Edição 9

Bora conferir uma matéria bem interessante da Travel Weekly UK sobre viagens sustentáveis?

Viagens ecológicas e o turismo responsável! 

Aqui, especialistas mandam dicas para garantir que os clientes obtenham a pausa verde que desejam.

De acordo com dados do Google divulgados no final do ano passado, 82% das pessoas disseram que a sustentabilidade agora é mais importante para elas do que antes da pandemia. E 70% mais viajantes buscaram opções sustentáveis ​​em 2021.

Um número crescente de empresas de viagens está impulsionando seu produto sustentável para atender à crescente demanda por viagens responsáveis ​​de consumidores cada vez mais ambientalmente experientes e para os quais um simples compromisso de compensação não é mais suficiente.

E com 41% das pessoas dizendo à ABTA (Associação Britânica de Viagens) que são mais propensas a reservar uma viagem com uma empresa com melhor histórico de sustentabilidade, como os agentes devem vender para viajantes responsáveis ​​em 2022?

“Viagens com empresas que vivem e respiram seus valores permitem que você literalmente torne o mundo um lugar melhor, simplesmente saindo de férias”, diz Jamie Sweeting, vice-presidente de empreendimento social e sustentabilidade da G Adventures.

Enquanto alguns viajantes estão determinados a reduzir seu impacto ecológico por não voar, outros consideram mais importante apoiar as populações indígenas ou capacitar as mulheres locais.

“Os agentes podem desempenhar um papel fundamental para ajudar a combinar as paixões dos viajantes com as empresas de viagens que estão fazendo um ótimo trabalho nessas áreas”, acrescenta Sweeting.


- Faça viagens sem voos mais longe

“Se você vai pegar um avião, é claro que faça todo o possível para minimizar seu impacto negativo”, diz Sweeting. “Mas também faça tudo o que puder para maximizar seu impacto positivo em seu destino.”


- Apoie as comunidades locais

À medida que emergimos da pandemia, garantir que o dinheiro do turismo chegue às mãos da população local é fundamental para reconstruir as economias locais.

“Apoiar as comunidades locais é mais importante do que nunca para nossos viajantes, com dois terços dizendo que garantir que seu dinheiro beneficie a população local é uma prioridade”, diz Sweeting.

“É importante que os agentes enfatizem como as experiências de turismo comunitário realmente aprimoram o passeio e ajudam a criar memórias incríveis. Passar a noite em uma casa de família local e compartilhar uma refeição em volta da mesa da cozinha é tão especial. Melhora a experiência dos viajantes, mas também os ensina sobre o modo de vida local.”


- Ofereça viagens veganas de baixo impacto

Além de iniciativas comunitárias, outras maneiras conhecidas de os clientes reduzirem seu impacto enquanto estão em um destino incluem permanecer por mais tempo e optar por meios de transporte ecologicamente corretos, como trens e ciclismo.

Mas, talvez menos obviamente, escolher uma dieta mais ecológica também pode fazer uma grande diferença, com as operadoras oferecendo cada vez mais viagens veganas para viajantes que procuram menus à base de plantas.

“Optar por alimentos locais à base de plantas reduzirá significativamente a pegada de carbono de qualquer pessoa nas férias”, diz Tim Williamson, diretor de clientes da Responsible Travel, que adicionou quase 1.000 viagens veganas no ano passado.

A demanda por suas viagens veganas quadruplicou na última década. “As viagens pelo mundo se tornaram muito mais acessíveis ao veganismo. Os clientes encontrarão belas opções à base de plantas em países como Itália e Grécia, Índia, Tailândia, Jordânia e muitos outros”, diz Williamson.

E o turismo vegano não se limita a viagens de bem-estar. As viagens veganas da Responsible Travel à Etiópia, onde uma dieta baseada em vegetais faz parte da vida há séculos, incluem trekking e uma visita à capital medieval. Seus passeios veganos à Grécia incluem sessões de culinária com moradores locais.


- Destinos verdes

Outra ótima maneira de direcionar os clientes na direção certa é levá-los a lugares onde é fácil ser verde. “Esteja pronto para aconselhar os clientes sobre as práticas de sustentabilidade no destino”, diz Heather Magnussen, gerente responsável de viagens e sustentabilidade da Audley Travel.

“Os agentes podem verificar se o destino possui um esquema de reciclagem eficaz, lidera a conservação da vida selvagem ou usa os lucros do turismo para fornecer apoio à comunidade”.

De Copenhague, onde os ciclistas dominam as estradas e que pretende ser a primeira capital neutra em carbono do mundo até 2025, à Costa Rica, onde o ecoturismo ajuda a financiar os esforços de conservação, há muitos destinos onde é mais fácil para os clientes fazerem escolhas mais verdes.


- Fale sobre a renaturalização

A Exodus se comprometeu a reflorestar 100 metros quadrados de terra por passageiro. A chefe de sustentabilidade da operadora, Kasia Morgan, diz que esta é uma ótima maneira de tornar a venda de viagens sustentáveis ​​mais atraente do que simplesmente falar sobre a redução da pegada de carbono de uma viagem.

“Explorar montanhas selvagens na Itália, cantos conservados da floresta tropical na Costa Rica ou parques nacionais menos conhecidos no Sri Lanka não apenas proporcionará aos seus clientes experiências únicas do mundo selvagem e natural, mas também contribuirá para a proteção e regeneração da biodiversidade, " ela diz.


Pegar a estrada menos percorrida tem sido uma perspectiva empolgante para os viajantes – e quando é a opção sustentável também, melhor ainda.

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Por hoje é isso.

Cheers!