Festival Nova Brasil: Um exemplo em organização de eventos

Como foi ganhar passagens, hospedagens e ingressos para homenagear o maior Festival de Música Brasileira, no Allianz Parque, em São Paulo.

Fotos

Como foi ganhar passagens, hospedagens e ingressos para homenagear o maior Festival de Música Brasileira, no Allianz Parque, em São Paulo.


O Festival NovaBrasil tornou-se referência no cenário da música brasileira, sendo considerado um dos maiores eventos do gênero no Brasil. Completou seu décimo aniversário no dia 09 de novembro no Allianz Parque, localizado no centro da capital paulista. Apesar da produção do evento iniciar a contratação dos artistas em meados de Janeiro do mesmo ano, a comunicação da edição de 2019 iniciou-se no dia 15 de Julho e percorreu os 3 meses e meio até a realização do mesmo, sempre com textos muito bem elaborados e imagens alinhadas à identidade visual do evento, características que considero positivas para as consultorias que presto para empreendedores e produtores de eventos. Priorizo durante a produção dos conteúdos que saem daqui da produtora, e recomendo sempre que os gestores de marcas e demais profissionais de marketing, escolham no máximo três cores e duas fontes para a identidade de seu produto, nada mais do que isso. As atrações já são anunciadas semanalmente na rádio - gerando aquela expectativa no público e contando sempre com nomes que mexem com o coração de várias gerações. Ainda é possível encontrar várias tribos reunidas, crianças e idosos, todos embalados na emoção que só a música popular brasileira nos proporciona, tudo em um único lugar.

“O seu público precisa ser bem informado, sendo eles pagantes ou não.”

Um exemplo a ser seguido, o Festival Nova Brasil, que sempre levou grandes nomes da música brasileira até seu palco, e como se não bastasse, as 12 mil pessoas que se locomoveram até o evento na edição de 2019, que contou com 7 horas de música ao vivo, tiveram acesso à shows surpresas gravados exclusivamente para o festival, sendo reproduzido nos intervalos entre as apresentações ao vivo. Desta forma, a emoção é garantida do início ao fim. Já em 2018, tivemos artistas como Vitor Kley, Melim, entre outros Shows Virtuais, na edição que levou 10 mil pessoas para o Allianz Parque, conhecido popularmente como “Arena Palestra Itália” ou “Arena Palmeiras”, inaugurado em 2014, para comportar eventos do porte. Alguns dos vídeos você encontra no canal do YouTube da Rádio Nova Brasil Fm.

Confira o Show Virtual do Vitor Kley na edição de 2018: 

https://youtu.be/a9BMQ9DKTBk



O que era comum nas edições anteriores (de 2010 à de 2018 - 1ª à 9ª edição), de se apresentarem entre 4 e 5 atrações no line-up, tivemos a edição de 2019 totalmente diferente, o que já fica visível o empenho e a motivação da equipe em inovar cada vez mais um produto tão importante para a música brasileira, devido à contratação de ícones da música brasileira: Melim, Natiruts, Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Os Paralamas do Sucesso e as clássicas músicas de Seu Jorge para encerrar a noite com chave de ouro e muita empolgação.

A Diretora Executiva da Nova Brasil FM, Cláudia Rei, sente orgulho em fazer parte da produção deste evento que reúne o melhor da música nacional: “Acreditamos que a MPB diz muito sobre o que é ser brasileiro e é pelo que queremos ser lembrados”.

Compreendo perfeitamente a Cláudia, pois eu mesmo me senti honrado em participar de um evento muito bem organizado, sem atrasos e com uma equipe incrível por trás do palco. Tive o prazer de conhecer, por ter ganho tantos benefícios, pessoas incríveis que trabalham e não brincam em serviço, desde o pré-evento dentro da própria Rádio, até o pós-evento. Todos sempre prestativos, preocupados e atenciosos com o público.

Cito aqui, alguns pontos fortes que fazem qualquer produtor repensar a forma de divulgar seu evento e se relacionar com o público:

  • Os artistas são contratados onze meses antes do evento;
  • Produção de vídeos promocionais e institucionais;
  • Página web com todas as informações precisas, como a planta do local, informações de acesso e história do evento, não só a venda de ingressos;
  • A sequência das apresentações são divulgadas um dia antes do evento;
  • O público é avisado minutos antes da próxima apresentação iniciar;
  • Muitas apresentações são divulgadas por completo no YouTube, com direito a entrevistas com o artista e estratégias de marketing aplicadas na descrição.

Recomendo a todos os profissionais, não só a explorar cada vez mais suas áreas de atuação fora de sua cidade - saindo da zona de conforto, a priorizar novas experiências e buscar referências em outras regiões, como também a observar toda a logística de eventos de referência como este. Basta analisar o palco, a venda de bebidas, comidas, os alimentos servidos, o acesso ao evento, os brindes (estratégia de marketing), a segurança e também o comportamento de todos os atuantes no local, chamados de Staff.

Também lembro da importância de não ter-mos somente a visão de produtor, ou do profissional crítico, seja qual for a área em que você atue, mas também levar em conta a nossa experiência pessoal de consumidor, a fim de conseguir compreender como os seus clientes pensam, o que sentem e desta maneira, descobrir a melhor forma de fazer a ponte entre o seu público-alvo e o produto que você está oferecendo.

      • Quem são eles na realidade?
      • Onde eles estão agora?
      • O que pesquisam na internet?


A EXPERIÊNCIA DO “COM TUDO PAGO”

Para começo de conversa, todo mundo quer ganhar dinheiro, viagens, hospedagens e ingressos VIPs, mas são poucos os que sabem lidar com o desespero que bate quando se ganha tudo isso ao mesmo tempo. Receber a notícia da produção do Maior Festival de MPB do Brasil, trás uma sensação inenarrável. É claro que eu não me lembro de nada do que a Letícia, produtora do evento, disse no ato da ligação. Apenas me recordo de ter agradecido antes de desligar o telefone e entrar em estágio de choque logo em seguida.

“A experiência que este convite me proporcionou foi inesquecível.”

O convite feito pela rádio, seguido das passagens de ida e volta com a Azul Linhas Aéreas (Rio - SP), a hospedagem do Novotel Jaraguá administrado pela CVC, o transporte do hotel até o evento, os ingressos e toda a atenção da equipe em reservar a melhor viagem no melhor horário e a atenção da recepção do Hotel em deixar os hóspedes muito bem confortáveis, não tem preço que pague. Ainda encontrei Seu Jorge no aeroporto voltando pra casa, e nada disso cabe em um artigo, de tão orgulho que fiquei na pós-produção.

O festival é patrocinado pela Azul Linhas Aéreas, CVC, BIG, Claro, Jeep e apoiado pela Seresto e Davene. A cerveja oficial do evento foi a Baden Baden, que levou sabores diferenciados para o evento que recebeu pessoas de todo o Brasil.


Entretanto, digo que o esforço de capacitação para ser o melhor profissional em sua área, vale cada vez mais a pena, desde a forma como cumprimentamos as pessoas, até mesmo como nos comportamos dentro da própria casa. Ninguém pode fazer melhor por você, do que você mesmo.



Desta vez, publicaram todo o evento em um único vídeo no canal, o que ficou fácil de compreender tudo o que foi dito neste artigo. Vale conferir: https://youtu.be/VbF0992kuRs



Ficou alguma dúvida?

Comente a vontade no campo abaixo.


Eduardo Moreira | Produtor de Conteúdo | http://eduardo.estudio520.com

TAGS #festival #festivalnovabrasilfm #mpb #saopaulo #novotel #cvc #eventos