Trip & Soul
Marco Aurélio Moura
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro
Michel de Montaigne
17
setembro
2014

Iran Agora - Kish, no meio do Golfo Pérsico

 Kish, uma ilha de prosperidade no Irã
Kish é uma ilha iraniana no meio do Golfo Pérsico. De barco, vindo de territórios iranianos, gasta-se em torno de 2 horas e alguns quilômetros. De Dubai a Kish são apenas 190 km por água. Quando abrimos, no Iphone, a localização de Kish, aparecem lugares como a Marina e alguns hotéis de Dubai. É muito perto mesmo.

Kish é famosa por ser um paraíso de compras dos endinheirados da região. Iranianos e árabes vêm a Kish fazer compras principalmente porque é livre de impostos. Há shoppings um do lado do outro e todos em liquidação. Entretanto, para quem conhece Miami, os preços não são tão baratos como lá e, na verdade, achei bem caros.

A ilha de Kish fica no meio do Golfo e próxima de um dos lugares mais quentes de todo o Irã. Mesmo tendo o mar por toda sua volta, sol inclemente, a sensação é que você literalmente está fritando em Kish. Cheguei de barco vindo de Bandar Abbas após quatro horas de carro pelo deserto. Podem imaginar...

Logo na chegada já dá para perceber a diferença das outras cidades do Irã. Aqui, parece mais uma ilha de Dubai, tem ótima infra estrutura, carros novos e sofisticados e prédios residenciais super modernos, muitas construções, enfim, um lugar próspero e moderno. Mas, ao andar pela cidade, não se encontra ninguém, a não ser turistas desavisados como eu.

 A ilha de Kish fica no meio do Golfo e próxima de um dos lugares mais quentes de todo o Irã. Mesmo tendo o mar por toda sua volta, o sol é inclemente
Praias lindas de água cristalina e muitas atividades aquáticas tanto para os moradores da ilha e turistas. Ruas impecáveis, limpas e bem estruturadas com ciclovia e lindos jardins.

Aliás, os iranianos tem uma relação muito especial com água e jardins. Água para eles significa limpeza e pureza. E, por estarem no meio de um deserto, encontra-se água em abundância, mudando de cores, em cascata e, lindos jardins, limpos e organizados para serem aproveitados nos piqueniques, que aqui é uma tradição. Principalmente às sexta-feiras , dia do descanso semanal. Famílias e famílias vão para os parques com suas cestas de comidas, suas roupas coloridas. Sexta-feira é o dia dedicado à família, me disse um iraniano, poucos saem com os amigos.

Voltando a Kish, percebe-se o dinheiro em todas as direções. Mesmo com as sanções que limita empresas estrangeiras de se estabelecerem aqui, pode-se ver ao lado República Islâmica do Irã, uma placa da marca Diesel (roupas). De qualquer mandeira o respeito à República Islâmica do Irã é muito grande. A impressão que se tem daqui é de um rico balneário. Diferente de tudo que vi até agora. Os carros são um bom exemplo, todas as marcas luxuosas estão por aqui. Acho que só Teerã é igual. No resto das cidades por onde passei, só vi carros bem velhos e de marcas orientais.

O melhor passeio, é ir aos shoppings, porque o ar condicionado, para mim, é a atração principal. Entretanto, o horário de funcionamento é das 9 às 14 horas e, só reabrem as 17 e fecham as 22 horas. Se fome bater neste horário, esqueça ou volte para o hotel. Aliás, em frente aos hotéis eles expõem carrões, como Camaro, para aluguel. Fiquei tentado a alugar um mas descobri que sendo brasileiro, sem família por aqui, não posso dirigir no Irã. Seria perfeito passear a bordo de um Camaro e com ar condicionado no último. Mas, tem louco para tudo, inclusive aqueles que alugam carro conversível e fritavam no sol... só para mostrar que têm dinheiro.

Enfim, Kish tem um lindo mar e, acredito que em outro período, menos quente, deve ser um bom roteiro para quem vem conhecer o Irã. Se você não estiver no Irã, como eu, vai precisar de visto para chegar até aqui, portanto, antes de mais nada é bom se informar direito sobre costumes e regras que existem por aqui. E, boa viagem.


Agência Especializada
Pacotes & Passagens - 11.3507-1977
www.pacotesepassagens.com.br



Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades