Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Canais
Marketing Promocional
publicado em 10 de junho de 2019 - 19h58

Estudo apresentado pela ABA no ENA 2019 demonstra a fortaleza das mídias tradicionais.

As mídias Televisão, Impressa e Rádio, revela estudo da Thinkbox apresentado no evento, são as que proporcionam maior resultado a curto, médio e longo prazos.

A ABA Associação Brasileira de Anunciantes promoveu o ENA 2019, evento que abordou os degraus para alcançar engajamento e retenção dos consumidores, e foi muito além, propondo um debate sobre propósito, reflexões e efetividade da cultura; mostrando como as experiências podem avançar afora à jornada de compra. Propósito, cultura e experiência formam o tripé fundamental na construção de estratégias de engajamento e de gestão do ciclo de vida do cliente, que foram debatidos na ocasião.

"As mudanças de hábitos dos consumidores se tornaram questões estratégicas para as marcas e como conseguir a retenção deles diante a tantas transformações nos hábitos de consumo? O ENA 2019 colocou em debate pontos imprescindíveis relacionados a essas mudanças e como conseguir engajamento por meio de um propósito que sintetiza o porquê uma marca existe e como ela faz o que promete", destacou Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, fez a abertura do evento, e, na sequência, Marc de Swaan Arons, founder Institute for Real Growth of Kantar Consulting, palestrou sobre o estudo IRG (Iniciative of Real Growth).

O primeiro painel tem como tema "O relacionamento 'com' e 'por meio' da televisão", que discutiu o potencial televisivo para alavancar campanhas e solidificar as marcas.

Moderado por Marcelo Pacheco, vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, contou com a presença de Nicole Greenfield-Smith, head de Pesquisa da Thinkbox (Inglaterra); Roberto Schmidt, diretor de Planejamento de Marketing da Rede Globo; e Manuel Falcão, diretor de Marketing da Globosat.

Tratou da evolução de um meio de comunicação bem difundido, presente na maioria das residências, que afeta a vida de cada pessoa, seja fortalecendo a educação, formando opiniões ou apenas descontraindo.

A palestra de Greenfield-Smith baseou-se no estudo Profit Ability – Um business case em prol da publicidade. que faz uma análise em profundidade dos resultados obtidos pelas diversas mídias no curto e longo prazo, demonstrando à saciedade os altos índices de retorno da publicidade, tanto no curto, quanto no longo prazo para o desenvolvimento das empresas.

O estudo constata ainda a importância da mídia Televisão, que obtém os melhores resultados nos diversos segmentos estudados: Varejo, Viagens, Finanças e Bens de consumo não duráveis.

No entanto, importante ressaltar que a mídia Impressa é a que consegue proporcionar melhor retorno em todos os segmentos, sendo ainda maior no segmento Viagens.

A segunda palestra, por Leonardo Khede, sales director da Verizon Media, apresentou o Content Moment – que traz um estudo sobre o consumo de conteúdo no Brasil. O estudo exclusivo e global, com dados do Brasil, destaca mudanças interessantes e inesperadas no consumo de conteúdo on-line desde 2016.

Explora também os momentos onde os consumidores têm maior probabilidade de compartilhar conteúdo on-line com outras pessoas e experimentá-lo juntos na vida real.

Na sequência, Vanessa Vilar, general counsel marketing LatAm, Corporate & Transactions Brazil da Unilever e presidente do Comitê Jurídico da ABA, moderou o lançamento do Manual ABA de Compliance LGPD – Boas Práticas e de Governança de Dados – para Publicitários, junto com Marcel Leonardi, consultor da Pinheiro Neto Advogados; Betania Gattai, latam consumer engage centers manager da Unilever e presidente do Comitê de Consumer Experience da ABA; Marco Frade, head de Digital, Media & PR da LG e presidente do Comitê de Mídia da ABA; e João Luiz Faria Netto, presidente do Conar.

Para finalizar, o último painel trouxe um debate sob o tema "Quando propósito, cultura e experiência levam ao reconhecimento", onde quatro das marcas que estão na lista das 50 empresas com melhor reputação no Brasil (estudo DOM Strategy Partners) compartilham práticas, visões e tendências de mercado.

Participaram os executivos William Malfatti, diretor de Comunicação, Relações Institucionais e Relacionamento com Cliente do Grupo Fleury e Conselheiro da ABA; Heloísa Helena Althoff, head de Comunicação de O Boticário; Sergio Pompilio, vice-presidente de Assuntos Governamentais para a América Latina da Johnson & Johnson e copresidente do Conselho Superior da ABA, com a moderação de Suzana Pamplona, diretora de Inteligência de Marketing da Natura e diretora da ABA.

William Malfatti expôs o propósito do Grupo Fleury: Saúde e bem-estar para a plena realização das pessoas, e como ele se expressa no dia a dia, como os alicerces da companhia: Cultura de Excelência, Interesse genuíno pelo outro, Engajamento pelo exemplo, Satisfação do cliente: meta de todos e Conexão e reconhecimento.

Heloisa Helena Althoff explicou por que O Boticário é a “marca de beleza mais amada e preferida pelos brasileiros”, estando entre “as marcas mais inovadoras em relacionamento com clientes”. Segundo Althoff, “há mais de 40 anos construímos nossa história ao redor da beleza e da emoção”, e na sequencia lembra que “nunca chamamos essa emoção de amor”, mas que hoje assume ser “a marca que acredita que viver histórias extraordinárias só é possível através do amor, sendo nosso papel “despertar o amor nas pessoas para que elas possam viver histórias extraordinárias”. Heloísa finalizou mostrando que o propósito d’O Boticário é “despertar o amor por meio das histórias reais que envolvam beleza e, para isso, “fazemos com amor produtos com segredinhos que despertam o amor nas pessoas”.

Último a falar no painel, Mário Parisotto resumiu o propósito do Bradesco em cinco mantras: Obsessão pelo cliente; Legitimidade; De dentro para fora; Experiência acima de tudo e Empatia e humildade.

Finalmente, Sérgio Pompílio, vice-presidente de Assuntos Governamentais da Johnson & Johnson e copresidente do Conselho Superior da ABA, em fechamento às atividades do ENA 2019, agradeceu a presença do público que lotou o auditório composto de 360 pessoas.

"Após todos estes diálogos e conteúdos interessantíssimos, sinto que nosso propósito foi mais uma vez alcançado, que trabalhamos aqui, hoje, nossa cultura de busca pelo constante aprimoramento do Marketing e tivemos uma experiência enriquecedora. Nossos eventos são a prova viva do nosso modelo de trabalho, que coloca em prática o protagonismo colaborativo. Hoje, depois de mais de 20 anos atuando na ABA, um grande orgulho é ver esta Entidade viva, forte e robusta, exercitando diariamente sua capacidade de liderar e articular os debates que englobam os aspectos éticos, sociais, econômicos e técnicos do nosso ecossistema", declarou Sérgio Pompílio ao encerrar o evento.

O evento teve o patrocínio da Rede Globo, Otima, RedeTV, Avon, Bradesco, Eletromidia, Google, InLoco, Itaú, Verizon, Grupo RBS, JCDecaux, GloboSat, Ipsos, Predicta e UOL AD_LAB.


Fonte: assessoria

Veja também:

02/06/2020
CONECTA FÓRUM EVENTOS: representantes de 10 agências de Live Marketing debateram cenário presente e futuro do segmento
Além do presidente executivo da Ampro, participaram desta primeira LIVE do mês de junho: Ana Del Mar (Omelete), Ana Nani (Alternativa F), Bazinho Ferraz (B/Ferraz), Célio Ashcar (Aktuelmix), Duda Magalhães (Dream Factory), Felipe Malta (F/Malta), Igor Tobias (MCI Brasil), Izabel Barbosa (Bethe B) e Ronaldo Ferreira (Um.A) e Silvana Torres (MarkUP).
21/05/2020
Fri.to é a nova agência de marketing da ALE Combustíveis
Agência full service venceu concorrência para atender a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil.
09/03/2020
Brazil Promotion abre programação 2020 com versão pocket em São Paulo
Quarta edição do Brazil Promotion Day São Paulo acontece em 24 de março, no Centro de Convenções Rebouças.
03/03/2020
Onze Marketing Comunicação fortalece time com chegada de seis profissionais
Para entregas ainda mais estratégicas e criativas, equipe anuncia novas contratações e uma promoção nas áreas de criação e planejamento.
Ver mais