Antecipando o futuro, com surpresas

Vincent Polito é CEO da Society of Independent Show Organizers (SISO) e oferece algumas previsões para a indústria em 2024
Vincent Polito é CEO da SISO

À medida que nos aproximamos de 2024, a indústria de feiras comerciais verá a adoção da tecnologia aumentar e melhorar os nossos esforços em todos os níveis. Em vez de uma convulsão revolucionária, uma tendência chave é a crescente aceitação e adoção da Inteligência Artificial (IA).

Em 2024, a IA deverá ganhar uma força significativamente maior, integrando-se perfeitamente às experiências de feiras comerciais. Os organizadores e expositores usarão soluções baseadas em IA para obter insights sobre o comportamento dos participantes, simplificando as operações e elevando a experiência geral.

Simultaneamente, a adoção de uma cultura de tomada de decisão baseada em dados está preparada para ganhar uma força significativamente maior. A abundância de dados, desde interações nas redes sociais até análises de estandes, será ativamente aproveitada. Em 2024, a indústria testemunhará uma mudança em direção a estratégias baseadas em dados. Os organizadores e expositores usarão ferramentas robustas de análise de dados para otimizar o planejamento do evento e aprimorar a experiência geral. Esta transição sublinha o compromisso com a tomada de decisões estratégicas e informadas.

Pessoalmente, como proprietário da Data 4 Decisions, uma marca que enfrentou dificuldades anteriormente, celebro a perspectiva de que as estratégias baseadas em dados ganharão força significativamente maior em 2024. Sempre acreditei que só alcançaríamos os 'dados informados' ou 'dados informados fase influenciada', mas agora penso que ultrapassaremos esse limiar.

A sustentabilidade vai além de uma tendência; ganhará destaque à medida que organizadores e expositores priorizarem práticas ecologicamente corretas. Desde designs de estandes inovadores até fontes de energia renováveis, as feiras serão um exemplo de gestão responsável de eventos. Esta mudança alinha-se com os objetivos globais, posicionando a indústria de feiras como um contribuidor consciente para a conservação ambiental. Os principais intervenientes fizeram progressos, mas 2024 será o ano de adoção e progresso mais generalizados.

Espera-se que o cenário de fusões e aquisições (M&A) mantenha a sua trajetória robusta em 2024. A indústria testemunhará um aumento contínuo de parcerias estratégicas e aquisições à medida que as empresas procuram expandir o seu alcance e permanecer à frente das tendências emergentes. Antecipe esta atividade em todas as áreas do ecossistema, não apenas do lado do organizador.

O resultado será o surgimento de participantes mais fortes e mais adaptáveis, equipados para navegar pelas crescentes demandas do ecossistema de feiras comerciais. Igualmente significativa talvez seja a tendência de que as aquisições normalmente resultem também no surgimento de novas empresas em fase de arranque. Portanto, talvez 2025 seja a ascensão das pequenas empresas start-up. Mas ainda temos algum tempo antes das previsões para 2025.

Em resumo, a indústria de feiras comerciais em 2024 está preparada para uma jornada transformadora. A crescente tração da IA, juntamente com uma adoção mais generalizada da tomada de decisões baseada em dados, práticas sustentáveis ​​e atividade contínua de fusões e aquisições, pinta o quadro de uma indústria evoluindo estrategicamente para atender às demandas do futuro. Espere algumas surpresas ao longo do caminho!

*Vincent Polito é CEO da Society of Independent Show Organizers (SISO) e oferece algumas previsões para a indústria em 2024

Fonte: EW | Exhibition World Magazine