Vendo do mundo os segredos escondidos
Sergio Junqueira Arantes
Os casos vi que os rudes marinheiros, Que têm por mestra a longa experiência, Contam por certos sempre e verdadeiros, Julgando as coisas só pela aparência, E que os que têm juízos mais inteiros, Que só por puro engenho e por ciência, Veem do mundo os segredos escondidos, Julgam por falsos, ou mal entendidos
Camões, Lusíadas, Canto V
22
junho
2009

O Profeta disse que...

... A desconstrução criativa está se tornando moda na Europa e nos Estados Unidos. Lá, com seus séculos de tradição e costumes arraigados, talvez a moda se justifique. O problema é quando alguns macaquitos ouvem o galo cantar e não sabem onde, nem por que. O que está acontecendo na Bahia na atual gestão é um bom exemplo do mau uso das modas alienígenas, principalmente quando as mesmas são adotadas para encobrir determinados vieses políticos.

Em sua última coluna o Profeta lamentou o abandono do slogan Terra da Felicidade. Mas o desvario não parou por aí. O Troféu Apaxoró, uma tradicional e nacionalmente reconhecida ação promocional da Bahiatursa, evento realizado nos principais pólos emissores de turistas para a Bahia, em São Paulo, em Campos do Jordão etc. foi desativado. Em seu lugar, a Bahiatursa instituiu o Troféu Axé. A par do absurdo de se trocar uma marca nacionalmente reconhecida, a escolha da palavra Axé foi revela-se desastrosa. Ninguém pode negar a importância deste ritmo no cenário musical baiano, mas ele é apenas um, dentre muitos da rica musicalidade regional. Pior ainda, os responsáveis pela troca esqueceram-se do beabá do marketing e não pesquisaram a matéria. Se o tivessem feito saberiam da existência do Troféu Axé Brasil e do Troféu Axé Minas. Trocaram o certo pelo...

_________________________


... Quando será que o trade nacional vai tomar juízo. As diversas feiras e congressos continuam se atropelando. Nesta semana, por exemplo, acontece em Florianópolis a Ecatur e em Foz do Iguaçu, do Festival de Turismo das Cataratas. Isso sem contar, a reunião do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, em Ilha Bela, isso sem contar os eventos latino-americanos.

Por falar em equívocos, apesar de todo latim gasto em apregoar a importância de nossos vizinhos, é curioso observar a ausência do país nos eventos latino-americanos. Em feiras e bolsas realizadas na Argentina, Chile, México, Peru e Uruguai não se observa a presença de destinos e empreendimentos brasileiros. Será que acham que os turistas vão cair em seu colo?

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades