2023 melhor e animador?

Depois de dois anos difíceis, parece um sonho? Mas é verdade! É o que aponta relatório recente da AMEX sobre o mercado MICE.

2023 melhor e animador?

Depois de dois anos difíceis, parece um sonho?  

Mas é verdade!  É o que aponta relatório recente da AMEX sobre o mercado mice.

Por Vanessa Martin
15/10/2022


Depois de tanto tempo isolados, os encontros presenciais ganharam prioridade na profissão e na vida pessoal. As marcas já entenderam esta dinâmica e isso já impactou e impactará fortemente o mercado de eventos em todos os níveis possíveis em 2023.

Uma das consequências deste fato pode ser observada nos comentários e feedback de quem esteve presente no IMEX 2022, que teve recorde em audiência em participantes: o sentimento de pertencimento e alegria pelos reencontros ganhou mais evidência do que as novidades. Em seguida, aparecem os grandes temas como a sustentabilidade e os players e soluções de tecnologia.

Mas para ser ainda mais assertiva, estas são também algumas das principais conclusões do ótimo 2023 Global Meetings and Events Forecast, que está na sua 12º edição. Um dos resultados do recente relatório aponta que o crescimento previsto para o mercado MICE global até 2028 será superior a US$1,619.3 bilhão, com taxa CAGR - Compound annual growth rate, ou taxa de crescimento anual composta de 5,9%. 

O que me atrai nesta pesquisa, além de ser uma empresa peso pesado como a AMEX, está na consistência (está na 12ª edição), metodologia, amplitude geográfica (cinco continentes e 23 países) e qualidade e precisão dos dados e análise. Afinal, conteúdo tem de sobra para ser acessado na web. Mas, se como eu, seu objetivo é se destacar na multidão e estar a frente dos concorrentes, a questão é se informar e formar sua opinião sobre os assuntos, escolhendo apenas as fontes mais confiáveis e acompanhando de perto os melhores profissionais do mercado.

Separei e comentei para você alguns dos principais aspectos levantados pela pesquisa.

O ESTUDO TRAZ OTIMISMO

  • Aponta que o mercado global está em recuperação sem precedentes e todos os sinais apontam para um 2023 intenso: mais eventos, mais participantes, orçamentos mais altos, mas com preços elevados.
  • 8 entre 10 respondentes da América Latina estão otimistas (90%) para 2023 e 82% disseram que as opções para sua carreira estão boas ou excelentes.
  • O mercado aponta novo foco em parcerias, sustentabilidade, diversidade, equidade, inclusão e tecnologia.
  • 2/3 dos entrevistados acreditam que o número de eventos presencias voltarão ao níveis pré-pandemia em um ou dois anos.
  • A América Latina é a região que prevê o maior aumento em participantes em todos os eventos (virtuais, híbridos e presenciais): entre 5,08% e 5,88%.
  • A quantidade de eventos internos e as reuniões menores será superior aos patamares de 2019.
  • 62% dos respondentes latino-americanos indicando que suas empresas passaram a adotar política formal para os eventos (aumento de 61% em 2022) e 76% tem processo de aprovação para o setor, indicando avanço na profissionalização do mercado.

EVENTOS PRESENCIAIS x VIRTUAIS x HIBRIDOS

  • Globalmente, espera-se crescimento em todos os tipos de eventos, mas os presenciais tendem a de destacar: 87% das reuniões terão componente presencial, 6% mais alto que as previsões para 2022.
  • A participação global por pessoa deve subir 3,3% para conferências e feiras e 4,2% para reuniões menores. As reuniões internas terão o maior aumento global, 4,5%.
  • Os eventos virtuais e híbridos devem permanecer iguais aos níveis de 2022. Apenas 29% dos residentes nos EUA e 33% na Europa esperam mais eventos híbridos no próximo ano.

Na AL - América Latina:

  • Espera aumento das reuniões virtuais e híbridas de 2,5%.
  • A previsão também aponta para maior crescimento de todos os tipos de eventos presenciais:2,6% nas conferências e feras e 4,8% de reuniões menores. 90% dos eventos terão um componente presencial, comparado com 76% em 2022.

Pela complexidade envolvida no design e produção, considero sinal de maturidade do setor, observar que o multi-hub meeting seja citado em 16% das respostas.

  • Por regiões, a América Latina deve crescer em mais de 5% para todos os tipos de eventos e ambientes (presencial, virtual ou híbrido).
  • 47% indicaram que usarão hotéis como local do evento e 42% incluirão pernoite e 40% utilizarão cidade diferente de onde está a empresa sediada 30% disseram que incluirão viagens aéreas internacionais para os participantes, o maior percentual entre todas as regiões.

VALORIZAÇÃO DOS EVENTOS PARA O PÚBLICO INTERNO

  • O isolamento provocado pela pandemia e a adoção intensa do home office trouxeram a dispersão e afastamento físico dos membros da equipe, impactando o relacionamento entre eles.
  • Esta pode ser a explicação para a valorização dos eventos presenciais para team building e aumento de produtividade destinados para este público.
  • Globalmente, em 2023, 32% serão feitos na empresa, 49% em uma cidade diferente, 45% incluirão pernoite e 27% incluirão viagens aéreas internacionais.

SUSTENTABILIDADE EM ALTA

  • O cuidado com a saúde e o bem estar continuam a ser o foco dos organizadores de eventos.
  • 4 em cada 5 respondentes, ou 80% disseram que a sustentabilidade é levada em consideração no planejamento dos eventos. Entre eles, 76% dizem que sua organização tem estratégia definida para o evento sustentável.
  • A incorporação da diversidade, equidade e inclusão - DEI nos eventos em 2023 foi apontada por quase nove em cada 10 respostas (87%)

Na AL:

  • Para 86% dos entrevistados, a sustentabilidade é considerada no planejamento e 84% na definição da estratégia. As duas práticas mais utilizadas são a diminuição do uso de papel e redução de gasto de energia e medição reciclagem (28%) e contratação de fornecedores com política e a
  • 96% consideram DEI importante e o foco é a acessibilidade e formas alternativas de comunicação, como linguagem de sinais, subtítulos e closed captioning.

A figura abaixo mostra as diferentes dimensões da Diversidade, como o gênero, idade raça e habilidades físicas e mentais da primeira camada.


Considerando que esta figura mostra apenas uma pequena parte dos aspectos que podem ser abordados e trabalhados no evento sustentável, fica claro que este assunto demanda trabalho dedicado e capacitação constante dos profissionais de evento.

AUMENTO DOS CUSTOS

  • O afluxo de eventos, estimulado pela demanda reprimida e com os curtos prazos de entrega-cada vez mais curtos, estão provocando o aumento dos preços por contratação de local, acomodação, alimentos e bebidas e produção.
  • 65% reportaram aumento nos gastos previstos com eventos para 2023.
  • Nos custos médios por participantes são esperados aumento de 3,1% na média, sendo 1,5% para reuniões menores e 3% para conferencias e feiras.
  • Os custos por participantes tiveram crescimento estimado em torno de 25% em 2022 e 7% em 2023

Na AL:

  • Indicaram corte de 10% no orçamento para eventos, sendo os primeiros itens as atividades opcionais, seguidas dos pernoites.

PROCURA POR TECNOLOGIA CONTINUARÁ FORTE

  • A experiência única, a inovação e a automação devem permanecer os principais motivos para a escolha de plataformas e ferramentas digitais, na busca por conexão entre os públicos virtual e presencial e a superação das metas de participantes.
  • O uso da tecnologia permite que o organizador reduza o tempo gasto com trabalhos manuais e administrativos e possa dedicar mais tempo com a criatividade e a estratégia

CONCLUSÃO

A premissa mais forte do relatório da AMEX é de otimismo e centrado nas melhorias das tecnologias. Grande destaque também para o foco no evento sustentável, ancorado no bem-estar e DEI.

Este cenário está embasado na mudança estrutural das operações corporativas advindas do novo formato híbrido do trabalho. A dispersão das equipes em ambientes fora do espaço físico das empresas impulsionou a importância dos eventos presenciais para promover e estimular team building, entre outros objetivos.

A valorização do uso de tecnologias no mercado, aliado ao mundo ágil e interconectado em que vivemos, o data driven event, ou o evento guiado pelos dados, torna-se uma questão de sobrevivência Afinal, Millington afirma que “a mensuração é ter os dados certos para tomar boas decisões”(*). Ou seja, os dados assertivos representam a base de decisões estratégicas de resultados.

Alguns dados do relatório mostram ainda que o mercado se profissionalizou, como a adoção de política formal para eventos, o uso do multi-hub meeting e a valorização da sustentabilidade.

Depois de dois anos complicados, um 2023 de boas notícias e melhorias é mais do que bem-vindo, não acham?


(*) MILLINGTON, Richard, Introducing community-driven impact – a better way to prove the value of community - https://www.linkedin.com/pulse/introducing-community-driven-impact-better-way-prove-value-richard/