Vendo do mundo os segredos escondidos
Sergio Junqueira Arantes
Os casos vi que os rudes marinheiros, Que têm por mestra a longa experiência, Contam por certos sempre e verdadeiros, Julgando as coisas só pela aparência, E que os que têm juízos mais inteiros, Que só por puro engenho e por ciência, Veem do mundo os segredos escondidos, Julgam por falsos, ou mal entendidos
Camões, Lusíadas, Canto V
21
março
2016

Riscos globais e os impactos em Brasil

O Global Risks Relatório 2016 é um estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial, com sede em Genebra, na Suíça e já está em sua 11ª edição, divulgando uma imagem muito clara de alguns dos principais riscos que afetam Brasil este ano.

No centro das atenções não é o fracasso da governança nacional, seguido por problemas econômicos de grandes proporções, agravados por uma instabilidade social profunda posicionado no centro das outras questões que terão impacto na crise. O relatório é muito completo e abrange estudos como as alterações climáticas, resíduos de alimentos, cibercrimes, saúde, energia e outras questões globais importantes.

Curiosamente, parte do estudo também considera grandes ondas migratórias como uma das questões mais importantes a serem abordadas pelos países em crise (econômica, política, religiosa, guerra). A propósito, estamos percebendo a chegada de muitas famílias brasileiras nos EUA durante os últimos anos, cansado de promessas e sem ver os dias "verde e amarelo" chegarem, especialmente hoje em dia.

"Quem vai desligar as luzes?". Essa é a principal questão que nos perguntamos, percebendo que a maior parte do capital intelectual do Brasil está em busca de vida fora do país. São brasileiros que não concordam com a arbitrariedade, a negligência, a lentidão, a corrupção e incompetência de vários setores e níveis de governo em todo país, apesar de não ser capaz de mudar este estado e contar com qualquer melhoria no médio prazo, sem conflito.

Na análise de risco, realizamos uma análise SWOT para identificar nossas fraquezas e ameaças, pontos fortes e oportunidades. Quando confrontado com tal estudo, mostrando cenários de crise eminentes, devemos agir com antecedência para evitar a realização do risco ou pelo menos reduzir o impacto, com o objetivo de aumentar os pontos fortes e oportunidades. O Governo parece funcionar apenas com contingência, negando a prevenção; piorando a qualidade e eficácia das medidas tomadas em caso de crise, sem planejamento adequado.

Com a deterioração da situação política e econômica, a insegurança tende a aumentar também. Independentemente do resultado para o Brasil, nos próximos dias, vai demorar um pouco para a economia restaurar os níveis de crescimento que foram realizadas nos últimos anos. É hora de cuidar da sua segurança, a sua família, no seu trabalho e na sociedade!

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades