Festivais e shows em cidades brasileiras abrem grande oportunidade para setor hoteleiro

2023 foi um ano agitado para o cenário musical aqui no Brasil. Dezenas de shows e festivais marcaram presença no calendário das grandes cidades brasileiras. Isso envolve desde o lançamento de novidades, como o festival The Town, até novas edições de atrações já queridas pelo público, como o Lollapalooza; além de shows de grandes estrelas internacionais, como Paul McCartney, The Weekend e Taylor Swift.
Claudio Cordeiro, Diretor de Produtos e Ofertas Hospitalidade da TOTVS

2023 foi um ano agitado para o cenário musical aqui no Brasil. Dezenas de shows e festivais marcaram presença no calendário das grandes cidades brasileiras. Isso envolve desde o lançamento de novidades, como o festival The Town, até novas edições de atrações já queridas pelo público, como o Lollapalooza; além de shows de grandes estrelas internacionais, como Paul McCartney, The Weekend e Taylor Swift. E independente da quantidade de apresentações, uma coisa é certa: não faltou público para comparecer aos eventos musicais neste ano.

Diante de tamanho frenesi, os efeitos econômicos dessa onda de entretenimento têm impacto para além dos palcos. Afinal, quem viaja para conferir o show imperdível da banda preferida, precisa pensar também em comprar passagens, reservar hospedagens, conhecer restaurantes e bares locais, visitar pontos turísticos, etc.

Veja o fenômeno do The Town, por exemplo. O novo festival realizado em setembro, em São Paulo, registrou um impacto financeiro de R$1.7 bilhão na cidade, segundo dados da organização do evento, da Fundação Getúlio Vargas e da Prefeitura de São Paulo. Os números realmente impressionam!

Neste cenário, não posso deixar de destacar a grande oportunidade de negócios gerada por estes eventos para o setor hoteleiro. O segmento, que já está acostumado com uma maior ocupação em grandes datas, como feriados, férias escolares e eventos corporativos, pode se beneficiar grandemente do agendamento de shows e festivais na cidade, representando uma boa chance de incremento na receita e na taxa de ocupação.

Para isso, uma boa opção para atrair e conquistar os fãs viajantes é investir na venda de pacotes promocionais, em parceria com agências de turismo. Muitos hóspedes preferem contratar pacotes que englobam mais de um serviço, como passagens e hospedagem. Além do apoio oferecido pelas agências naturalmente atrair os turistas, tais pacotes costumam também oferecer preços mais competitivos. Esse é um bom caminho para colocar seu hotel na rota dos turistas.

Também costumo destacar que é importante que os hotéis invistam em canais de vendas direta. Além da otimização de custos, uma vez que não é necessário pagar taxas a terceiros, estes canais também são uma excelente oportunidade para estreitar laços com os hóspedes e oferecer uma experiência mais personalizada. Por isso defendo a importância de os gestores hoteleiros diversificarem os seus canais de distribuição, lembrando, é claro, de sempre contar com o apoio da tecnologia neste processo.

Por fim, planejar e implementar estratégias de marketing digital é fundamental para conquistar o hóspede neste momento. Certamente o mercado hoteleiro já está de olho no calendário de eventos de 2024, se mobilizando de forma massiva no ambiente digital para atrair os turistas que visitam diversos destinos brasileiros para curtirem os shows. Portanto, vale a pena investir em ferramentas de automação de marketing, CRM e em consultorias de estratégias de marketing digital para destacar seu hotel neste período.

De norte a sul do país, os eventos musicais atraem muitos turistas para as cidades brasileiras, e os gestores hoteleiros não podem deixar de lado esta oportunidade. Por isso é hora de planejar o ano que vem e incluir estes eventos na estratégia hoteleira. Vale ficar atento às próximas atrações que visitarão sua cidade e investir em tecnologia para garantir que o seu hotel seja atrativo e bem preparado para receber os hóspedes. O calendário dos shows do ano que vem, pelo spoiler do que já temos, promete grandes atrações. Ninguém vai querer ficar de fora, vale a pena entrar no clima!

*Claudio Cordeiro é diretor de produtos de Hotelaria da TOTVS