23/04/2015
Por que a realização de pesquisas é tão importante na tomada de decisões para o setor de turismo e eventos?
No Brasil, infelizmente, ainda não vemos estabelecida no Brasil uma cultura de realizações de pesquisas como base sistemática para a tomada de decisões. Países como os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Austrália e Canadá, estão muito à frente no entendimento da importância da realização de pesquisas. Falamos muito sobre o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) como base do processo de melhoria contínua, mas continuamos sem gerar informações adequadas para que esse ciclo de fato possa propiciar a tal melhoria contínua que nos leve a um nível de excelência, seja no nível micro ou no nível macro. O fato é que sem pesquisa não há informação. E sem informação não há excelência. E sem excelência não há competitividade. Está mais do que na hora que nossos empresários, gestores públicos, decision makers do setor em geral entenderem a importância da pesquisa e da informação na tomada de decisões. A partir dessa momento a pesquisa, que com certeza é vista por muitos como um custo, passará a ser vista como um instrumento de busca de excelência e competitividade e, portanto, como um investimento.