Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Reflexões & Aprendizados
Andréa Nakane
Você pode sonhar, criar e construir a idéia mais maravilhosa do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer o sonho virar realidade
Walt Disney
15
novembro
2014

Não deixe seus eventos sem ela!

escrito por Andréa Nakane

Uma das técnicas mais eficientes e eficazes utilizadas em eventos é o uso da linguagem de cenário para fomentar uma conexão emocional com o público alvo.

Trabalhar com cenografia em eventos é destacar-se no mercado, tendo um grande diferencial que impacta, estimula a comunicação e envolve os participantes.

O uso de cenografia em eventos visa “ enganar o outro”. No sentido bom... é claro!

Já que visa remeter as pessoas a um ambiente planejado, que ao mesmo tempo vislumbra-se como algo real e irreal, unindo pólos a princípio tão distintos, mas alinhados com a proposta única de sua aplicação.

Segundo o professor Celso Costa, um dos poucos profissionais que tem em seu portfólio um dos raros cursos sobre o assunto com foco em eventos no Brasil, a cenografia é a arte de construir peças para cenários que visualmente representem a verdade com materiais alternativos, mais leves, com menor custo e que sejam mais operacionais na utilização em cena.

É possível aplicar a cenografia em todo o universo de tipologias de eventos e cada vez mais os clientes primários reconhecem o poder da utilização de uma visão cenográfica e estão dispostos a liberar verbas cada vez mais significativas para esse investimento.

É possível salientar que a cenografia planejada cria o clima que se almeja em um evento.Razão pela qual muitos dos OPCs nacionais não abrem mão de tê-la em seus projetos, pois reconhecem o valor de sua aplicação e inserem a mesma nos seus eventos.

Um dos pontos cruciais da linguagem cênica está relacionado com os procedimentos de segurança. Como deveria ser em todo e qualquer tipo de evento, a segurança precisa ser considerada como item prioritário já que sem a mesma há total comprometimento de toda a ação.

Em função da tradição da dramaturgia televisiva e teatral do Brasil, o mercado cenográfico nacional tem excelentes referências e reúne um casting variado com experiências plenas. Entre esses atores encontram-se os produtores e cenotécnicos.

Pode-se considerar a cenografia como um integrante da Economia Criativa, o que estimula ainda mais seu processo e resultados.

Outra especificidade do uso de cenografia em eventos é um glossário próprio que remete ao OPC um estudo criterioso para reter esse conhecimento.

Tapadeiras, verga, trainel, perna de 3”, adereços são apenas alguns exemplos desse vocabulário, no qual o OPC também deve dominar.

Sensorialmente, a cenografia trabalha, sobretudo, com o visual e seu esmero, detalhismo e conceito irão agregar uma maior percepção dos participantes orientando um pleno envolvimento, impacto e satisfação do público, que se deixará encantar e tornará-se ainda mais receptivo à mensagem do evento.

Por isso, em seu próximo evento, não esqueça dela!!!