As previsões de Amy Webb na 17ª edição do Tech Trends Report

O Tech Trends Report 2024 foi apresentado em uma palestra na edição desse ano do South by Southwest (SXSW)
Amy Webb no SXSW

A professora de previsão estratégica na Universidade de Nova York, CEO do Future Today e futurista norte-americana, AMY LYNN WEBB, lançou, no último dia 09 de março (sábado), a edição de 2024 do relatório de tendências e tecnologias, Tech Trends Report, Future Today Institute (FTI) durante sua palestra no 37º South by Southwest (SXSW), considerado um dos maiores festivais de tecnologia, música, inovação e cultura do mundo, e que ocorreu entre os dias 8 e 16 de março no Austin Convention Center, em Austin, Texas (EUA). O relatório aponta quase 900 cenários que devem ser observados em 2024 e destaca um período de forte crescimento tecnológico.

Amy trouxe ao SXSW uma análise baseada em dados que ancoram as novidades apresentadas durante o painel. As sete áreas abordadas no documento apresentado são: Inteligência Artificial; Web3; Metaverso; Bioengenharia; Energia e clima; Computação; Mobilidade, Robótica e Drones. As indústrias apresentadas pelo instituto com foco no Tech Trends Report, foram: Ambiente construído; Notícias e informação; Cuidados de saúde e remédios; Serviços financeiros e seguros; Esportes; Espaço; Hospitalidade; Entretenimento; Supply chain e logística. 

Intitulado “O próximo ano: o super-ciclo tecnológico”, o estudo possui um pouco mais de 900 páginas e relaciona cerca de 600 tendências tecnológicas a serem consideradas em 2024. De acordo com Amy, a convergência é o que há de mais importante no cenário apontado. Isoladamente, as tendências oferecem uma previsão limitada do futuro, mas a interação destas, é o que revela mudanças a longo prazo. 

No centro do relatório, integrando todas as tendências, estaria um fenômeno: o technology supercycle. Dessa forma, o principal tema do relatório é o super-ciclo, termo que na economia se refere a um período prolongado de demanda crescente, podendo estender-se por anos ou décadas. 

Conheça um pouco sobre as tendências apresentadas pelo relatório: 

  • Inteligência artificial: Na onda de inovação tecnológica apresentada, a inteligência artificial é um dos grandes destaques, apontada pela futurista como uma das três invenções mais importantes, ao lado da biotecnologia e do crescente ecossistema de dispositivos vestíveis interconectados para pessoas e objetos, uma vez que a IA é capaz de mudar hábitos.

  • Ecossistemas conectados: Com os large language models (base para a criação, por exemplo, do ChatGPT) tornando-se insuficientes, entram em cena os conectables (aparelhos vestíveis que contam com sensores capazes de captar dados visuais e sensoriais humanos). O exemplo mais palpável disso seria o recém-lançado Apple Vision Pro, equipamento de imersão a usuários, com a possibilidade de desbloquear um novo universo de dados e aprendizado de máquinas.

  • Biotecnologia: Responsável por mover a tecnologia para além dos sistemas criados pelo Vale do Silício, o que toma forma por meio da Organoid Intelligence (IO), campo emergente de estudo, que usa material biológico e culturas 3D de células cerebrais humanas para reproduzir o processamento de informação, assim como tecnologia de interface cérebro/máquina.

  • Máquinas: Computação, robôs, drones e veículos entram nas projeções. A evolução é latente em aspectos como baterias, relação com humanos e tarefas, supercomputadores capazes de realizar operações, e um quintilião de cálculos por segundo.

  • Mudanças climáticas e sustentabilidade: O clima e a geração de energias renováveis também são tendências previstas, ressaltando avanços em infraestrutura para energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia e rastreamento da pegada de carbono.

  • Saúde: A medicina também será impactada pelas tecnologias, com aparecimento de edição de genes com a técnica CRISPR para tratamentos e novos medicamentos para perda de peso. 

  • Esportes: O uso da tecnologia no esporte crescerá no âmbito de aprimorando de capacidades de treinadores, atletas e torcedores. Ofertas de estádios mais inteligentes também já estão sendo pensadas para aprimorar a qualidade dos jogos e a experiência para o espectador.

  • Incertezas ligadas à tecnologia nos próximos anos: O relatório destaca, também, as incertezas dessas tendências, afirmando que, de maneira geral, estas representam o que não podemos saber e identificar. Por outro lado, ajudam a reduzir o risco de pontos cegos no caminho. 

IA além das previsões

A inteligência artificial foi a grande protagonista do SXSW e as discussões acerca da tecnologia tratam sobre privacidade, sua relação com a humanidade e transformações geradas. Já o lado negativo da tendência destaca os deepfakes que reproduzem características humanas de imagem e áudio através da tecnologias, apresentando riscos significativos e que necessitam de maior regulamentação para controle. 

Confira anexada a íntegra com a versão final e completa do relatório Tech Trends Report

* Fotos Destaques: Divulgação/SXSW