Trip & Soul
Marco Aurélio Moura
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro
Michel de Montaigne
26
setembro
2014

Férias finais - Istambul é a nova Middle East

No segundo filme da série americana Sexy and The City, as quatro amigas são convidadas por um Sheik milionário para conhecer Abu Dhabi, que é a nova Middle East. Samantha pergunta: onde é nova, já que mantêm os costumes da sempre e velha Middle East.

Agora, em Istambul, percebo essa nova Middle East, uma cidade linda, cheirosa, segura e divertida. Mas também uma cidade de contraste. Nas ruas, facilmente se encontram mulheres usando niqab (quando só os olhos ficam à vista) e outras mulheres, ao lado quase sem roupas e tatuadas. Outras, apenas com o chador e algumas com cabelos descoloridos e até exagerados.

Istanbul, por exemplo, é a primeira cidade do Oriente Médio a ter uma Parada Gay e encontra-se gays e transexuais nas ruas sem nenhum preconceito, sem olhares diferenciados, Inclusive em cafés tradicionais e fumando narguile .

É, também um paraíso de compras, com todas as grifes de roupas que se vê nas principais capitais do Mundo. Uma hotelaria que deixa muita capital conhecida no chinelo.

Além de linda, com suas mesquitas por todas as partes e o Bosphoro cortando os seus dois lados (oriental e ocidental), a cidade tem uma infra-estrutura, perfeita para turismo.

Aqui já te olham menos como um ser diferente e turista. Em algumas ruas menores ainda encontramos alguns serviços mais tradicionais, porém, para mim, Istanbul tem alma de uma cidade europeia, com menos pretensão.

Movimento intenso quase que 24 horas, 7 dias por semana. Só na principal rua do centro da cidade, são mais de 1 milhão de pessoas subindo e descendo o tempo todo.

Quando se viaja para cidades menores, na Turquia, nos deparamos com cidades menos modernas, com cultura mais arraigada e tradições que estão presente no dia a dia. Entretanto, o País tem uma imagem mais moderna, mesmo que o primeiro ministro turco insista em ter uma administração mais rígida sobre os costumes religiosos muçulmanos . Mas o povo vai a rua e luta. E consegue. Pois estou agora em Istanbul com uma sensação melhor do que estar na Europa...


Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades