Carnaval 2024: Período festivo pode movimentar setores produtivos do comércio

O resultado dessa movimentação do comércio e de serviços seria a injestão de cerca de R$ 170 milhões na economia do estado
Carnaval em ano anterior

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, período de carnaval de 2024, os mato-grossenses devem movimentar R$ 170 milhões na economia, beneficiando diversos setores produtivos do comércio e serviços. É o que 17% do total de entrevistados que afirmaram que pretendem comemorar no período festivo dentro do estado devem gastar. O levantamento realizado Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) revelou, ainda, que a maioria dos respondentes (66%) não comemorarão a data e outros 15% disseram que ainda não sabem.

Para entender o comportamento de consumo dos mato-grossenses no período festivo, o instituto da Federação realizou a pesquisa “Intenção de Compras para o Carnaval de 2024” com 510 pessoas, entre os dias 22 e 27 de janeiro, em 32 municípios do estado. A margem de erro estimada em 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para os que pretendem comemorar o carnaval, o levantamento mostra que 8% irão se divertir em seu domicílio, 4% pretendem ir a bares ou restaurantes, seguido de 3% que se destinarão a eventos de suas cidades, apenas 2% viajarão dentro do estado, mesmo percentual que viajará para outro estado.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o papel do carnaval no calendário do comércio e sua importância para a economia local. “A data é muito importante para diversos estabelecimentos comerciais e, consequentemente, para economia do estado, já que movimenta uma pluralidade de produtos e serviços. Por isso, a data está presente no planejamento dos empresários do comércio e serviços para atender o consumidor”.

A pesquisa revela, ainda, que para os que comemorarão em casa, viajando no estado ou em seus municípios, a média de gasto será de R$ 334,06. Entre os que pretendem viajar, a média de gastos é ainda superior, chegando a R$ 1.100,00.

Cadeia produtiva do turismo

Dos que pretendem viajar, 65% disseram que irão de carro, outros 25% já compraram a viagem por meio de sites e 10% por meio de aplicativos. O presidente da Fecomércio-MT Wenceslau Júnior enfatiza que os deslocamentos fomentarão o turismo interno e de outros estados.

É importante ressaltar que, apesar de o estado não ser um dos maiores destaques nacionais para comemoração do carnaval, o turismo local tem seus atrativos, principalmente por suas riquezas naturais e as diversas formas de lazer disponíveis. Muitas pessoas buscam o nosso estado neste período, justamente para relaxar e para aproveitar as festas da nossa região, fomentando, assim, a economia regional através de compras locais, ida a eventos ou estabelecimentos em suas cidades ou viajando dentro do estado”.

Diante dessas comemorações, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais apontado para os gastos, com 49% de participação, seguido de 31% que disseram que pagarão com PIX, outros 8% usarão dinheiro, 8% cartão de débito e 2% não souberam responder.

O presidente da Federação conclui que: “A entidade tem como um dos seus objetivos incentivar o turismo em Mato Grosso e, com esses dados, é possível observar que há uma demanda para que os moradores também explorem as belezas encontradas no estado, juntando-se aos diversos turistas vindos de todo o mundo”.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Fecomércio MT