ABAV Nacional lança o projeto Jornada ESG ABAV com principais práticas a curto prazo aplicadas à ABAV Expo 50ª edição

Com uma jornada ESG já iniciada no evento que organiza, a entidade formalizou um projeto intitulado Jornada ABAV ESG para estabelecer metas e ações aplicáveis nos âmbitos da gestão, do social e do ambiental a curto, médio e longo prazos.

Com uma jornada ESG já iniciada no evento que organiza, a entidade formalizou um projeto intitulado Jornada ABAV ESG para estabelecer metas e ações aplicáveis nos âmbitos da gestão, do social e do ambiental a curto, médio e longo prazos.

Inspirada pela Agenda 2030, a ABAV Nacional definiu por iniciar em seu grande evento, a ABAV Expo, que acontecerá no Riocentro, Rio de Janeiro, de 27 a 29 de setembro, um caminho comprometido com as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica, intitulado Jornada ABAV ESG.

"Algumas práticas ESG já vem sendo implementadas por vários anos na Expo, mas quisemos ter o cuidado que o tema merece ao trazê-las ao público. Hoje temos um gestor para o projeto, uma consultoria contratada e validamos o que já fazíamos, trouxemos ações novas, e inclusive faremos pesquisas durante o evento para levantamento de indicadores que possam nos auxiliar em metas para os próximos anos. Estamos comprometidos em fazer com que este projeto tenha o engajamento de todos os nossos recursos humanos e parceiros tanto na ABAV Nacional quanto na Expo, inclusive no Comitê de Inteligência ABAV Expo, onde este propósito ressoou com os membros. Queremos estender o convite e o exemplo destas práticas para todos do Turismo, disponibilizando a experiência que estamos adquirindo nesta jornada", explica a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.

Entre as práticas confirmadas para o evento até este momento, haverá impressão de credenciais com papel semente para plantio posterior de temperos, porém a ABAV incentiva o uso da credencial via Código QR em aparelhos móveis em detrimento de qualquer impressão.

O Turismo na Veia inicia este ano. É um projeto de doação de sangue da ABAV Nacional, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur RJ) e Hemorio, que recolherá dezenas de litros que ajudarão inúmeras pessoas.

Estão previstas contratações de profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos e diversos para funções variadas no evento, visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, com duas saídas diárias. Para fazer parte, o visitante deve indicar no pré credenciamento que é PCD, o que já o qualificará para receber informações sobre horários.

Para quem tem limitações de mobilidade, no estacionamento haverá carros RXV com motorista para trazer as pessoas até o credenciamento, onde poderão pegar uma scooter para visitar o evento internamente. As scooters já terão velocidade máxima controlada para garantir a segurança de todos os visitantes do evento.

Haverá também uma EcoPista na entrada da área de capacitações, treinamentos e painéis, ABAVTalks, que captará a energia do movimento de transeuntes pelo piso para diferentes usos, economizando energia que seria usada para os mesmos fins.

Para um maior engajamento com a Jornada ABAV ESG, a arena Inovabilidade trará painéis com temas pertinentes ao assunto com apresentações gratuitas aos visitantes credenciados no evento.

O Na Prática traz voluntários de diversas áreas para trabalhos no evento, com ajuda de custo.

A ABAV Nacional também disponibilizará um selo para expositores que este ano trarão práticas sustentáveis ao evento ABAV Expo.

Será o Selo1. Início da Jornada.

Mais um incentivo a todos os que querem caminhar juntos por um mundo mais sustentável.

Outras ações devem ser promovidas e implementadas ainda no evento deste ano e estão em fase de confirmação, outras a médio e a longo prazos, em uma trajetória de comprometimento com as gerações futuras e com formas mais sustentáveis de promover e fomentar o Turismo através de grandes eventos.

A validação das práticas, levantamento de indicadores e formatação de um projeto que seja adaptável às diversas condições da cadeia do Turismo e de um grande evento como a ABAV Expo, está sendo formatada com a consultoria da ECOE, que já atua em projetos ESG com redes hoteleiras e que estará expondo no evento.