Osiris Marques

Turismo e Eventos

"Viajar é deparar-se consigo mesmo, mas também é sair de si para encontrar-se com os outros".Fábio Carpinejar

Osiris Marques é professor e pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um dos coordenadores do Observatório do Turismo do Rio de Janeiro (www.observaoriodoturismo.uff.br), grupo de pesquisa ligado à Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Atua no campo da Economia do Turismo, tendo grande experiência nos estudos de impactos econômicos e desenvolvimento de pesquisas e indicadores estatísticos na área turismo e eventos

Colunas

Alívio da Crise e Recuperação do Setor de Turismo e Eventos: O Que Já é Possível Dizer?

A pandemia do COVID-19 colocou a sociedade numa encruzilhada. Muitas perguntas ainda com poucas respostas a vista. O fundo do poço que a economia pode chegar, com quedas abruptas na renda e no emprego, são, ainda, questões igualmente nebulosas e que dependeram, em grande medida, de como as populações e os governos irão se comportar e que ações efetivas tomarão para responder a este momento um tanto quanto sui generis em que vivemos.

Impactos Econômicos do Novo Coronavírus na Dinâmica do Turismo Global

O avanço do Novo Coronavírus pelo mundo já começa a ter consequências para diversas áreas da economia, especialmente para o setor de turismo. Se por um lado o gigantismo da China tem contribuído de forma positiva para o crescimento do turismo mundial, por outro lado, em situações adversas, como o caso atual da epidemia do Novo Coronavírus, os impactos negativos decorrentes podem representar uma ameaça para o turismo global.

A Economia Comportamental e O Futuro da Gestão no Turismo

As possibilidades de aplicação das descobertas da economia comportamental à gestão do turismo, e particularmente à compreensão do comportamento do consumidor de turismo, são inúmeras. Algumas pesquisas e soluções já têm sido desenvolvidas nos principais centros de conhecimento ao redor do mundo. No Brasil, o tema tem sido explorado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e da Universidade de São Paulo.
Breve Relato dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Os sabores e dissabores da Rio 2016: Um breve balanço das Olimpíadas

Que as Olimpíadas são o maior evento do planeta, isso todos sabemos. Mas ser testemunha ocular do real tamanho do evento é outra história. Acreditem, a Olimpíada é um evento muito grande, com uma logística extremamente complexa, já que, além dos funcionamento das arenas e das especificidades que cada esporte exige, ainda deve-se pensar em toda a logística de transporte, deslocamento, segurança, hospitalidade, e um sem fim de outras questões.
A pesquisa em turismo e eventos

Por que a realização de pesquisas é tão importante na tomada de decisões para o setor de turismo e eventos?

No Brasil, infelizmente, ainda não vemos estabelecida no Brasil uma cultura de realizações de pesquisas como base sistemática para a tomada de decisões. Países como os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Austrália e Canadá, estão muito à frente no entendimento da importância da realização de pesquisas. Falamos muito sobre o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) como base do processo de melhoria contínua, mas continuamos sem gerar informações adequadas para que esse ciclo de fato possa propiciar a tal melhoria contínua que nos leve a um nível de excelência, seja no nível micro ou no nível macro. O fato é que sem pesquisa não há informação. E sem informação não há excelência. E sem excelência não há competitividade. Está mais do que na hora que nossos empresários, gestores públicos, decision makers do setor em geral entenderem a importância da pesquisa e da informação na tomada de decisões. A partir dessa momento a pesquisa, que com certeza é vista por muitos como um custo, passará a ser vista como um instrumento de busca de excelência e competitividade e, portanto, como um investimento.
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