De acordo com Suzi Camargo, cinema e turismo podem prosperar juntos

Suzi Camargo, CEO da Conteúdo Brasil Feiras e Eventos aponta linguagem audiovisual como estratégia para a promoção de destinos turísticos

Suzi Camargo, CEO da Conteúdo Brasil Feiras e Eventos

Para aumentar a popularidade de filmes brasileiros, incentivos fiscais foram criados no governo Fernando Henrique Cardoso, que deram início ao cinema de retomada. A cota de tela, lei que estabelece a obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais no circuito exibidor e na TV paga, voltou a ser discutida em setembro de 2021, quando deixou de valer. Em julho de 2022, terceiro mandato do governo Lula, foi criada a Lei Paulo Gustavo, com R$ 4 bilhões para incentivar a cultura e garantir ações emergências decorrentes do período da pandemia, que impactou de forma trágica o setor cultural nos últimos anos. 

Dia 25 de setembro, a partir das 9h30, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal promoveu no auditório n.º1, do Museu Nacional da República, uma reunião aberta com o Conselho de Cultura do Distrito Federal, os agentes culturais e para os interessados em discutir as linhas de apoio para os editais da Lei Paulo Gustavo. Neste contexto, a Promotora de Eventos Conteúdo Brasil, detentora das marcas São Paulo Mais Perto e Brasil Mais Perto, APPs de promoção turística, propõe realizar no Brasil, em 2024, o Festival Internacional de Filmes de Turismo (FIFT BRASIL)

O FIFT BRASIL tem como parceiros os produtores do Festival ART&TUR, estreado em Barcelos, Portugal, em 2008, e que vem cumprindo, nos últimos anos, eficazmente a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em âmbito global. A 16ª edição do Festival ART&TUR será realizada de 24 a 27 de outubro de 2023, na cidade Caldas de Rainha, em Portugal, integrada ao Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

Pela primeira vez o Festival ART&TUR abre espaço para o Brasil em sua programação e por iniciativa da Conteúdo Brasil, com apoio institucional da Embratur e do Ministério do Turismo. A empresa, comandada por Suzi Camargo, ex-presidente da ABEOC-SP, é também a organizadora do Salão São Paulo de Turismo, da Bird Week, entre outras feiras e eventos.

A linguagem audiovisual é cada vez mais estratégica para a promoção de destinos turísticos. O potencial turístico do Brasil, que ocupa posição de liderança no ranking dos países com mais atrativos turísticos naturais e o oitavo lugar em atrativos turísticos culturais, pode prosperar em sinergia com a retomada da popularidade do cinema brasileiro. Basta vontade política e engajamento da sociedade civil organizada”, aposta Suzi Camargo, CEO da Conteúdo Brasil em nome de toda diretoria.

Durante a 50ª edição da ABAV Expo, a Embratur lançou um concurso inédito de curtas-metragens, Brasil com S, que irá selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.

A iniciativa vem ao encontro, e em total sinergia, com a proposta da Conteúdo Brasil Feiras e Eventos que, ao realizar em 2024 o FIFT Brasil, pretende desenvolver ações que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais. Do mesmo modo, ao associar o marketing turístico internacional do setor audiovisual, também promover o Brasil como um destino film friendly.

Fonte: Agência Amigo