Conotel 2021 debate o futuro da hotelaria na retomada

No primeiro dia do congresso, a mesa de abertura reunirá o ministro do Turismo, Gílson Machado Neto, o deputado federal João Carlos Bacelar Batista, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, a senadora Soraya Thronicke e o presidente da ABIH/SP, Ricardo A. Roman Jr.

O 63º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que acontece juntamente com a 58ª edição da Equipotel, entre os dias 22 e 24 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista, terá como tema central “Acelerando para o futuro!”.

Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), o Conotel é voltado para empreendedores, gestores e profissionais de hospitalidade e turismo e tem como foco estimular os debates institucionais e políticos entre as principais lideranças do setor, parlamentares e agentes econômicos, que discutirão maneiras de favorecer o ambiente de negócios no país.

No primeiro dia do congresso, a mesa de abertura reunirá o ministro do Turismo, Gílson Machado Neto, o deputado federal João Carlos Bacelar Batista, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, a senadora Soraya Thronicke e o presidente da ABIH/SP, Ricardo A. Roman Jr., que falarão sobre as ações, aprovações de leis e atualizações legislativas necessárias para estimular o setor de turismo brasileiro. O primeiro dia do congresso também inclui as apresentações da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O Conotel deste ano será um marco da retomada do turismo no país. E a hotelaria tem um papel fundamental nesse processo, pois é ela que promove as condições adequadas para conectar pessoas, governos, indústrias, organizações não-governamentais e diversos outros setores que movimentam a roda do desenvolvimento do nosso país”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em seu discurso de abertura.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de várias personalidades importantes. Além do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, estavam a senadora Soraya Thronicke; o deputado federal Bacelar, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Gilson Machado, ministro do Turismo; Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo; Vinícius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo; Orlando de Souza, presidente do FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil; Milton Vasconcelos, presidente do Conotel Brasil; Ricardo A. Roman Jr., presidente da ABIH/SP; Cláudio de La Nina Gustavo, presidente da RX Brasil; Binardi, diretor da Equipotel, Felipe Martinez, presidente da ABMotéis e Roberto Bulbol, presidente da ABIH/AM, representando a CNC.

O presidente da RX Brasil, Cláudio de la Nina, que iniciou sua fala cumprimentando as autoridades e ressaltou a importância dos eventos realizados pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. “Hoje aqui está acontecendo uma demonstração clara de como o setor de eventos é importante para o país. Ele pode ser um dos grandes motores da retomada do turismo. Acreditamos no encontro entre as pessoas para a realização de bons negócios. Mais de 250 marcas estão presentes esse ano. É muito bom encontrar profissionais que estão se dedicando para a retomada desse setor tão importante para o país”.

O presidente do Conotel Brasil, Milton Vasconcelos destacou em sua fala a representatividade que o setor de turismo vem conquistando nos últimos anos. “A ABIH Nacional esteve sempre presente nas principais discussões relativas ao setor junto aos poderes públicos em todos os níveis”, afirmou.

Em seguida foi a vez do secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, que destacou a importância do Turismo se adequar ao que chamamos de “novo normal”. “A retomada do turismo vai passar sem dúvida pela capacidade das empresas do setor garantirem a saúde dos usuários de seus serviços”, afirmou.

Felipe Martinez, presidente da ABMotéis - Associação Brasileira de Motéis, ressaltou em sua participação que é preciso deixar para trás conceitos antigos relacionados aos motéis. “Pesquisas mostram que o público que frequenta motéis atualmente é na sua grande maioria casais com relações estáveis. O setor gera em torno de 300 mil empregos diretos e o mesmo número de indiretos. São 100 milhões de hóspedes por ano”, afirmou ele.

No segundo dia, o destaque é a presença de Vinícius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo, que falará da parceria público-privada e seus benefícios.

Encerrando o Conotel 2021, no dia 24, o painel financeiro, composto por representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, da XP Investimentos e da Hotelinvest, discutirá as oportunidades do mercado para o setor.

O Conotel 2021 tem o apoio comercial da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Souza Cruz, CVC Corp, ABMotéis, RenTV, Saga Systems e Realgem’s, além do apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo.


Confira a programação:

22 de Novembro

13h - Abertura da Equipotel

14h - Solenidade Oficial de Abertura do Conotel 2021

15h – Painel: "Acelerando para o futuro: o turismo e a hotelaria

  • Gílson Machado Neto, ministro do Turismo
  • João Carlos Bacelar Batista, deputado federal, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados,
  • Senadora Soraya Thronicke
  • Ricardo A. Roman Jr., presidente da ABIH/SP.
  • Mediação: Milton Vasconcelos, presidente Conotel Brasil.

16h10min – “Programa Vai Turismo!”,

  • Márcia Cristina Alves, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

17h – “Jornada do Turista Conectado: Marketing Digital

  • Germana Magalhães, do Sebrae

23 de Novembro

14h – “A parceria público-privada na retomada dos negócios

  • Vinícius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo

15h - Circuito Equipotel & Networking

15h30m – “A hotelaria e sua capacitação: reduzindo o turnover”

  • Matheus Toscano

16h - Circuito Equipotel & Networking

17h – “Crescendo em tempos de crise: a hotelaria em foco

  • Eduardo Faraco

24 de Novembro

14h - “O ESG na prática da hotelaria

  • Carla Moura Pinheiro da BEMGSY (Be My Guest Society)

15h - Circuito Equipotel & Networking

15:30h – “Google Hotel Ads e outras ferramentas: impulsionando vendas, concretizando resultados

  • Tiago Flores Dias
  • Giovani Affonso Rampon
  • Júlio Pereira (Agência Kaizen - Google Partner Premier)

16:30 - Circuito Equipotel & Networking

17h - Mesa Redonda: "A hotelaria e as possíveis oportunidades de investimento"

  • Pedro Bruno, superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES
  • Anderson Aorivan da Cunha Possa, presidente do Banco do Nordeste do Brasil
  • Alberto Martinhago Vieira, superintendente de Pessoa Jurídica do Banco do Brasil
  • Rodolfo Margato, economista da XP Investimentos
  • Pedro Cypriano, sócio-diretor do Hotelinvest.
  • Mediação: José Odécio Rodrigues Jr., diretor financeiro da ABIH Nacional

18:30h - Encerramento CONOTEL

Curadoria: Mestres da Hospitalidade - Andréa Nakane & Shirley Salazar