Centro de Eventos do Ceará fecha o ano com 122 eventos sediados

O ano foi de crescimento para o equipamento, e a expectativa para 2024 é de agenda cheia
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo

O equipamento do Governo do Estado gerido pela Secretaria do Turismo (Setur), Centro de Eventos do Ceará (CEC), encerra o ano de 2023 com 122 eventos sediados, número que representa um crescimento de 20% sobre o ano de 2022, em que o espaço contou com 102 eventos nos pavilhões.

Segundo Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo, o resultado mostra o impacto do CEC para o turismo de negócios no estado. “O espaço é um dos mais modernos da América Latina e se destaca como o principal indutor do turismo de negócios no Ceará. Vários fatores colaboram para esse cenário positivo, como a ótima infraestrutura e a versatilidade, o que possibilita a montagem dos mais variados eventos, além da promoção que temos realizado com objetivo de novas captações”, afirma.

Temos identificado, por exemplo, ótimos números relacionados à ocupação hoteleira durante a realização de muitos eventos. Isso mostra que o público que vem ao Ceará a negócios está utilizando mais a cadeia produtiva do turismo. É muito importante, pois se traduz em ganhos para todo o estado e para o trade”, completa, pontuando ainda que os participantes dos congressos, feiras e convenções realizadas no CEC ao longo do ano estão utilizando mais da cadeia produtiva do turismo.

A estimativa é de 637 mil pessoas tenham participados de eventos durante 2023 no CEC. Para 2024, a agenda conta com 91,8% de eventos firmados e/ou agendados, quando comparado ao resultado alcançado em 2023. Pré-agendados, o equipamento contabiliza 112 eventos entre diversos segmentos.