Vendo do mundo os segredos escondidos
Sergio Junqueira Arantes
Os casos vi que os rudes marinheiros, Que têm por mestra a longa experiência, Contam por certos sempre e verdadeiros, Julgando as coisas só pela aparência, E que os que têm juízos mais inteiros, Que só por puro engenho e por ciência, Veem do mundo os segredos escondidos, Julgam por falsos, ou mal entendidos
Camões, Lusíadas, Canto V
18
maio
2016

Algo deu errado

Desde que conquistou a 7ª colocação no Ranking da ICCA, o Brasil vinha perdendo ano a ano posição, mantendo-se, no entanto, no TOP 10 dos países que mais recebiam eventos associativos no mundo.

Demonstrando a perda gradativa e constante do Brasil no cenário internacional, em 2015 o país saiu do TOP 10, ficando em 11º lugar, com apenas 292 congressos, 16 a menos que o 10º colocado (Canadá).

Todos países que estão no TOP 10 aumentaram significativamente a quantidade de eventos captados, sendo que o Canadá cresceu quase 20% (265 para 308). O Brasil realizou somente um evento a mais. Em 2014, o Brasil ficou em 10º com 291 eventos e em 2013, em 9º com 315 congressos.

Importante considerar que essa queda ocorre num momento em que o país recebia a Copa do Mundo e a Olimpíada, os dois eventos mais atraem mídia no mundo. A perspectiva e o histórico de outros país que recepcionaram estes eventos mostraram um crescimento significativo na captação de eventos nos eventos que antecederam e nos anos seguintes aos eventos.

Cabe, pois, a pergunta: como é possível o Brasil cair de 7º para a 11º colocação, de 360 eventos captados para apenas 292, uma queda de 20% em apenas quatro anos (2012/2015). Quando se anunciou a conquista da Copa e da Olimpíada, a perspectiva era que junto com estes megaeventos, chegariam uma enxurrada de eventos no país, como aconteceu em Austrália (Sidney), Espanha (Barcelona), Alemanha (Berlin) etc.


Aconteceu alguma errada. E tudo indica que continuaremos errando. Principalmente, porque não reconhecemos ter errado.

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades