Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Reflexões & Aprendizados
Andréa Nakane
Você pode sonhar, criar e construir a idéia mais maravilhosa do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer o sonho virar realidade
Walt Disney
08
fevereiro
2016

O Mundo de Tim Burton e sua Semelhança com o Mundo dos OPCs

escrito por Andréa Nakane

Uma das exposições mais aguardadas desse ano, abriu suas portas na semana passada, em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, prometendo configurar-se como uma das mais concorridas dos últimos tempos.

Estamos falando de: O Mundo de Tim Burton, um dos mais conceituados e admirados multi profissionais da arte pop, cuja estética de sua obra é singular e seu processo criativo é uma inspiração, que une percepções enraizadas no subconsciente e outras, frutos de suas contemplações e relações com pessoas e lugares que o sensibilizaram.

Pela primeira vez na América Latina, a exposição já passou pelo MoMA e retrata de forma muito lúdica, a mente do artista, traduzida excepcionalmente pelo belíssimo trabalho de curadoria, por meio da apresentação de esboços em guardanapos, desenhos em aquarelas, fotos, instalações, trechos de suas obras cinematográficas de sucesso e até mesmo projetos que não vingaram.

Mistura cor ... mas também o P&B... Nos faz sorrir... e logo depois... nos amedronta... o mix de emoções, na maioria das vezes dicotômicas, representa a visão de Tim Burton, nascido em Burbank, Califórnia, Estados Unidos, mas que tornou-se cidadão de um mundo próprio, que expandiu-se e ganhou inúmeros seguidores e admiradores. Sua obra contempla a imaginação surreal e muitas vezes visceral, com produções que vão além de sua jornada como cineasta. Ele atua também como ilustrador, fotógrafo e escritor, que sabe de forma extraordinária compor a melhor idealização para atingir seu público e dessa forma facilitar uma compreensão e conexão de suas pretensões e visões.

Você deve estar curioso em identificar o motivo que afirmo ter O Mundo de Tim Burton tudo a ver com O Mundo dos OPCs... então vamos lá!

Assim como Tim Burton, todo profissional que trabalhe na área de eventos tem que ter uma mente plenamente aberta a atender solicitações distintas, muita vezes com um orçamento enxuto, na qual a frase norteadora sempre é “ fazer mais com menos”.

Sendo assim a criatividade é companheira de todo o processo não só do planejamento, mas também da execução, já que surpresas e fatos incalculáveis podem surgir e demandar ações inusitadas, mas eficientes. A todo momento as emoções estão à flor da pele, misturando prazeres e desprazeres.

Muitas vezes somos incompreendidos e em outras vezes somos idolatrados. Nossas mentes estão sempre a mil, sem descanso e sem hora para traçar planos e ideias mirabolantes... e que toda a nossa história, desde a mais tenra das idades, colabora para esses insights fenomenais, já que a bagagem cultural e experencial que acumulamos, torna-se riqueza bruta para a lapidação de projetos e jobs.

Ao visitarmos a exposição de Tim Burton, nos deparamos com nosso próprio universo de trabalho. Ora encantador, ora aterrorizante, ora aplaudido, ora incompreendido. Há momentos de pulsante alegria e outros de minguante melancolia. A emoção reina, muito mais que o racional e em eventos essa equação também ocorre e muitos a consideram como a geradora dos melhores resultados.

É notório que a polivalência profissional também nos assemelha, pois como OPCs temos que entender e lapidar nosso talento em inúmeras áreas, movido sempre pela curiosidade em saber mais e atualizar-se sempre.

Além de apreciarmos a estupenda organização de todo o acervo exposto, ao visitarmos O Mundo de Tim Burton, nós também estamos visitando o nosso próprio mundo, no qual a genialidade criativa é dominante e nos conecta com algo muito maior.

A empatia e sintonia com a obra de Tim Burton é fenomenal. Agende-se, até o dia 15 de maio, você pode se ver refletido no mundo de Tim Burton. Vale a pena... você vai literalmente cair com tudo na mente desse artista e figurativamente se reconhecer nela.

Ficha Técnica:

O Mundo de Tim Burton

Visitação: De 04 de fevereiro a 15 de maio de 2016

Classificação:Livre

Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158 –Jardim Europa – www.mis-sp.org.br