Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Canais
Copa do Mundo 2014
publicado em 28 de agosto de 2014 - 15h11

Prefeito palestra sobre o impacto da Copa do Mundo na Capital

Fortunati fez um balanço que alcançou o ano de 2009, quando Porto Alegre foi anunciada como uma das cidades-sede.



O prefeito José Fortunati foi um dos palestrantes do evento Expresso 2014, cujo tema foi o "Real impacto da Copa do Mundo em Porto Alegre". O encontro foi promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) para debater o legado do Mundial. O evento também teve a participação do gerente sede Comitê Organizador Local (COL) Porto Alegre, Paulo Jukoski (o Paulão do Vôlei).

Fortunati fez um balanço que alcançou o ano de 2009, quando Porto Alegre foi anunciada como uma das cidades-sede. “A partir dali, passamos por um período de muito ceticismo, de muitas críticas. Os negativistas não imaginavam que faríamos o maior evento desta cidade.” Mais do que isso, destacou o prefeito, a Copa foi a oportunidade de atração de investimentos e de realização de obras há cerca de 40 anos paradas, como a duplicação da avenida Tronco. Foram R$ 888 milhões em recursos captados. “Nenhuma cidade foi tão ousada. Aproveitamos a Copa para mudar a cara da cidade”, disse, lembrando que, segundo um levantamento do Ministério do Turismo, Porto Alegre tem o segundo maior índice de intenção de retorno de turistas estrangeiros. “Esse é um legado inestimável”, ressaltou.

Além da Fan Fest e do Caminho do Gol, iniciativa que diferenciou a Capital das demais sedes, e dos relatos de bem-receber turistas, os reflexos da Copa permanecem em diversas áreas. A cidade ganhou novos semáforos, câmeras de monitoramento, praças revitalizadas e o Poa App (aplicativo voltado ao turista), além da conclusão do Hospital da Restinga e da reforma do HPS.

O Caminho do Gol, que agregou mais de 100 atrações turísticas nos cerca de 3,5 km, também foi destacado pelo gerente do COL. “Para fazer um grande evento, não basta apenas ter preocupações estruturais, é preciso envolver o público. Nosso grande legado é a gestão de grandes eventos em Porto Alegre”, disse Jukoski, ao agradecer e parabenizar a prefeitura pelo desempenho.

Expresso 2014 – Promovido pelo CIEE-RS em parceria com o Instituto Sports Market (ISM), o Expresso 2014 debateu ao longo de 3 anos o impacto da Copa do Mundo na sociedade gaúcha e como esses investimentos podem reverter também para a inclusão social e para a capacitação das pessoas para o mundo do trabalho. É voltado para executivos, formadores de opinião e imprensa. Nesta edição, o evento também contou com a participação do consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi, e do professor e pesquisador Flávio Comim, com mediação do jornalista Túlio Milman.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Veja também:

17/06/2015
Canon realiza FotoRetrospectiva 2014 e Retratos da Copa
Evento mostra criatividade de fotógrafos que registraram os principais acontecimentos do ano passado
04/02/2015
Apesar do aumento de turistas, Copa não transformou Brasil no destino preferido para os viajantes de países latinos em 2014.
A Decolar.Com acaba de consolidar o ranking dos 20 destinos internacionais preferidos, em 2014, pelos turistas argentinos, bolivianos, chilenos, colombianos, mexicanos, paraguaios, peruanos, uruguaios e venezuelanos.
06/11/2014
Em encontro em Londres ministros do turismo elogiam a Copa no Brasil
Segundo os ministros o evento acelerou o financiamento de construções e reformas de mais de 420 hotéis e demais obras de infraestrutura e teve impacto positivo na imagem do país
23/10/2014
McDonald’s é a marca mais associada à Copa do Mundo entre os patrocinadores
Se dentro de campo a Alemanha se sagrou campeã da Copa do Mundo da FIFA 2014™, quem tem o que comemorar fora dos gramados é o McDonald’s.
Ver mais