35ª Festuris abre com emoção e resultados expressivos para o trade turístico

Evento completa 35 edições com realização ininterrupta no Rio Grande do Sul

Abertura Festuris 2023

Não faltou emoção na solenidade de abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo realizada na noite de quinta-feira (09/11), no Palácio dos Festivais de Gramado. Ciceroneados pelos anfitriões Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, o evento marcou a consolidação da Região Serrana do Rio Grande do Sul como um exemplo a ser seguido pelos demais estados da União. “Parabéns a Marta e Eduardo, parabéns a Gramado e vida longa ao Festuris”, desejou o ministro do turismo, Celso Sabino, que aterrissou no evento recém chegado da Inglaterra. Também o secretário estadual de turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr. fez coro à fala do ministro. Segundo Rodriguez, Gramado serve de exemplo para o Brasil como um turismo de sucesso. “Aqui realmente existe a parceria público-privada e o governador Eduardo Leite garantiu que não faltará recursos para o turismo gaúcho”, afirmou Luiz Fernando. A internacionalização do Festuris foi lembrada pelo ministro do turismo do Uruguai, Tabaré Viera. Para ele, o incremento do setor no Mercosul é fundamental para o desenvolvimento da América do Sul. “Para nós é muito importante estar aqui, em Gramado, para debater e solidificar o intercâmbio entre Brasil e Uruguai. Estamos no Festuris com uma delegação de 120 pessoas”, assegurou Tabaré.

35º Festuris inicia incentivado 

Um evento de muitas mãos, que valoriza pessoas e destinos. E que há 35 edições aposta na força do turismo como atividade econômica relevante para o mundo. Nas lembranças, nos pronunciamentos, nas apresentações artísticas e nas homenagens, as principais referências foram ao crescimento e posicionamento do Festuris como um evento de negócios e de debates das questões relacionadas ao setor de turismo. O evento conquistou o reconhecimento de melhor feira B2B de turismo das Américas que, neste ano, tem como tema central “Capital Humano: a Chave da Transformação”.

Marta Rossi, CEO e fundadora do Festuris e Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. Evento completa 35 anos em 2023

Vozes protagonistas do turismo

Nos discursos foi enaltecido o protagonismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro. Marta Rossi disse que o 35º  Festuris “é uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023, portanto, os protagonistas são todos vocês que atuam na atividade turística. O Festuris é o palco que dá voz a todos”. Acrescentou que a escolha do tema da edição deste ano: “Capital Humano: A Chave da Transformação”. “Esta é uma uma filosofia de nossa empresa  e que direciona todo o nosso trabalho e que certamente guindou o evento na posição de liderança”.Eduardo Zorzanello destacou o  crescimento do Festuris ao longo destes 35 anos, frisando alguns números significativos. “Comemoramos a maior de todas as edições. Crescemos 23% em relação ao ano passado e estamos ocupando, pela primeira vez, os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m², com 400 estandes, 2.700 marcas em exposição e 7 palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado e 40 destinos internacionais”. Eduardo enalteceu e lembrou a mãe, Silvia Zorzanello, falecida em 2010, que fundou o Festuris em 1989 ao lado da sócia, Marta Rossi. Lembrou que na infância via a mãe viajando com frequência e, muitas vezes, não entendia por quê.  “Era para divulgar o Festuris”, disse.

Reconhecimento a uma história de sucesso. O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse, ainda, que “o Festuris é um case de sucesso no Brasil”. Frisou que o Ministério estava trabalhando para fomentar o setor no país criando políticas e desenvolvendo ações que valorizem a cadeia do turismo. Para o secretário estadual de Turismo interino, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o evento “congrega o setor de turismo brasileiro” e que o Rio Grande do Sul aproveita este espaço para divulgar seus atrativos. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot lembrou que o turismo é a base da economia  do município e que o Festuris tem tido um papel muito importante na divulgação da cidade. “Acompanhei de perto esta caminhada que hoje é aplaudida por 40 mil gramadenses”, frisou. Para Tabaré Vieira, ministro do Turismo do Uruguai, país convidado de honra da 35ª edição, estar presente no Festuris era muito importante para o seu país. Disse que o evento fortalece um dos propósitos do Ministério que é divulgar os atrativos do país para o mundo.

Momento de emoção

O evento foi aberto pela trupe do Natal Luz, regida pelo maestro Rodrigo Drecksler. Na abertura do evento, o hino nacional foi interpretado pela cantora Fátima Gimenez, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado e do acordeonista Felipe Moschem. No encerramento da cerimônia, ocorreu mais um momento de emoção. A música “O Que É, O Que É”, de Gonzaguinha, foi interpretada pela cantora gramadense Milena Dallarosa, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado, seguido do “Parabéns a Você" e do sopro de velinhas do bolo, acompanhado de Celina e Helena (netas de Marta Rossi) e Maria Eduarda (filha de Eduardo Zorzanello).

Homenagens a quem constrói o turismo

Durante a solenidade de abertura ocorreram homenagens aos diretores do Festuris. Vera Lúcia De Camillis, presidente da Skal Internacional Brasil, fez a entrega do Troféu Destaque Skal aos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, em comemoração a 35ª edição do evento. Outra homenagem aos diretores do Festuris foi feita por Rita Vasconcellos em nome dos Amigos do Festuris.

Troféu Amigos do Festuris

O reconhecimento a quem trabalha pelo Festuris e pelo turismo como atividade econômica importante, foi feito através do Troféu Amigos do Festuris, honraria que está acima de cargos, empresas e Instituições. O valor considerado é o empenho pessoal em prol de engrandecer ainda mais o Festuris.

1 - Emerson Bittencourt Monteiro - Sebrae - RS2 - Gabriela Schwan - Rede Swan3 - Marcelo Zingalli - agente de viagens 4 - Marcus Rossi - Gramado Summit5 - Paulo Queiroz - GTA - Global Travel Assistance 6 - Rogerio Linguanotti - Hello Brazil7 - Romeu Dutra - 1° secretário de Turismo de Gramado e um dos idealizadores do Festival de Cinema8 - Roque Baudean  - Turismo do Uruguai9 - Victor Hugo Almeida - Victor Travel

Reconhecimento a Larri Doile

Um dos momentos de maior integração entre os participantes do Festuris é a partida de futebol entre a Seleção Gaúcha e a Seleção do Resto do Mundo. Um dos idealizadores deste momento na década de 90, Larri Doile, teve reconhecido este seu empenho com uma homenagem. O Futebol Festuris é, hoje, uma das marcas de integração do trade turístico no evento.

Troféu Embaixadores

Durante a solenidade foram entregues, ainda, os troféus Embaixadores do Festuris aos que se destacaram na promoção e atração de profissionais de turismo para o evento. Este ano, os homenageados foram Luciano Teixeira e Luciano Bernardo.

O Festuris ocorre nesta sexta e sábado com intensa programação no Serra Park. No período da manhã, tem o Meeting, o maior palco de conteúdos de turismo das Américas e a feira de negócios abre ao meio-dia. Mais informações e a programação no site festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.