Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Tecnologia em Eventos
Marco Barcellos
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis
Fernando Pessoa
09
fevereiro
2013

2013 - O Carnaval dos Aplicativos

escrito por Marco Barcellos

Carnaval 2013, o grande evento dos aplicativos “high tech”

O Carnaval deste ano terá, além das apoteoses de alegria e felicidade, uma chuva de aplicativos para apoiar o foliões e turistas em quase todo o país. Será uma verdadeira onda “high tech” colaborativa para facilitar a vida de quem quer se divertir durante o feriadão.

Começando pelo Sambódromo do Rio de Janeiro, a Marquês de Sapucaí terá entre arquibancadas, frisas, cadeiras e camarotes, mais de 72 mil lugares marcados por cada dia de desfile. Muitas fotos e vídeos pelos smartphones, celulares e cameras digitais. Mas quem quiser curtir o Carnaval poderá contar também com alguns aplicativos interessantes.

Primeiro, temos o”Bloquinhos de Carnaval” (apenas na App Store), onde é possível conferir a lista completa dos endereços e horários dos 425 blocos que vão desfilar pela Cidade Maravilhosa durantes os festejos de Momo. Outra opção é o “Blocos do Rio” que é integrado ao Facebook e permite que o usuário veja em que evenmtos os seus amigos confirmaram presença.

Um ótima opção para programar seu feriado é o aplicativo “Tim Carnaval” (disponível para iOS e Android), que traz as programações de eventos ligados ao Carnaval no Rio, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda. Outra opção neste planejamento é o “Globeleza” (disponível para iOS e Android), que apresenta as folias no Rio e em São Paulo, e que permite localizar as festas mais próximas ao usuário.

Já em Salvador, os foliões poderão utilizar o aplicativo “Onde está meu trio?” (disponível para iOS e Android), que mostra as rotas, os locais e horários dos trios elétricos pela cidade,além de informações úteis sobre transporte, postos de saúde e delegacias.

Para a região de Recife, o ideal é o “PE no Carnaval” (disponível na App Store e Google Play), que mostra a programação completa dos blocos pernambucanos. E para a cidade de Recife, existe ainda a opção do “Carnaval do Recife 2013” (disponível para iOS e Android), onde o folião pode consultar as opções de restaurantes, hospedagem e demais serviços, além da programação completa.


Estes são apenas alguns exemplos dos aplicativos que são, em sua grande maioria, gratuitos e extremamente úteis para os usuários. Vale citar que o uso da tecnologia como ferramenta de apoio ao consumidor pode ser uma forte tendência de colaboração para os grandes eventos, de forma simples e de fácil acesso. E isto ocorre sempre em funçao da relevância do conteúdo, independente da plataforma.

O último exemplo fica para a prefeitura do Rio de Janeiro, que tabelou o preço das corridas de táxi na região do Sambódromo e publicou em sua página na internet (migre.me/d8QrZ), junto com as mudanças no tráfego e as ruas que serão fechadas ao trânsito no entorno da região. Basta acessar o site para não “sambar” no táxi de carnaval.


Fonte: Jornal Metro, UOL, Wikipedia