Portal Eventos

* Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

Canais
Sustentabilidade
publicado em 10 de setembro de 2021 - 12h21

ESG: entenda o que é e como ações beneficiam os negócios e a sociedade

Adotar ações nos âmbitos ambiental, social e de governança beneficia os negócios e a sociedade como um todo

A adoção de ações nos âmbitos ambiental, social e de governança pelas empresas é positiva para a sociedade como um todo e para os negócios, já que os investidores veem com bons olhos a prática de ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance ou ASG, em português. De forma resumida, uma empresa focada nessas práticas precisa ter iniciativas que minimizem os impactos causados ao meio ambiente, como a redução na emissão de poluentes.

Cada letra do termo diz respeito a uma área que pode ser trabalhada para beneficiar a comunidade e o entorno dela. A letra A, de “ambiental”, trata de questões climáticas globais e economia de baixo carbono; a letra S é para os assuntos sociais, como a valorização dos direitos humanos, a promoção das igualdades de gênero e raça por salários e oportunidades, a diversidade, o fim do trabalho infantil ou em situação análoga à escrava, entre outras. E, por fim, o G é de “governança”, ou seja, engajamento da liderança, controle de riscos e compliance, garantia e direitos de acionistas e de todas as partes interessadas dentro e fora da empresa, os stakeholders.

A pauta sobre desenvolvimento sustentável foi posta em discussão pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmado por 193 países em setembro de 2015 durante o encontro da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, da organização.

Os ODS foram, inclusive, tema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para a 6ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em 2018, que premiou ideias inovadoras e promissoras.

O prêmio mostrou ser possível alinhar o mundo empresarial com os ODS e com práticas de ESG. As empresas que souberem implementar ações desse porte podem se diferenciar dos concorrentes e angariar clientes conscientes e preocupados com o meio ambiente e investidores nacionais e internacionais.


Fonte: Fecomercio

Veja também:

15/10/2021
Accor se junta à rede global de sustentabilidade, a Sustainable Hospitality Alliance
A Accor se junta à Sustainable Hospitality Alliance, uma organização global que reúne empresas de hospitalidade e usa o poder coletivo da indústria para enfrentar os principais desafios que vem afetando o planeta.
24/09/2021
Adobe e Gerando Falcões se unem sobre o papel da tecnologia no combate à desigualdade social
Federico Grosso, general manager da Adobe Latam, entrevista o CEO e fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra, sobre estratégias digitais para criar um marketing automatizado e orientado a dados visando obter mais resultados com doações
24/09/2021
Delta participa do Global Citizen e enfatiza ações para combater as mudanças climáticas
Neste sábado, 25 de setembro, a companhia estará no palco do Global Citizen Live para compartilhar sua mensagem de neutralidade de carbono e apresentar os esforços baseados na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa
23/09/2021
Prefeitura de São Paulo lança Virada ODS
O evento busca popularizar e engajar a população paulistana nos ODS da ONU para 2030.
Ver mais