Boas Práticas Com foco no Social

É possível oferecer diversão, ao mesmo tempo, que a conscientização ganha destaque e chama a atenção para temas importantes.


A ordem é cair na folia, mas sem perder o foco na busca de relações mais harmoniosas e respeitosas, cuidando de si e de todos.

Separamos aqui algumas ações que estão fazendo a diferença no Carnaval 2024 e merecem ser conhecidas por todos.

Camarote em Salvador Gera Conscientização com Jogos Interativos

Além de proporcionar uma imersão na carreira do multiartista Carlinhos Brown, referência de cultura no Brasil e no mundo, os convidados que passarem pelo Camarote Brown by Licia Fabio no Carnaval de 2024 terão ainda a oportunidade de refletir sobre a questão racial. Em parceria com o Movimento pela Equidade Racial (Mover), o espaço contará com uma ativação onde o público participará de um jogo interativo que tem o intuito de conscientizar sobre o racismo, através de perguntas e respostas.

O Game Bora Mover conta com conteúdo de letramento racial e histórico acerca da cultura e influência negra e já impactou mais de 80 mil pessoas. “Queremos gerar transformação de forma lúdica e inovadora. A conexão do carnaval com a história negra no Brasil é uma oportunidade de ampliar a conscientização para uma sociedade que valoriza e se orgulha da diversidade. É esse entendimento que o game proporciona, visando contribuir para impulsionar a inclusão e a equidade racial”, comenta Luciene Rodrigues, Gerente Sr. de Relações Institucionais do Mover.

Empreendedores do Candeal, bairro onde Brown cresceu, também estarão presentes no espaço para realizarem ativações sobre os seus negócios. No quesito sustentabilidade, haverá coleta seletiva e gestão de resíduos, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem União Nazaré, o serviço de A&B será feito utilizando bowls e talheres de madeira e cana e os copos serão reutilizáveis.

Pensando no consumo consciente, outro diferencial do camarote é que não haverá abadá. Cada convidado poderá ir com suas próprias roupas e/ou fantasias, evitando assim o desperdício com camisas que muitas vezes são usadas somente no dia e logo em seguida são descartadas.

Com 45 anos de carreira, essa será a primeira vez que o artista terá um camarote na Bahia. Com estimativa de receber em média mil convidados por dia, o espaço funcionará durante todo o período de Carnaval e ficará localizado no Barravento.

Distribuição de Preservativos, além dos espaços de eventos

Pensando nos foliões e em toda as festanças que acontecem nessa data, a Prudence, marca líder em preservativos no Brasil, se uniu a Quero Passagem, marketplace de passagens de ônibus que atende todo o Brasil, conectando pessoas a lugares pelas rodovias do país, para distribuir camisinhas gratuitas no lounge recém inaugurado da Quero Passagem, na Rodoviária Tietê. A ação acontecerá entre os dias 7 e 19 de fevereiro.

De acordo com Lukasz Gieranczyk, CEO da Quero Passagem, a ideia é proporcionar aos seus clientes mais um diferencial para a data, que poderá ser usufruída por todos aqueles que passarem pelo lounge durante suas viagens. “O Carnaval é um momento de festa, onde muitas pessoas viajam para outros estados ou vêm para São Paulo e circulam pelo terminal. É um momento de encontros e por isso queremos utilizar nosso espaço para levar a mensagem de que a proteção e o cuidado são fundamentais na folia, tal como o respeito, o amor e a diversidade”.

Disque 100 Especial Período Carnavalesco

Considerando os números divulgados pelo Governo Federal, apenas em 2023, o órgão recebeu 430 mil denúncias e registrou 1,3 milhão de violações em direitos humanos, o que acende o alerta para os dias de folia.

Neste ano, o governo lançou uma campanha para disponibilizar seu canal específico para denúncias durante o Carnaval, o Disque 100, que se une a outros meios de atendimento que podem apoiar neste período, como a central de atendimento a mulheres, o 180, e a Polícia Militar, pelo 190.

Porém, há outros ambientes que requerem a mesma atenção, como os bares, restaurantes e casas noturnas, que têm a responsabilidade de promover um ambiente seguro. Para isso, uma saída é a adoção de Canais de Denúncia privado. Neste modelo, um time capacitado fica responsável por acolher o relato da vítima. É um serviço que pode ser implementado para atendimentos pontuais, como os períodos de festas. Um exemplo desta medida foi a instalação do Canal de Denúncias que ocorreu nos últimos dois anos consecutivos durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, que apoiou diversas vítimas a se protegerem contra o assédio.