Trip & Soul
Marco Aurélio Moura
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro
Michel de Montaigne
14
julho
2014

Paraíso é tão perto daqui

Quem disse que viajar para praias paradisíacas precisa de muito dinheiro e pegar avião?

Litoral Norte de São Paulo e parte do litoral do Rio tem praias que são iguais ou até melhores que as mais famosas do mundo.

Com estradas seguras e bem conservadas pode-se usufruir destes paraísos até em um fim de semana. E, se for em baixa temporada, que aliás é fundamental, a viagem pode ser feita em poucas horas - de São Paulo para a praia – quiçá para o céu.

Como freqüentador desta região há um bom tempo, sinto-me à vontade para comentar coisas que venho observado nas minhas viagens, como nesta ultima vez que voltei à minha “preferida” Itamambuca, uma das mais lindas praias de Ubatuba. São uns 12 km entre a cidade ate a praia.

Itamambuca itamambuca
Lá, são duas opções para se hospedar - pousadas dentro do condomínio com o acesso fácil à praia, com infra- estrutura de mercado, bares e restaurantes ou, mesmo, na vila de Itamambuca. Neste caso, além do famoso Eco Resort e um novo haras, pode-se encontrar hospedagem em casas de pescadores e, até dos surfistas.

Na vila o acesso à praia tem mais dificuldade, já que é preciso atravessar um pequeno rio até a areia da praia e, dependendo da maré vai precisar de um barco.

No condomínio formado por belas casas (só usadas em temporadas) e boas pousadas , a maioria das ruas são de terra, algumas muito esburacadas e de difícil acesso para evitar um maior número de visitante.

Já na vila, caminha-se pelas ruas, também de terra, mais conservadas e com a chance de cruzar seus moradores, como se fossemos um local e encontrasse seus vizinhos. Outra forma de hospedagem, para quem gosta de aventura é o camping. A decisão é sua : natureza e povo local ou Eco Resort para quem quer mordomia.

Após me instalar em uma pousada boutique em Itamambuca, fui rever a região. O centro de Ubatuba é bastante movimentado. As praias do centro não são tão boas para mergulhar mas, tem Itaguá , uma das praias centrais com um visual lindo, com vários pequenos barcos e a visão de uma ilha em frente.

Bom é que o shopping, restaurantes, bares, museus têm boa estrutura para atender o visitante ou mesmo para pequenos passeios. Mas, durante alta temporada, transito e serviços são totalmente caóticos. Então, aproveite o contra fluxo e visite essa região em outros períodos.

Além de passear e matar saudades de Ubatuba, fui até Paraty. Apenas 40 minutos de uma boa estrada dos dois lados, paulista e carioca, com um visual absurdo de lindo no caminho e inúmeras praias de fácil acesso por todo trajeto.

a historia paraty
Paraty é um capítulo à parte. Uma cidade histórica, sempre povoada por estrangeiros, tanto moradores como visitantes, além de brasileiros vindos de todo o país. *

Em conversa com um morador local, soube que Paraty quase ficou do lado paulista do litoral. Houve uma disputa entre os dois estados e Rio de janeiro ficou com essa linda, elegante e suntuosa cidade. Os paulistas que não me ouçam, mas Paraty combina mais com o estilo do carioca.

Paraty com suas ruas de pedra, que muitas vezes na semana são invadidas pela maré acaba deixando todos na mão - não se consegue passar de carro ou mesmo a pé. É como se fosse uma Veneza brasileira e, até bem pouco tempo, os moradores usavam pequenos barcos sem motores para trafegar pelas ruas da cidade. Essa invasão da maré não é nada que estrague uma visita a cidade. Pelo contrario, fica ate mais charmoso.

Uma cidade com diferentes cores em suas casas. Em muitas delas se escondem deslumbrantes e caríssimas pousadas. Inclusive , numa das ruas principais de Paraty ainda vive o neto de Dom João, conhecido como Dom Joãozinho... aliás, um casario de uma quadra inteira cercado por belos jardins e que recepciona importantes , suntuosas e grandes festas.

Paraty se estendeu bastante fora do meio histórico. Se percebe andando ao redor, que a cidade é bem povoada e tem uma vida independente do turismo. A cidade é sede de um dos maiores e principais eventos de literatura do Brasil, chamado FLIP. **

Após um bom jantar em Paraty, no outro dia fui para a não menos famosa praia de Trindade. Que também fica do lado carioca. Saindo da rodovia Rio- Santos, se atravessa um morro em direção ao mar e nele uma bifurcação entre as praias do Sono ou mesmo Trindade.

Desta vez desci em direção Trindade. ***

lado carioca trindade
Mesmo que com muitas curvas até a praia, a estrada é de excelente asfalto até a vila de Trindade. Nesta região cada “mergulho é um flash, cada curva é um flash”, pois o visual é digno de belas fotos.

Claro que todo este trajeto e acesso tem uma diferença gigante quando não é alta temporada, já que além de paulistas e cariocas, donos do pedaço, o Brasil inteiro e os muitos estrangeiros vêm saborear tudo que este pedaço de mar, com mata atlântica, nos oferece assim, tão despretensiosamente.

Depois de descer as inúmeras curvas e com muito cuidado, pois existem trechos que precisamos dividir com quem vem na direção contraria, além dos ônibus locais. Por isso, divida a sua atenção deslumbrando-se com o visual da praia e a estrada para não parar dentro da mata com o seu carro.

Chegando à Vila de Trindade estacione o mais rápido possível, pegue a primeira vaga e vá curtir a praia, vila, lojinhas e pousadas caminhando como uma pessoa local.Ainda na rua você não tem idéia da beleza da praia que te espera, porque tem casas e pousadas entre vocês.

Os caminhos de acesso à praia geralmente são estreitos e surpreenda-se com uma beleza rara. Você atravessa entre casas e de repente, está la´, uma das praias brasileiras mais lindas. Cenários de filmes, novelas e programas para todo o mundo. A partir deste momento procure o melhor bar ou restaurante, mergulhe naquele lindo mar verde com areia fina e aproveite o acolhimento doce e caloroso das pessoas que vivem em Trindade.

Usufrua este lugar cada minuto e, tenho certeza que, como aconteceu comigo, vai ser difícil voltar para casa...

* Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo". A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico.Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais. Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.

**A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP),neste ano, por causa da Copa do Mundo acontece entre os dias 030/07 a 03/08/20143 e tem como homenageado o escritor Millor Fernandes.

Consulte a programação completa pelo seu celular:

www.paraty.com.br/mobile/flip2014/

*** Trindade é um dos destinos mais importantes do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

Localizada a 30 km do trevo de Paraty, está situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.

Suas belíssimas praias, trilhas e cachoeiras recebem turistas do Brasil e do mundo. A vila de Trindade oferece muitas opções de hospedagem, compras e gastronomia, sempre mantendo um estilo rústico, característico do lugar.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades