Camarote 'Eco Vip' de Lucca Rossi promoveu Revolução ESG

Desfiles, blocos, glamour e espaço sustentável no epicentro do carnaval 2024 no município de Guaíba, promoveu uma festa alinhada com os princípios ambientais globais
Arquivo Pessoal de Lucca Rossi

No último sábado, 23 de março, no município de Guaíba (Rio Grande do Sul), um camarote sustentável foi promovido no meio da folia do estado. Em seu sétimo ano consecutivo no carnaval de Guaíba, o Camarote Lucca Rossi, destaca-se pela incorporação dos princípios ESG, com práticas sustentáveis e inclusivas, transformando a festa dos foliões em responsabilidade ambiental.

"Unimos a alegria ao compromisso com o desenvolvimento e sustentabilidade", afirma Lucca Rossi, responsável pela organização do espaço Eco Vip Lucca Rossi. O carnaval de Guaíba deste ano recebeu cerca de 30 mil pessoas para celebra a diversidade e prestigiar os blocos e escolas de samba locais e convidadas de Porto Alegre.

Em um contexto em que o Carnaval transcende sua tradicional vertente de festa e diversão, as práticas ESG vêm marcando presença em festividades com expressiva participação popular. Segundo Lucca o camarote assume uma postura vanguardista ao adotar práticas de ESG, abrangendo os pilares Ambientais, Sociais e Governança.

Segundo o site oficial da ONU no Brasil, os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

O Camarote “Eco Vip” de Lucca Rossi, vem como um exemplar marcante em 2024, indo de encontro aos 17 objetivos da ONU, comprometido com sustentabilidade. “Nosso objetivo é promover o espaço Camarote Lucca Rossi de uma forma que conscientize o público sobre a importância da aplicação de práticas com impactos positivos nas áreas sociais, econômicas e ambientais, conforme a ODS 12, com o compromisso com um mundo mais sustentável", destaca. 

"Para isso, estabelecemos uma avaliação, pautada nos padrões internacionais da ONU, para adaptarmos o Camarote de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. Todos os participantes puderam curtir o carnaval de forma sustentável”, completou  Rossi, idealizador do camarote o qual leva seu nome, empresário, especialista em entretenimento e produtor executivo de eventos.

O empresário e mentor do camarote, enfatiza a relevância dessa oportunidade como meio eficaz para ressaltar a importância da reciclagem e práticas sustentáveis não apenas durante o evento, mas a conscientização e a busca por suprir as demandas atuais sem prejudicar as futuras gerações. Além disso, promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, sem distinção de raça, gênero, língua ou religião. Ele revela uma série de compromissos que transcendem o convencional, moldando uma nova narrativa para eventos do gênero em todos os aspectos.

Outros destaques que Lucca reforçou, são os compromissos ESG em Alimentação e Bebidas, segundo ele, nesta categoria são definidas ações para evitar desperdícios e fomentar práticas sustentáveis, como o dimensionamento que ecoam o compromisso ambiental, juntamente com dispensers de embalagens plásticas e um olhar cuidadoso com A&B. "O engajamento ativo de todos os envolvidos promove um ambiente sustentável, impulsionando a redução de resíduos e contribuindo para uma abordagem ecologicamente correta. Este ano nosso Camarote é Lixo Zero", contou o Idealizador.

Além da conscientização sobre a importância da sustentabilidade para o planeta, Lucca também ressalta sobre a responsabilidade social, tanto com a segurança e saúde no trabalho, quanto da contratação de colaboradores e fornecedores locais, além disso dos cuidados com acessibilidade, contribuindo para uma abordagem mais inclusiva e criando conexões interpessoais. “Este espaço diferenciado não é apenas uma opção de entretenimento, é um compromisso com a sustentabilidade, desenvolvimento econômico e conexões valiosas”, comenta ele.

A hospitalidade do camarote também é um dos diferenciais com serviços open bar, open food, maquiagem, garantindo conforto, segurança e atenção em cada momento de todos os participantes, além disso priorizamos a conscientização dos foliões para com os descartes correto nos coletores de lixo, que visam minimizar o impacto no meio ambiente e os cuidados com a natureza promovendo um lugar mais sustentável. “O Camarote do Lucca Rossi não é apenas o mais badalado, mas também o mais comprometido com o futuro de Guaíba, unindo festividade, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, criando conexões e compromissado com a responsabilidade social em uma celebração única”, finalizou. 

* Fotos Destaques: Arquivo Pessoal de Lucca Rossi (Divulgação/Assessoria)


Fonte: JJP Agência de Comunicação