Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Canais
Sustentabilidade
publicado em 18 de novembro de 2020 - 17h11

Meliá conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade junto à prefeitura de SP

Reconhecimento foi obtido devido ao programa "Eu Também Sou Meliá", que promove a inclusão de jovens parentes dos colaboradores do grupo.

A Meliá Hotels International conquistou junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. A companhia foi reconhecida pelas boas práticas de diversidade e inclusão no programa “Eu também sou Meliá”, lançado em 2017 em parceria com o Senac.

Criada para colocar a Meliá no caminho dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa promove inclusão de menores e jovens aprendizes, sobretudo filhos e parentes de colaboradores dos hotéis da Meliá no Brasil, no mercado de trabalho. Os jovens passam por um treinamento de 18 meses em três áreas do hotel, tendo a oportunidade de, ao final do processo, serem efetivados naquela em que mais tenham se identificado.

Nos 3 anos do “Eu Também Sou Meliá”, 54 jovens participaram do programa. E um terço deles (18) se tornaram colaboradores da companhia, hoje atuando em áreas como alimentos e bebidas, controladoria, recepção, manutenção e vendas.

Segundo Natalie Diório, gerente geral do Meliá Paulista e responsável pela implantação do programa, o “Eu Também Sou Meliá” visa, ao mesmo tempo, aumentar o vínculo afetivo dos colaboradores com a empresa e garantir um crescimento econômico sustentado para suas famílias.

Sabemos que uma das principais preocupações dos nossos colaboradores diz respeito à iniciação de seus filhos no mercado de trabalho. Entendemos esta necessidade e decidimos ajudá-los criando este programa para incluí-los em nossa rede de jovens, compreendendo também que eles enfrentam dificuldades na busca pelo primeiro emprego”, comenta Natalie.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Reconhecimento que deve ser renovado todos os anos pela manutenção das boas práticas, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade está em sua terceira edição. Ele identifica ações em três dimensões: Imagem e Posicionamento; Responsabilidade Social; e Inclusão e Gestão da Diversidade – em que a Meliá foi reconhecida.

As iniciativas precisam atender a uma ou mais categorias do programa, entre “Criança e Adolescente” (em que a Meliá se enquadrou), “Egressos do Sistema Prisional e Pessoas Privadas de Liberdade”, “Igualdade Racial”, “Imigrantes”, “Juventude”, “LGBTQIA+”, “Mulheres”, “Pessoas com Deficiência”, “Pessoas em Situação de Rua” e “Pessoas Idosas”.

Para Muna Hammad, Diretora de Recursos Humanos e Relações do Trabalho da Meliá Hotels International, o selo vem como um reconhecimento natural ao trabalho realizado nos últimos anos pela companhia. “Temos muito orgulho dessa conquista e do incrível trabalho realizado por toda a equipe do Meliá Paulista, que dedica muito cuidado, atenção e amor para o desenvolvimento dos nossos de menores e jovens aprendizes. Vamos continuar esse incrível programa incentivando e inspirando cada vez mais as pessoas dentro e fora de nossos hotéis, comenta”

Hoje com 1100 colaboradores no Brasil, a Meliá Hotels International tem a diversidade e igualdade de direitos como motivações de sua gestão de pessoas. Além do “Eu Também sou Meliá”, a empresa tem em andamento o Programa de Igualdade, iniciativa global que inclui medidas como: equilíbrio entre gêneros na seleção de novos funcionários; incentivo á contratação de pessoas com necessidades especiais; e transparência dos critérios usados para o cálculo de salários de homens e mulheres.

Fonte: Assessoria

Veja também:

22/04/2021
D&I e ESG: crescimento sustentável e humanizado é possível
A sigla ESG advém do termo em inglês “Environmental, Social and Governance” – ou, em português, ASG, referindo-se às melhores práticas de gestão nas áreas “Ambiental, Social e de Governança”.
16/04/2021
Bio Brazil Fair e Naturaltech comemoram o Dia da Terra com exemplos inspiradores de sustentabilidade empresarial
Dia da Terra é todo dia, certo? Afinal, cuidar da nossa “casa”, o planeta que nos acolhe, deve ser um exercício constante das pessoas, empresas e governos. Mas já que o Dia da Terra foi criado, lá nos idos de 1970, por que não aproveitar a data para inspirar ações em empresas para preservar o meio ambiente?
03/03/2021
O que inovação tem a ver com diversidade e inclusão?
Vivemos tempos de mudança e empoderamento de classes sociais menos favorecidas até então. No entanto, cada vez mais vemos o combate ao preconceito contra pessoas com diferenças do chamado “padrão social”. E o que essa diversidade e inclusão têm a ver com inovação nas corporações?
09/12/2020
Iberostar define metas para alcançar neutralidade nas emissões de carbono até 2030
A empresa visa compensar o equivalente a 75% de suas emissões por meio de soluções de carbono azul
Ver mais