Vendo do mundo os segredos escondidos
Sergio Junqueira Arantes
Os casos vi que os rudes marinheiros, Que têm por mestra a longa experiência, Contam por certos sempre e verdadeiros, Julgando as coisas só pela aparência, E que os que têm juízos mais inteiros, Que só por puro engenho e por ciência, Veem do mundo os segredos escondidos, Julgam por falsos, ou mal entendidos
Camões, Lusíadas, Canto V
12
fevereiro
2016

Aprovada ISO 45001 sobre a saúde ocupacional e segurança no trabalho e colocada em consulta pública

A preocupação com relação à saúde ocupacional e segurança no trabalho, conhecida pela sigla OHS (Occupational Health and Safety) levou ao desenvolvimento da ISSO 45001, que após exaustivos estudos foi colocada em Consulta Pública, com previsão de se tornar uma Norma Internacional no final de 2016, começo de 2017.

Confiram Nota Técnica distribuída pela ISO em 12 de fevereiro de 2016

ISO 45001, um dos muitos padrões internacionais para a saúde ocupacional e segurança no trabalho (OHS), foi aprovado como um Projeto de Norma Internacional.

A cada 15 segundos, um trabalhador morre de um acidente ou doença de trabalho e 153 pessoas experimentam uma lesão relacionada ao trabalho. Estes representam um enorme fardo para as organizações e a sociedade como um todo, custando mais de 2,3 milhões de mortes por ano, para não mencionar os mais de 300 milhões de acidentes não fatais *.

Agora, com a norma ISO 45001 na fase de Projeto de Norma Internacional (DIS), o mundo está a um passo de um conjunto robusto e eficaz de processos para melhorar a segurança no trabalho nas cadeias de fornecimento globais. Projetado para ajudar as organizações de todos os tamanhos e indústrias, espera-se que a futura norma reduza acidentes de trabalho e doenças em todo o mundo.

Mais de 70 países estão diretamente envolvidos na criação deste importante documento, que está sendo desenvolvido pelo comitê do projeto ISO / PC 283, saúde ocupacional e sistemas de gestão de segurança, com a British Standards Institution (BSI) servindo como secretaria da comissão.

A implementação de um forte sistema de gestão de saúde ocupacional e segurança ajuda as organizações a reduzir os acidentes e problemas de saúde, evitar processos caros, talvez até mesmo reduzir os custos de seguro, bem como criar uma cultura de positividade na organização quando o seu pessoal observar que suas necessidades estão sendo levadas em conta ", explica David Smith, presidente da comissão. "A ampla adoção da ISO 45001 deve reduzir as histórias de horror nos meios de comunicação de má gestão de OHS levando à perda de vidas humanas, ferimentos e de grande escala desastres, como visto nos edifícios da fábrica de todo o mundo".

ISO 45001 é baseada nos elementos comuns encontrados em todas as normas de sistemas de gestão da ISO, garantindo um elevado nível de compatibilidade com as novas versões dos Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e Sistemas de gestão ambiental (ISO 14001). Ele usa um modelo simples Plan-Do-Check-Act (PDCA), que fornece um quadro para as organizações planejarem o que eles precisam para colocar no lugar a fim de minimizar o risco de danos. As medidas devem abordar as preocupações que podem levar a problemas de saúde a longo prazo e ausência do trabalho, bem como aqueles que dão origem a acidentes.

Agora que a ISO 45001 tem avançado para o estágio DIS, organismos nacionais membros da ISO foram convidados a votar e comentar sobre o texto da norma durante o período de votação de três meses. Se o resultado for positivo, o documento modificado pode então ser distribuído aos membros da ISO como Final Draft International Standard (FDIS). No caso de um voto afirmativo, é esperado que a ISO 45001 seja publicada como uma norma internacional no final de 2016 / início de 2017.

Para obter mais informações sobre como ISO faz e avaliações padrão, consulte nossa página sobre desenvolvimento de padrões.

Para obter mais informações sobre o Draft International Stage e como você pode contribuir, entre em contato com o representante do país na ISO

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades