Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Canais
Destino
publicado em 11 de janeiro de 2019 -  0h23

RioAmaLapa busca valorizar o centro antigo

A nova atração foi inaugurada no dia 10 de janeiro e fica na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos.

Os turistas que visitam o Rio terão mais um motivo para ir à Lapa, uma das regiões mais boêmias da cidade: o mobiliário urbano Rio❤Lapa (RioAmaLapa). A nova atração foi inaugurada hoje (10 de janeiro) e fica na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos. A ação é parte de um plano de valorização do Rio Antigo como destino turístico e cultural não apenas no período noturno, mas com oferta de ampla programação diurna, incluindo atividades artísticas, além de ações de impacto social.

Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“IAmsterdam”), Nova York (“I❤NY”) e São Paulo (São Paulo É Tudo de Bom), a peça Rio❤Lapa (RioAmaLapa) tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e fica a 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. A estrutura, de autoria de Caio Leitão, foi produzida pela empresa de design Studio A2, com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo, e tem elementos que simbolizam o bairro, como o bondinho, o samba e o patrimônio histórico.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre órgãos públicos (Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência do Centro/Prefeitura e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH) e o Polo Novo Rio Antigo, associação que reúne mais de 120 empreendimentos locais - antiquários, confeitarias, hotéis, bares e espaços musicais – na região da Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes, Carioca, Cinelândia e arredores. A realização do mobiliário teve patrocínio cultural da Antarctica (Ambev).

Presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim, sócio do Carioca da Gema, lembrou que a região é vitrine do Rio no Brasil. “A proposta é marcar o início do verão, estação mais turística do ano, atraindo mais visitantes e iniciando um processo de melhorias. Esse tipo de ação reforça a relação com a cidade. Será como um cartão de boas-vindas”, ressaltou o empresário.

O idealizador da campanha foi Leo Feijó, empreendedor cultural que já restaurou diversos imóveis no Corredor Cultural para destinação artística nos últimos 15 anos e foi subsecretário na Secretaria de Estado de Cultura coordenando o setor da música. Conceitos como o de place branding e metodologias de criação de redes locais foram aplicadas no processo. “Realizamos encontros com artistas, produtores, guias de turismo, empresários, moradores e órgãos públicos para entender quais as principais demandas e assim elaborar um plano estratégico. A peça é apenas um primeiro passo, como um canal para que as pessoas expressem esse sentimento de pertencimento e relação afetiva com a Lapa e o Rio”, explica Leo Feijó.

A cerimônia teve apresentação do Bloco Afro Orunmilá e contou com a presença de representantes dos órgãos públicos municipais e estaduais. Durante o evento, o diretor da Riotur, Mauricio Werner, anunciou a instalação, em breve, de um posto de informação turística para atendimento aos visitantes na Praça Cardeal Câmara, próximo ao mobiliário. Na ocasião, o superintendente do Centro, Pablo Mello, destacou que a operação Lapa Presente será permanente na Lapa. O novo mobiliário também ganhou iluminação especial feita pela RioLuz.

Ficha técnica “Rio❤Lapa”

Realização: Polo Novo Rio Antigo

Patrocínio cultural: Antarctica (Ambev)

Apoio Institucional:

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Superintendência do Centro/Prefeitura, RIOTUR, TurisRio, IRPH

Agradecimentos: IPHAN, Sebrae e SindRio

Arte: Caio Leitão, Marcelo Rodrigues e Paul Davies

Fotos: Gui Maia

Idealização: Leo Feijó

Coordenação Distrito Cultural da Lapa/SEC: Tânia Amorim

Superintendente de Artes/SEC: Patrícia Lins e Silva

Agradecimentos: Pablo Mello, Marcelo Rotenberg, Paulo Vidal, Clara Valente e Lucienne Figueiredo

Fonte: assessoria

Veja também:

12/10/2019
Nova cota potencializa turismo de compras em Foz do Iguaçu
Cota de compras terrestres de US$ 500 (R$ 2.050,00), anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, vai potencializar ainda mais o turismo de compras na fronteira trinacional.
08/10/2019
Oficina de Projetos inspira Guarujá na Abav Expo
Projeto 'Guarujá Vital e Radiante´ mobiliza o destino turístico.
03/10/2019
Salvador Destination homenageia Paulo Gaudenzi e confirma 99 eventos para a capital baiana
Entidade já tem outros 18 congressos agendados até 2024. Números foram apresentados em evento que comemorou o Dia Mundial do Turismo.
01/10/2019
Foz do Iguaçu quer ser o destino mais visitado por turistas estrangeiros no Brasil
A proposta foi defendida durante a 3ª Conferência Municipal de Turismo. Esta e outras sugestões estarão no plano de turismo da próxima década.
Ver mais