Trip & Soul
Marco Aurélio Moura
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro
Michel de Montaigne
19
setembro
2019

Para Todos

Paraty, cidade colonial, encravada no litoral fluminense, é considerada Patrimônio Histórico Nacional e preserva encantos naturais e arquitetônicos, com suas igrejas e casarões que nos levam a uma viagem a outras épocas.

Fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira, é conhecida pelas suas ruas de pedras “pé-de-moleque” alerta para que o passeio seja calmo e vagaroso. Sua importância econômica foi devida aos engenhos de açúcar e, ainda hoje, produz ótimas cachaças.

Paraty
Somente nos anos 70, com a abertura da estrada Paraty-Cunha, foi que a cidade passou ser vista como um polo turístico e tem atraído não só brasileiros, mas estrangeiros que se encantam pelas suas belezas naturais. Há 305 km de São Paulo e 260 km do Rio de Janeiro é um lugar onde você sente que há paz na terra.

Aqui a hospedagem não tem problema e atende todos os bolsos. Pousadas e hotéis dos mais sofisticados até os mais simples oferecem a moradia perfeita para quem busca um lugar ideal para repor as energias. Além do centro histórico, Paraty oferece passeios de barco ou escuna que te levam a praias de águas calmas e mornas. Aliás, o fim da tarde no Cais é imperdível. Em seu redor encontramos o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a área de proteção ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.

Paraty
Separe um tempo para viver seus cafés, bares e restaurantes, onde é fácil encontrar boa música e ótima comida. Com um calendário rico de eventos, é conhecida pela festa literária que recebe convidados de todo mundo; festival de jazz, da cachaça, fotografia e vários outros, portanto, procure pela agenda de eventos para curtir ainda mais esta cidade tão especial, sem falar nas lojas que vendem lembranças e souvenirs.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades