Trip & Soul
Marco Aurélio Moura
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro
Michel de Montaigne
24
agosto
2016

Experiência Olimpica

O Rio de Janeiro continua lindo.

Teve uma observação muito interessante dos apresentadores da GloboNews outro dia.

Rio 2016
Dizia que parecíamos “bipolar” porque ate duas semanas antes das Olimpíadas parte dos brasileiros criticavam muito e não queriam o evento.

Dias depois do espetáculo da abertura, os brasileiros estavam nas redes sociais defendendo até o biscoito Globo, criticado por um jornalista americano do NYT, que é da área de economia e veio cobrir esporte e ser critico de gastronomia. Se até fosse brasileiro que faz tudo, muito bem. Mas americano? Que sair do quadrado já é motivo para guerra nuclear.

Fui contagiado pelas noticas e imagens pós festa de abertura e fui ao Rio para o ultimo fim de semana prolongado do evento. Fiquei hospedado no mais novo hotel da rede Accor no Brasil, chamado Mama Shelter. Bandeira da Accor já bastante famosa na Europa. O hotel fica próximo do também hotel da Accor, Santa Tereza no bairro de mesmo nome.

Rio 2016
Santa Tereza bairro boêmio carioca é algo a parte. Um bairro que parece cidade do interior a poucos passos do centro da cidade. Mas lembre que é um bairro no morro, e mais fácil para descer do que subir. Porém se você tiver ali no pé do morro na Lapa, outro bairro boêmio, você tem a opção de moto taxi.

Outros meios como taxi também tem. Porém não são todos que aceitam subir porque as ruas são estreitas e precisa um carro parar para outro passar.

Se você quer ir a Santa Tereza procure usufruir do bairro. Agora se precisar se locomover para outros lugares é um pouco complicado. Principalmente em dias de eventos como foi a Olimpiadas. Aonde por segurança ou mesmo para realização de alguns esportes, varias ruas foram fechadas de acesso a Copacabana ou Ipanema. Com isso você fica horas no transito. Mas Santa Tereza é muito charmosa e vale a pena ficar apenas por lá em seus restaurantes e bares.

Rio 2016
Agora a região portuária que foi revitalizada com o museu do amanhã, e contemplada como boulevard olímpico estava também um espetáculo a parte. Com varias empresas fazendo ações nos piers como a Coca Cola e a NBA. Muitos grafites do Kobra e outros artistas decorando as ruas e com multidões de brasileiros e gringos apreciando as gigantes obras de arte.

A própria região da Candelaria parecia regiões europeias aonde se encontram importantes igrejas.

Algo que me chamou atenção foi a falta de pessoas dormindo nas calçadas no centro da cidade, Copacabana, Ipanema, coisas bem comuns no dia a dia carioca. E claro, muito policiamento e exercito nas ruas. Mas de uma maneira sem ostentar e assustar os turistas. A não ser bem no centro a caminho do Maracanã que era recheado de caminhões e outros veículos miltares.

Mas tudo foi lindo. Do começo ao fim mesmo com as criticas vindo de todas as partes do mundo.

Mas no final os números e elogios fora bem mais positivos para surpresa daqueles que desde o inicio torceram contra.

O Rio continua lindo e despertando inveja de outros grandes centros do Mundo.

Rio 2016
Historias das mais pitorescas com do biscoito Globo ou do nadador americano que inventou um assalto a mão armada e foi desmascarado e ridicularizado por todo o Planeta, perdendo seus patrocinadores pela imbecilidade dele. Eu ainda acho que ele ficou enciumado que todos só falavam em Phelps e ele quis chamar atenção de alguma forma. Mas o tiro saiu pela culatra. E por poucas horas que manchou a já tão manchada imagem do Rio e do Brasil, ele precisou pedir desculpas aos brasileiros pelo que fez.

A próxima Olimpiadas vai ser em Toquio e provavelmente perfeita em tudo. Mas não terá biscoito Globo la para ser criticado... mas os chatos e urubus de plantão ainda acharão algo para falar mal.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades