Edição 2

Holanda e Espanha saindo na frente com festivais "controlados", pop-up hotéis como alternativa de lazer, passaporte da vacinação, entre outros!

Experimentos, novas soluções, possíveis documentações e até saudações da realeza. Aqui relato um pouco dos últimos acontecimentos e novidades do mundo de cá:

O governo holandês autorizou e patrocinou a organização de um festival de música em uma pequena cidade na região de Amsterdã, apesar de restrições vigentes no resto do país. Foi um experimento de dois dias, com a intenção de checar se há uma maneira segura de permitir a realização de grandes eventos sem aumentar o risco de contaminação pelo vírus. O vídeo do experimento foi veiculado no site da BBC e você pode acessar clicando aqui. Foram 1500 tickets vendidos, vinculados com as seguintes exigências: resultado negativo do COVID-19 e uso de máscara em tempo integral - o que não ocorreu e poderia colocar em risco o “controle” previsto. Segundo o organizador, se há planejamento correto, é possível que o evento seja seguro. Por mais que as infecções na Holanda estão subindo, o isolamento tem consequências imensuráveis para os negócios e para a saúde mental das pessoas, e essa foi uma das razões para a realização do experimento. Os participantes serão testados novamente na próxima semana, e se não houver um surto de infecções, esse experimento pode ser usado em outros países como modelo.

Barcelona foi um pouco mais além: organizou o "Festival Piloto" para 5 mil pessoas sem distanciamento social, mas nesse caso, os participantes utilizaram máscaras, foram submetidos a testes rápidos e a temperatura foi checada na entrada do evento - tudo incluso no valor do ticket. Dentro de 14 dias, os participantes serão testados novamente para saber se foram contaminados ou não. Essa é uma alternativa para tentar alavancar novamente a indústria musical européia, que perdeu 76% da sua receita em 2020, de acordo com um estudo feito pela Federação Espanhola de Música.

Hotel Ships: Navios fantasmas atracados em uma cidade na Inglaterra poderão se tornar pop-up hotéis e um "novo" destino para viagens. Os navios estão atracados na costa de Devon desde que o mercado de cruzeiros colapsou, e já que as férias de verão deste ano estão ainda pendentes de decisão, essa poderia ser uma atração especial, de acordo com o prefeito da região. Na última segunda-feira, o governo anunciou que residentes do Reino Unido que deixarem o país sem uma razão plausível deverão pagar uma multa de 5 mil libras.

#passaportedavacinação As discussões na União Europeia sobre a criação do Certificado Digital Verde, ou seja, o Passaporte de Vacinação continuam. A ideia é implantar um único documento que viabilize o livre movimento de pessoas no bloco antes do verão de 2021. Segundo o parlamento Europeu, o passaporte digital prevê a inclusão de registros como vacinação, teste negativo ou recuperação recente do vírus. O documento será emitido por hospitais, centros de teste, autoridades de saúde contendo um selo de digital para garantir a autenticidade.

Aparentemente o Reino Unido tem planos de ir mais além: pubs poderão solicitar o certificado de vacinação ou teste negativo do COVID-19. A medida é polêmica e vem sendo discutida no parlamento, principalmente porque bares e restaurantes reabrirão suas áreas externas para o público a partir do dia 12 de Abril. Kate Nicholls, chefe executiva da UK Hospitality diz que essa decisão não é necessária ou apropriada. Boris Johnson diz que no Reino Unido só será possível a implantação do passaporte uma vez que a vacina for oferecida a todos. A meta de vacinação para todas as pessoas acima de 18 anos está programada para o final de Julho de 2021.

O príncipe Charles gravou um vídeo de apoio e admiração pelo setor da hospitalidade. Ele afirma que o setor é um dos cases de sucesso do Reino Unido e essencial para “enjoyment of life”, ou seja, para desfrutar a vida. O setor de hospitalidade tem uma grande contribuição para a economia britânica, é o terceiro setor que mais emprega no país - o que representa 9% - gera 3,2 milhões de empregos diretos e mais 2,8 milhões de empregos indiretos, além de contribuir com 39 bilhões de libras em taxas e mais de 24 bilhões em gastos por turistas. Como mensagem final, o príncipe deixa a sua admiração pela criatividade, paixão e as inspiradoras habilidades empreendedoras das pessoas que fazem parte dessa indústria. O príncipe envia saudações pessoais para todos e diz que apesar de sermos maltradados nos últimos 12 meses, esse tempo vai passar.

Por hoje é isso.

Cheers!