Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Canais
Políticas do Turismo
publicado em 15 de julho de 2011 - 23h58

Ministro assina regulamentação do Cadastur no Salão do Turismo

Ministro assina regulamentação do Cadastur no Salão do Turismo

O ministro do Turismo, Pedro Novais, assinou no dia 13 de julho, a portaria que regulamenta o sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), gerenciado pelo MTur. O ato aconteceu durante a cerimônia de abertura do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado até o dia 17 de julho, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“A regulamentação do setor é um desafio que assumimos e estamos conseguindo bons resultados”, disse o ministro, lembrando também a recente publicação da portaria que instituiu o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.  O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Domingos Leonelli, participou da assinatura da portaria, prestigiada por cinco ministros, sete governadores, representantes de sete países, além de senadores e deputados.

Foram criadas matrizes de cadastramento para 16 atividades de prestadores de serviços turísticos.  Para sete categorias (meios de hospedagem, agências de turismo, transportadores turísticos, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo) o cadastro é obrigatório. Para as demais, como bares e restaurantes, locadoras de veículos, centros de convenções, casas de espetáculos, bacharéis em turismo, o cadastro é opcional.

O Cadastur é um banco de dados que armazena informações sobre pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.  Serve como fonte de consulta para o consumidor e é uma ferramenta de relacionamento entre o MTur, o mercado e as empresas do setor. Atualmente, são 50 mil prestadores de serviços cadastrados.

 

 

 


Veja também:

24/09/2021
Setor de eventos se une pela derrubada do Veto 19 e ganha apoio de senadores
Em sessão temática no Senado nesta sexta-feira (24), representantes do segmento, que registrou prejuízo de 270 bilhões com a crise sanitária, pediram o apoio dos senadores para derrubar trechos vetados na Lei 14.148, de 2020, que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
23/09/2021
Prefeitura de São Paulo lança Virada ODS
O evento busca popularizar e engajar a população paulistana nos ODS da ONU para 2030.
02/08/2021
Events Industry Council se posiciona contra o tráfico de crianças
O Events Industry Council (EIC), uma associação global sem fins lucrativos para a indústria de eventos empresariais, anunciou, a 30 de julho, que aderiu ao The Code, uma iniciativa com várias partes interessadas para prevenir a exploração sexual de crianças.
29/07/2021
ICCA anuncia prazo para inscrições de vagas na diretoria
Desde a saída de Eduardo Sanovicz, 15 anos atrás, o Brasil não tem assento no Board da ICCA.
Ver mais