Trip & Soul
Marco Aurélio Moura
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro
Michel de Montaigne
19
outubro
2015

Ubatuba

Desbravando praias do litoral Norte

Ubatuba praia de toninhas em ubatuba


Ubatuba - praia das Toninhas e um feriado de três dias. Mesmo com todas as previsões, o trânsito foi tranquilo e, o sol até apareceu para podermos aproveitar e reativar as energias.

O litoral norte de São Paulo possui praias que não ficam nada a dever às melhores do Nordeste. Cercadas por montanhas, areia de todos os tipos e um mar que vai do azul ao verde em poucos quilômetros, Ubatuba merece ser visitada e, se puder, faça um passeio de barco e conheça outras praias tão belas quanto.

Deixamos a praia das Toninhas e fomos procurar e desbravar outras praias, mais afastadas, com menos turistas e acabamos nos deparando com duas situações: Ubatuba Mirim, linda praia, de difícil acesso para impedir que ônibus de turismo cheguem ali, uma água cristalina, enfim, um paraíso. Só que não. A quantidade de carros que estacionam na areia, próximos ao mar e, usam o espaço para fazer churrasco, ligarem seus rádios no último volume e, deixarem as crianças correndo por ali sem supervisão. Que tristeza e, que perigo.

ubatuba mirim carros que estacionam na areia com crianças correndo entre o mar e a areia


Realmente é um absurdo as autoridades e prefeitura de Ubatuba autorizar este tráfego de carros nesta que é uma das mais lindas praias da cidade. Saímos de lá bastante assustados e tensos à procura de uma praia que fosse utilizada de uma forma decente e correta pelos turistas. E, felizmente, foi fácil achar Prumirim, uma praia curta com areia que massageia os pés, estrutura bacana de bar e restaurante e com uma água de mar fresca e de uma cor ímpar. Funda logo no início, mas um paraíso para entrar na lista de nova visita.

Ubatuba praia de prumirim em ubatuba













Ubatuba praia de prumirim em ubatuba













Ubatuba













E, já que estávamos desbravando a região, fomos a praia de Fortaleza, onde fica o Hotel Refúgio dos Corsários. O caminho é estreito, de difícil travessia, mas o cenário nos apresentava praias maravilhosas, como praia Dura, praia dos Arquitetos - com casas que levam assinatura de badalados profissionais, enfim, lindas e com paisagens perfeitas. Ao chegarmos na, também, paradisíaca praia de Fortaleza, fomos descobrindo que o tráfego intenso da região se estendia até o mar, já que o hotel serve de marina e ancoradouro para as embarcações dos mais privilegiados. Uma pena, pois não tivemos coragem de entrar no mar, a sensação desagradável de que era perigoso se aventurar. Entretanto, não deixe que as previsões de tempo e trânsito o façam mudar de ideia. Ubatuba é um pedaço de paraíso e merece ser visitada. Então, na próxima vez não pense e vá, pois vai valer a pena, ainda mais se tiver ao lado de amigos.

Ubatuba praia Fortaleza em ubatuba
Ubatuba estacionamento de barcos na praia de Fortaleza em Ubatuba
Ubatuba refugio do corsário - restaurante - praia fortaleza em ubatuba


Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades