Diferentes gerações e a tecnologia em eventos: como harmonizar?

Seis gerações de participantes em um mesmo evento representam desafios solucionáveis?

Diferentes gerações e a tecnologia em eventos: como harmonizar?

Seis gerações de participantes em um mesmo evento representam desafios solucionáveis?

Por Vanessa Martin
03/09/22

É inegável o entrelaçamento e dependência que todos temos dos recursos digitais que a tecnologia oferece. Esta realidade está também retratada em todos os aspectos do mercado de eventos.

A utilização de posters impressos e sessões moderadas de parte dos recebidos é uma prática largamente utilizada nos eventos médicos. O ACC’S 2022 recebeu 2900 posters impressos e teve moderação de 540 deles.

Artigo recente da Medscape de Christine Kilgore sobre o uso dos tradicionais posters impressos x o e-Poster durante o evento #HRS2022, levantou alguns pontos interessantes, que vão muito além da sua aplicação ou validade para os eventos técnicos-científicos. e aplicam para o mercado como um todo:

Pontos positivos

  • Facilidade de uso – dispensa a impressão do poster e seu transporte
  • Versatilidade – dispensa ou minimiza o espaço no local do evento para a sua exibição.
  • ESG – reduz o impacto ambiental com a eliminação dos materiais
  • Abrangência e extensão da vida útil do conteúdo – ao serem digitalizados e disponibilizados, o conteúdo dos ePosters permanece para consulta também no pós-evento e pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar do planeta.
  • Recursos diferenciados – permite adição de vídeos, comentários e uso de efeitos especiais que aprimoram a experiência educacional.

Apesar de todos estes pontos positivos, houve manifestações contrárias à sua utilização alegando que “algo especial foi perdido” com esta decisão. O ponto negativo alegado foi que a visualização do poster impresso estimula a discussão e incentiva colaboração profissional, uma vez que sua ausência, comprometeu o networking e o estímulo à colaboração espontânea entre os participantes com interesse no mesmo tema.

Quero chamar sua atenção para dois aspectos desta situação que podem ser aplicados para outras áreas de qualquer evento híbrido:

  • Diferença geracional – vivemos hoje uma situação inédita: temos 6 diferentes gerações ainda trabalhando nos seus mercados. Cada uma delas com olhar muito diferente sobre necessidades e forma de interação com a tecnologia. E o profissional da área de eventos precisa atender as expectativas de cada uma delas.
  • Melhor uso da tecnologia existente – esta situação incomum reforça a necessidade de compreensão destas diferenças e a busca do equilíbrio na decisão. Mas também aponta para o conhecimento contínuo e aprofundado do profissional de eventos das opções e soluções disponíveis no mercado,

A solução encontrada pela organização do evento foi de usar as duas opções na próxima edição no próximo ano: manterá o e-Poster, mas também usará os posters tradicionais (impressos). Me parece uma boa solução para amenizar os conflitos sociais com este assunto. Mas será que pode ser ainda melhorada com o uso de telas para displays randômicos dos posters de trabalhos aprovados?

O fato é que problemas e outras demandas acontecem em volume e rotineiramente na vida de qualquer profissional de eventos. E precisam de decisões rápidas e direcionadas para aprimorar e entregar a melhor experiência possível ao participante.

Assim sendo, conhecer em profundidade o perfil do público e as tendências e novidades que acontecem se torna cada vez mais ferramentas insubstituíveis e essenciais para o sucesso profissional. A saída é o long life learning, ou seja, o aprendizado contínuo pela vida inteira. Concorda comigo?