Boas Práticas em Sustentabilidade

Ações que precisam ser conhecidas e reverberadas com todo o alcance possível e que não precisam terminar na Quarta-feira de Cinzas.

Não dá mais para imaginar nenhum evento que não traga em si, a pauta ESG. Virou quesito compulsório, e logo, logo, terão lugar de destaque no cotidiano dos eventos. E no Carnaval não poderia ser diferente.

Vejam algumas ações, que foram planejadas para não deixar que a maior festa popular do Brasil se torne uma vilã com o meio ambiente, e seja desclassificada por sua condução irresponsável com relação aos impactos que podem afetar os espaços e o coletivo.

São ações que precisam ser conhecidas e reverberadas com todo o alcance possível.

Água para Geral, em troca de latinhas de bebidas alcóolicas

A Kombi Água AMA, instalada no Parque do Ibirapuera, vai distribuir mais de 10 mil litros de água AMA, da Ambev, em troca de latinhas de bebidas alcoólicas vazias para que os foliões aproveitem a festa com muito mais moderação. Com a iniciativa, além da água doada, a Ambev espera coletar como contrapartida mais de 20 mil latas vazias, que serão destinadas a cooperativas de catadores em parceria com a startup SOLOS, em São Paulo.

O movimento 360° tem como objetivo reforçar a mensagem de moderação, ajudando as pessoas a beberem com mais responsabilidade, se mantendo hidratadas durante os circuitos, além de contribuir com o meio ambiente e o ecossistema de catadores e ambulantes.

Água AMA é o primeiro produto social da AMBEV e tem como objetivo ampliar o acesso à água potável a quem não tem, uma vez que 100% do lucro obtido pela marca com suas vendas é destinado a projetos sociais que fomentam o acesso à água de qualidade.

“Ama é uma marca que nasceu de uma causa, e no Carnaval, vamos continuar brindando com foco no que acreditamos, gerar impacto positivo. Vamos impulsionar o nosso ecossistema, reforçando que é possível aproveitar a festa com moderação e hidratação”, comenta Mariana Belluco, diretora de marketing de AMA.

A marca já percorreu uma longa estrada e, até hoje, mais de 630 mil pessoas foram impactadas positivamente nos primeiros cinco anos do projeto. Além disso, até o momento já apoiou mais de 115 projetos sociais. A expectativa é alcançar 1 milhão de pessoas até 2025.

Carnaval de Rua de São Paulo 2024: Bloco da Latinha MIX terá suas emissões de carbono neutralizadas

O Bloco da Latinha MIX, que em sua 4ª edição, une música de qualidade e consciência ambiental. Desenvolvido pela Brandtruck, especialista em ativação de carnavais de rua e micaretas em todo o Brasil, em parceria com a Rádio MIX, o evento acontecerá no dia 13 de fevereiro, em frente ao Obelisco do Parque do Ibirapuera, um dos principais cartões postais da capital paulista.

A partir das 13h, o público terá cinco horas de pura folia ao som de grandes nomes da música brasileira, como Alok, considerado o melhor DJ do Brasil e o quarto melhor do mundo, Di Ferrero, vocalista do NX Zero, e a dupla internacional Sofi Tukker, destaque na cena pop/eletrônica atual. Além das apresentações exclusivas, a festa contará com a participação especial da bateria da tradicional escola de samba "Rosas de Ouro", uma verdadeira celebração da cultura carnavalesca paulistana.

Indo além da folia, a 4ª edição do Bloco da Latinha MIX reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a neutralização de danos ao meio ambiente. Em parceria com a Prospera + Greener, uma climatech que oferece soluções sustentáveis, o bloco neutralizará suas emissões de GEEs (gases de efeito estufa).

"Para realizar essa compensação de carbono, será feita uma medição das horas de emissão de gases poluentes gerados pelo trio elétrico, permitindo que o carbono seja neutralizado por meio de uma operação vinculada à preservação da floresta Amazônica", ressalta Claudio Olimpio, CEO da Greener.

Além de promover um carnaval animado, o Bloco da Latinha Mix também estabelece um novo padrão ao integrar conscientização ambiental, proporcionando uma experiência festiva e sustentável para os foliões.

Ivete Sangalo descarboniza Carnaval com a Serena

A estrela Ivete Sangalo terá o seu Carnaval de Salvador descarbonizado novamente via uma bem-sucedida parceira de sustentabilidade iniciada em 2022 com a Serena – empresa pioneira em desenvolver tecnologias sustentáveis que levam a melhor energia para todos os consumidores, de grandes empresas globais em busca de lucratividade sustentável, até famílias que procuram consumo de energia sem culpa, em sintonia com o clamor da sociedade por sustentabilidade.

O objetivo da parceria é compensar a emissão de carbono dos trios elétricos e carros de apoio dos blocos da artista durante os cinco dias de evento via créditos de carbono gerados por projetos de energia eólica sustentável.

A ação começa na abertura oficial do Carnaval, durante o Trio Pipoca, no Circuito Osmar, no Campo Grande, comandado pela Ivete na quinta-feira (8) à tarde. A iniciativa da cantora segue durante o bloco Coruja, um dos mais tradicionais da Bahia, que sairá no circuito Barra-Ondina, no sábado (10), no domingo (11) e na segunda-feira (12), cada dia representando uma década de sua carreira. E a ação se encerra na terça-feira (13), também durante o Trio Pipoca no Campo Grande, fechando o seu Carnaval de Salvador em grande estilo.

“A sólida parceria entre Serena e Ivete marca um novo tempo que está em sintonia com o clamor da sociedade por sustentabilidade, em que pessoas e negócios prosperam com energia renovável. A descarbonização do Carnaval da Ivete é um exemplo de como a energia limpa pode levar prosperidade para a maior festa popular brasileira. Isso reforça que a sustentabilidade pode ser praticada por todos nós em qualquer momento, multiplicando o nosso forte espírito de comunidade”, afirma Cicero Lima, diretor de Vendas e Marketing da Serena.

“Esse olhar já é uma realidade e mais que isso, uma urgência, e dentro desse planejamento, todas as iniciativas são muito bem-vindas. Além de ser uma coisa importante do ponto de vista de sustentabilidade, é uma forma de mudar comportamentos também, isso é uma inspiração. Eu sou uma artista reconhecida no meu país, e quando eu trago uma temática dessas, isso traz a semente do raciocínio sobre, joga luz em cima desse assunto que é tão necessário, tão emergencial. Precisamos entender que se não priorizarmos certas coisas, o que almejamos não será viável se a gente não tiver a natureza a nosso favor”, afirma a cantora Ivete Sangalo.

Essa não é a primeira vez que a cantora neutraliza um evento. O seu primeiro Carnaval descarbonizado aconteceu em fevereiro de 2023, também em Salvador. Já a parceria entre Ivete e Serena começou no final de 2022, durante o Festival Eletriza, realizado em novembro, em São Paulo. Além disso, foram neutralizados os combustíveis utilizados na Micareta Vitória da Conquista, em abril de 2023; e na Micareta São Paulo 2023, em junho, na capital paulista.