Centro de Eventos do Pantanal impulsiona economia local

O equipamento movimenta mais de R$ 24 milhões na extensa cadeia de atividades do setor de eventos
Centro de Eventos Pantanal

2023 moldou o presente e o futuro do Centro de Eventos do Pantanal (CEP), pelo desenvolvimento econômico gerado, tanto regional e quanto nacional em função da movimentação do setor. O equipamento, que localiza-se em Cuiabá, capital mato-grossense, contou com o recebimento de 285 eventos, com cerca de 157 mil participantes, sendo mais de 16 mil de outras localidades. Com o objetivo de impulsionar o crescimento sustentável no apoio ao empreendedorismo e ao fortalecimento do setor de eventos em Mato Grosso, o CEP é parte Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT).

Analisando o impacto econômico, a equipe administrativa, com base em cálculo da Embratur, concluiu que os eventos ocorridos injetaram na economia local cerca de R$ 24,6 milhões, gastos em hospedagem, alimentação, transporte, compras ou lazer, o que impactou a geração de empregos, com mais de 5,5 mil novos postos de trabalhos abertos. O Centro de Eventos do Pantanal mostrou, em uma das mega realizações do ano passado, a expertise dos seus 23 anos de atuação como equipamento preparado para receber qualquer tipo de evento por sua funcionalidade, como por exemplo, o luxuoso casamento recebido em novembro, para mais de mil convidados e 800 profissionais em atividade.

O destaque positivo foi a surpreendente quantidade de eventos realizados em 2023, e já temos uma agenda repleta para 2024. Este cenário é particularmente positivo, pois os eventos desempenham um papel crucial na geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos. O Centro de Eventos do Pantanal tem o orgulho de contribuir para a formação de empresas no setor, visto que muitas delas, após prestarem serviços para o Sebrae/MT se modernizaram e alcançaram padrões elevados. Inclusive, promovemos programas de desenvolvimento que contribuíram para o crescimento desses fornecedores”, afirma o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer

Para 2024, a expectativa é otimista, uma vez que o CEP pretende captar eventos com grande relevância, como ‘53° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais’, a ‘FIT Pantanal’, ‘Acricorte’, ‘11° Simpósio Nutripura’ e o ‘Congresso Brasileiro de Genética Médica’. Existe também um projeto em andamento para a realização de climatização no pavilhão, visando uma melhor experiência aos visitantes.