2023 Super Bowl LVII, Grammy Awards e você!

O que estes eventos tem a ver com o seu próximo evento? Estão antenados com as principais referências do mercado hoje?


2023 Super Bowl LVII, Grammy Awards e você!

O que estes eventos tem a ver com o seu próximo evento?
Estão antenados com as principais referências do mercado hoje?


O conteúdo está por toda parte. Pode ser facilmente acessado de qualquer device, a qualquer hora e em qualquer local. O cuidado deve estar em buscar e valorizar apenas aqueles com qualidade e, para tal, acessar fontes de consulta idôneas e referências em sua área de atuação.

Mas conteúdo sem análise, contextualização e aplicação prática são apenas dados. Por isso, juntei dois eventos de destaque que aconteceram este mês (Fev/2023): o Grammy Awards e o Super Bowl.

EVENTOS: O ANTES & AGORA

Para destacar e amarrar os destaques nestes eventos, o comparativo entre o que era e passou a ser relevante para o setor, postado há dias pelo Julius Solaris (um dos mais reverenciados influencers norte-americanos em eventos).:

O QUE ESTE POST TEM A VER COM SEU PRÓXIMO EVENTO?

  • Estratégia eficaz e eficiente de um evento precisa ser baseada em dados. E só é possível quando o evento é direcionado por dados (data driven event).
  • Experiência é a principal entrega em eventos. Por isso, precisa focas na conexão, ser engajador
  • Ser fluído, considerando no design o ambiente (virtual, presencial ou híbrido) e formatos diferenciados.
  • Ter ESG na cabeça quando do event design, não oferecendo swag bag, tendo como referência no propósito, no D&I (Diversidade e Inclusão), valorizar a saúde mental, entre vários outros aspectos.
  • Criação e participação intensa dos participantes, com comunidades fortes e ativas.
  • E os recursos tecnológicos permeiam cada vez mais as ferramentas e soluções necessárias para o design, produção, comunicação e entrega de um evento.

65o GRAMMY AWARDS

A cerimônia do Grammy Awards, em sua 65ª edição, aconteceu em 05/02/23 na Crypto.com Arena em Los Angeles. O poder deste evento faz com que a cidade receba também inúmeros outros pré e pós eventos grandiosos (https://www.billboard.com/lists/2023-grammy-parties-events/saturday-feb-4/). Como o Grammy Celebration, festa pós-evento oficial para 5.000 participantes pagantes. Foi realizada no Los Angeles Convention Center em área equivalente a 5 campos de futebol alinhados.

O tema utilizado foi “Take Flight”, ou “levante voo” e o design incorporou várias das referências indicadas por Solaris, como a cerimônia de premiação celebrou a diversidade e a doação de comida para comunidade local ficou mais uma vez a cargo da Misically Fed, ong que trabalha com artistas.

O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM SEU PRÓXIMO EVENTO?

  • Aproveite as infinitas opções de eventos pré e pós que podem ser atrelados ao evento principal
  • Acompanhe e entenda as tendências e incorpore-as ao seu design
  • Tenha a mente aberta para aprender com os melhores e a buscar incessantemente como fazer melhor e a entregar experiências incríveis.

SUPER BOWL

O Super Bowl, apelido adotado na 3ª edição em 1969, é o jogo anual que escolhe o campeão da liga, encerrando os playoffs da NFL – National Football League (Liga Nacional de Futebol). Este evento acumula vários recordes, como:

  • Está entre os eventos esportivos mais assistidos do mundo.
  • Tem o tempo comercial norte-americano mais caro do país.
  • Segundo maior evento para consumo de alimentos, perdendo apenas para o jantar de Ação de Graças.

O intervalo entre os quatro intervalos da partida é chamado de Super Bowl Halftime e oferece entretenimento musical para o público. Pelo alcance em audiência é um dos mais desejados pelas grandes marcas O de 2023, foi realizado no State Farm Stadium em Glendale, Arizona e teve naming rights da Apple (Apple Music Super Bowl LVII Halftime Show), que assinou contrato de vários anos com a NFL por US$ 250 milhões.

Tamanho interesse de público e marcas recebe performance genais de cantores estrelares e estimulam entregas excepcionais de shows com níveis sem precedentes de alta complexidade e qualidade técnica no design e produção em tempo recorde.

Este ano, o show foi com a Rihanna e teve montagem do palco inteiro em 7,5 minutos e a desmontagem em apenas 6 minutos. (Veja vídeo mostrando a montagem).

O palco foi um dos mais largos utilizado até agora: 235 pés lineares ou 71,6m linear. Além do palco no chão, outras sete plataformas (3m x 5m cada) ficaram suspensas em alturas entre 4 e 18m acima do campo durante show. E com movimentos sincronizados com a música, guiados por sofisticado sistema de suporte, tração. Recebeu mais de 1200m de LED e de 3600, de fiação. O fundo de cada uma tinha 512 luzes

Assista a montagem do palco completo no VIDEO Super Bowl LVII Halftime Show Timelapse Stage Build.

A complexidade operacional e a qualidade da entrega impressionam. Muito. A começar pela equipe total: 800 pessoas envolvidas; E em inúmeros outros quesitos. Como na preservação da grama natural, item essencial para a segurança dos jogadores durante a partida antes e depois do show. Isso abrange o design e peso total do palco, a coreografia, a movimentação de entrada e saída no dia e nos ensaios. Veja alguns detalhes:

  • 23 carrinhos, sendo 15 para o palco principal (9,5m) e sistema de pistas e oito para iluminação.
  • Tamanho variando entre 2,5/3m a 7/9,5m
  • 236 pneus pneumáticos para deslizar de forma uniforme e proteger a grama.
  • Construção de rampa para acesso dos carrinhos ao campo para superar os 1,2m de desnível.

Confira mais informações técnicas nos links indicados no final do artigo.

O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM SEU PRÓXIMO EVENTO?

  • A essência do show foi entregar experiência, em vários canais, envolvendo profissionais com expertise e excelência nas suas áreas, recursos tecnológicos de ponta, sincronia e timing perfeitos na execução.
  • O benchmarking (busca e aprendizado com as melhores práticas do mercado) continua a ser fonte riquíssima de inspiração e acompanhamento prático das tendências. Aprenda com os melhores desta forma.

Quanto mais eu leio e aprendo, mais tenho consciência da minha ignorância e do quanto eu ainda desconheço. Por melhor que você seja na sua área de expertise, sempre haverá algum aprendizado a ser feito. O caminho para a perfeição é continuo e construído na simplicidade, humildade e respeito recíproco entre mestre e aprendiz ou aquele que ensina e aquele que aprende. Qual é sua posição hoje?


PARA SABER MAIS

As principais tendências para eventos em 2023, reunidas em um só local!

Queremos ajudar você a tomar melhores decisões neste ano sobre os seus eventos. Por isso, analisamos centenas de materiais, previsões e opiniões de experts no país e Exterior e refletimos sobre as principais perguntas e dúvidas que você poderia ter para desenvolver sua estratégia e atividades no ano, como:

1. Quais os impactos que as tendências que se levantam terão nos seus resultados?

2. Como adaptar seu evento para a nova realidade do mercado?

3. No que o trabalho remoto mudará o event design?

4. Chegou a era do data driven event. Mas o que eu devo fazer?

5. Como a Inteligência Artificial vai impactar o mercado de evento, dentre outras.

Acesse gratuitamente o resumo com 4 tendências e 21 dicas. 

Você ainda poderá acessar mais de 200 dicas de como lidar com as outras tendências para este novo ano. Basta acessar este link do e-book completo, disponível com valor simbólico.


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