É hora de reconquistar os 'emigrantes' da nossa indústria?

Pádraic Gilligan, diretor de marketing do SITE, analisa o status, o papel e o futuro das viagens de incentivo e lista algumas conclusões do Índice de Viagens de Incentivo 2023
Analise do status, papel e o futuro das viagens de incentivo

Os leitores regulares conhecerão o Índice de Viagens de Incentivo, um estudo global sobre a natureza, o propósito e a direção das viagens de incentivo, realizado anualmente pelo SITE e pela Incentive Research Foundation (IRF). A edição deste ano foi lançada na IMEX America e incluiu uma série de perguntas rápidas sobre o status, o futuro e o papel das viagens de incentivo no mundo dos negócios. Surgem algumas conclusões interessantes.

Status do 'negócio de viagens de incentivo'

Sobre a situação das viagens de incentivo, a grande maioria dos compradores acredita que o conjunto de habilidades e capacidades dos profissionais de viagens de incentivo NUNCA foram tão valiosos – uma ótima notícia para quem procura emprego. No entanto, também afirmaram que o planeamento e a realização de viagens de incentivo se tornaram mais desafiantes e que os custos mais elevados/disponibilidade reduzida estão a tornar muito mais difícil satisfazer a liderança sênior.

À medida que ultrapassamos a sombra de uma pandemia global que expulsou tantas pessoas da nossa indústria, ficamos com recursos significativamente reduzidos, tanto humanos como infraestruturais, para atender à procura contínua e reprimida. Nesse contexto, as capacidades dos organizadores experientes de viagens de incentivo nunca foram tão valiosas.

O que resta saber para 2024 e mais além é se a nossa indústria conseguirá reconquistar os emigrantes que agora trabalham para empresas ou como empreendedores independentes, talvez ganhando mais e com um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?

Papel das viagens de incentivo

O ITI 2023 destaca a importância das viagens de incentivo na construção do envolvimento e da cultura empresarial, com mais de 81% dos entrevistados globais afirmando que as viagens de incentivo se tornaram AINDA mais importantes agora que as normas do local de trabalho foram perturbadas – uma sugestão para colocarmos a nossa própria casa em ordem?

E 66% dos entrevistados concordam que o papel dos profissionais de viagens de incentivo está a crescer em importância, com cada vez mais deles a serem convidados a sentar-se à mesa onde as decisões são tomadas – uma notícia particularmente boa para o profissionalismo da nossa indústria.

É certamente encorajador notar o acordo esmagador em torno da crescente importância – e aplicação óbvia – das viagens de incentivo para mudar a dinâmica do local de trabalho. Os benefícios desta nova aplicação, apoiados por histórias e estudos de caso, precisam estar em destaque à medida que construímos a lógica e as razões convincentes para o uso de viagens de incentivo.

Futuro das viagens de incentivo

Quando se trata do futuro das viagens de incentivo e de como as diversas tendências se desenvolverão, há uma divergência de opinião intrigante.

Quando questionados sobre IA e especificamente sobre ChatGPT, 24% discordam que isso irá atrapalhar o MarCom nas viagens de incentivo, enquanto 31% acreditam que sim. São 7% que veem a IA como um disruptor! Este número é bastante consistente em todos os setores compradores/fornecedores, chegando a 5% para DMCs, 8% para empresas e 9% para agências. Claramente, mais agências do que DMCs descobriram a arte obscura de usar ChatGPT para criar respostas de RFP e elaborar itinerários!

Da mesma forma, 26% de todos os profissionais de viagens de incentivo acreditam agora que os modelos de preços DMC estão desatualizados e deveriam ser baseados em taxas. As empresas e agências têm claramente a impressão de que margens enormes estão escondidas nos modelos actualmente implementados pelos DMCs.

Finalmente, à medida que enfrentamos cada vez mais incertezas geopolíticas, 35% de todos os profissionais de viagens de incentivo acreditam que a política desempenhará um papel na seleção de destinos no futuro.

Tal como acontece com todos os estudos deste tipo, o diabo está nos detalhes e é muito importante filtrar as respostas por setor, segmento e geografia – tudo isso você pode fazer com a versão do estudo em Tableau, que está disponível para seu deleite em incentivoindex.com.


Fonte: CMW | Conference & Meetings World