Fevereiro marca 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

Entre o dia 21 e o dia 28 de fevereiro, São Paulo colorira-se em comemoração à data

Prédios em SP são iluminados com cores italianas

Entre os dias 21 e 28 de fevereiro, a Cidade de São Paulo colorira-se com as cores do tricolor italiano em comemoração ao aniversário de 150 anos da imigração italiana no Brasil, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da ALESP. 

21 de fevereiro de 1874. No Estado do Espírito Santo, 386 italianos de origem trentina e vêneta chegaram a bordo do navio La Sofia. O que na época era um simples grupo de homens em busca de um futuro melhor, 150 anos depois se tornou uma consolidada comunidade no Brasil e, em particular, no Estado de São Paulo, que abriga entre 15 e 20 milhões de descendentes de italianos e cerca de 345 mil italodescendentes com cidadania italiana reconhecida.

Neste ano, é comemorado 150 anos do desembarque: 150 anos de história que unem a Itália e o Brasil de forma indissolúvel. A abrangência desse vínculo, tanto econômico quanto cultural, assumiu um caráter institucional em 2008, com o reconhecimento pelo governo brasileiro do Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro. Desta forma, no dia 21 de fevereiro, também em São Paulo, são inicadas as comemorações pelo 150º aniversário da Imigração italiana no Brasil. 

Nessa ocasião, com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de São Paulo e da ALESP, São Paulo será tingida com as cores do tricolor italiano. Entre os dias 21 e 28 de fevereiro, serão iluminados: o Monumento às Bandeiras, o Edifício Matarazzo, o Viaduto do Chá, o Pátio do Colégio, a Ponte Estaiada, s Bibliotéca Mario Andrade, o Consulado, o Instituto Italiano de Cultura e a FIESP.

Mas as comemorações ocorrerão durante todo o ano: O lançamento para a imprensa no Museu da Imigração de São Paulo, no dia 23 de fevereiro, às 18h, abrirá o caminho para as muitas celebrações. A abertura do evento contará com a fala do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, que apresentará as iniciativas em programa para esta data tão especial, com uma performance do diretor Geraldo Lacerdine, em colaboração com o Arsenal da Esperança e com a leitura das cartas dos imigrantes italianos, mantidas pelo próprio museu da Imigração, que será feita pelos acolhidos do Arsenal.

Em seguida, no dia 11 de março, haverá uma Cerimônia Solene na ALESP, com a presença do Presidente da ALESP e de uma delegação de parlamentares italianos. A força do vínculo de amizade que une a comunidade ítalo-brasileira com a cidade de São Paulo será celebrada aqui com a inauguração da exposição "Italianos das Américas", que conta a mais recente migração italiana, e que será realizada pelo Instituto Cultural Italiano de São Paulo e exibida dentro da própria Assembléia.

A Festa da República italiana, que terá como convidado de honra Diodato, vencedor do Festival de Sanremo de 2020; O festival "A Caminho do Interior", que, mais uma vez este ano, refaz o caminho dos primeiros imigrantes através de uma série de concertos de ópera pelo interior do estado de São Paulo; A Semana da Cozinha Regional Italiana, cujo tema central este ano será a cozinha das raízes, e a Exposição do Café no Museu do Café na cidade de Santos, em uma união simbólica entre a cidade que viu a chegada de milhões de italianos e o café, símbolo da economia, primeiro, e depois de uma cultura profundamente enraizada, que sempre distinguiu o espírito italiano em todo o mundo.