados também pelos homens.

Em 2020 as mulheres viverão 3 anos a mais do que os homens. Muitas mulheres casarão com homens mais jovens. Muitas terão um filho sem ter um marido.

Por fim, segundo ele, as mulheres estarão no centro do sistema social e irão gerenciar o poder.

Basta clicar no anexo para ler as “Dez Tendências” elaboradas pelo grupo que Demasi reuniu.


Fonte: Domenico De Masi

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades