Trip & Soul
Marco Aurélio Moura
Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro
Michel de Montaigne
03
outubro
2014

Viajar sempre

Acabei de ler um post de um velejador que sigo na internet e que também acaba de chegar de uma longa viagem, falando sobre depressão pós viagem. A comparação que ele faz com a depressão pós parto que atinge uma grande maioria de mulheres, não me parece justa.

Eu também estou chegando de uma viagem intensa e bem curtida férias por países do Oriente Médio e que usufrui cada minuto, cada detalhe, cada sensação.

E, o que posso dizer é que não sinto este retorno como depressão mais, sim, como um vácuo pós viagem. Afinal, para sairmos de férias é preciso trabalhar em dobro e deixar todos os afazeres em dia e, até antecipar algumas tarefas para que a volta seja a mais tranquila possível. E, claro, da hora da partida, até a chegada, não paramos um minuto, sem contar as mudanças de fuso horário, de alimentação, cultura e, amigos, que acarreta, sem dúvida, um desgaste emocional intenso. Mas, é para isto que trabalhamos o ano inteiro e a ansiedade vai tomando conta.


E, quanto mais perto chega o dia do embarque é incrível como aparecem novas tarefas, problemas e, o o corpo começa a falhar. Mas, enfim, chega o dia e lá vamos nós para o aeroporto e, de novo, fila, check in, alfandega e, finalmente levantamos voo. Voo perfeito, viagem perfeita, novos amigos, aventuras, histórias divertidas e nos vemos do outro lado do mundo e viajando sozinho. Claro que bate certas carências, mas finalmente, você pode começar a relaxar e curtir as novidades.

E, antes de voltar ao batente, como estou agora, a cabeça voando, idéias surgindo e afazares a nossa espera. Será que isto é o que o navegador chama de depressão? Para mim, apenas um vácuo que já se manifesta na configuração da nova viagem. Eu digo, sempre, que é muito bom viajar e impossível pensar depressão pós viagem, afinal, viajar só traz coisas boas para nossa vida. Até a próxima.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades