Formatura da 1ª Turma de Talentos ESG aconteceu nesta sexta, no Pullman Ibirapuera

O Programa de Formação de Talentos ESG para Hotelaria foi promovido pela Resorts Brasil e a Arbache Consulting, com duração de agosto a novembro de 2023
Foto oficial: 1ª Turma de Formandos Talentos ESG

Nesta sexta-feira (01), aconteceu a formatura da 1ª Turma de Talentos ESG para Hotelaria, no Hotel Pullman Ibirapuera, na capital paulista. O programa ocorreu entre agosto e novembro, promovido em parceria pela Resorts Brasil e a Arbache Consulting, com o objetivo ajudar os associados inscritos a se aprofundarem em suas estratégias de ESG. Desde o final de 2021, a associação tem atuado na sensibilização para o tema.

Durante o curso, os participantes puderam compreender os fundamentos, conceitos e evolução da agenda ESG, bem como suas grandes pautas e especificidades no contexto do turismo e dos resorts. Em uma grande manhã de celebração e aprendizados, os formandos finalizam essa trajetória com as ferramentas necessárias para assumirem frentes em mudanças efetivas nos seus negócios.

Após a finalização do curso, a gente espera que todos os formandos mantenham essa corrente de ESG ativa pelos próximos anos. Foi um prazer ajudar a todos na coordenação do curso, e nós ficamos felizes com o empenho de cada um, com a aprimoração de conhecimentos e conclusão do curso. Contem com a Resorts Brasil para apoiá-los!”, iniciou Juliana Salles, Diretora de Operações da Resorts Brasil. “A formação de novos profissionais qualificados para acelerar a agenda ESG é uma prova do interesse do setor pelo tema”, concluiu. 

É oportuno continuar um trabalho que está sendo feito desde 2022, no qual a Arbache Consulting juntamente com a Resorts Brasil buscam trazer à tona o DNA de ESG para o segmento e seus stakeholders. Desse modo, o curso propôs adicionar valor e fortalecer o conhecimento e as práticas”, afirma Ana Paula Arbache, e completa. “Essas três letrinhas (ESG), são difíceis de serem assimiladas, de vermos isso no mercado, e mais difícil ainda era trazê-las para esse mercado (hotelaria), que vinha de um tsunami que foram os últimos anos. Então como poderíamos encaixar uma demanda emergente dentro de um setor que estava se desafiando a sobreviver?

Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil, parabenizou e agradeceu o comparecimento de todos à cerimônia de entrega dos certificados, e afirmou que a entidade compreende os associados como grandes catalisadores de transformações e está comprometida em manter o movimento de evolução conjunta e contínua nas diretrizes ESG. “Essa foi uma oportunidade de chegar a um outro nível de profundidade no tema, e o nosso caminho agora não para. A ideia agora é trabalhar a cultura, trabalhar as nossas mudanças internas, com uma provocação ainda maior, e seguirmos sendo mudança”, disse. 

Práticas ESG da Rede de Hotéis Accor são apresentadas

João Francisco Whitaker, Sustainability Manager na Accor

Para inspirar os formandos, a Resorts Brasil e a Arbache Consulting convidaram João Francisco Whitaker, Gestor de Sustentabilidade da rede de hotéis Accor para as Américas para uma palestra abordando as novidades da rede de hotéis para os próximos anos a cerca dos pilares do ESG, além de falar, também, sobre o que a rede já fez dentro de seus empreendimentos globalmente e o que enxerga como oportunidade de melhoria através de insights e conteúdos ricos para uma transformação ainda maior. 

João abordou depoimentos de parceiros, mostrou dados globais que afirmam que 75% dos viajantes são mais propensos a escolher uma acomodação que conte com políticas sustentáveis, e evidenciou a trajetória da Accor, contando de práticas iniciadas nos anos 2000, até metas para 2025 (-25% de emissão de carbono), 2030 (-46% emissão de carbono) e 2050 (emissão líquida zero de carbono). “Coisas muito simples, podem e têm um impacto muito grande. Turismo é o grande inimigo das mudanças climáticas e é nossa responsabilidade reduzir essas emissões o mais rápido possível”, afirmou. 

Os 45 profissionais formando-se na 1ª turma de Talentos ESG são: 

Allan Mochny, do Transamerica Resort Comandatuba; Almir de Oliveira Trinchão, do Cana Brava All Inclusive Resort; Ana Lucia Vargas de Mello Gallette, do Hot Beach parques & resorts; Ana Paula Oliveira Barbosa, do Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort; Andreia Misael Dementshuk, do Summerville All Inclusive Resort; Ana Carolina Del Rei Carvalho Soares, da Cana Brava All Inclusive Resort; Anny Caroline Rocha Spina, do Grupo Wish; Carla Cavalcante Pontes, do Summerville All Inclusive Resort; Carolina de Andrade Soares, do Tivoli Ecoresort Praia do Forte; Caroline Magali, do Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort; Daniel Pereira, do Royal Palm Plaza; Eder Pelachim, do Summerville All Inclusive Resort; Elian Zanelato, do Club Med; Elidinaura Lemos, do Summerville All Inclusive Resort; Eliete Gomes Ferreira, do La Torre; Franciele Carvalho, do Tauá Hotéis e Resorts; Frederico Jorge Porto Ferreira, do Summerville All Inclusive Resort; Gustavo Maciel, do Summerville All Inclusive Resort; Isis Gabriella da Silva Batista, do Tauá Hotéis e Resorts; Jin A Im, do Hotel Jequitimar Resort & Spa by Accor; João Paulo Tavares, do Amarante Hotéis; Juliana de Souza Gomes, do Grupo Wish; Kayane Martins, do Casa Grande; Letícia Leis, do Grupo Wish; Louiz Viana, do Summerville All Inclusive Resort; Maitê Teixeira, do Cana Brava All Inclusive Resort; Marcelo Zamariolo, do Hot Beach parques & resorts; Marciane de Arruda Alves Souza, do Grupo Wish; Maria Luiza dos Santos Romão, do Amarante; Mariana Cruz, do Summerville All Inclusive Resort; Marinalva Lima de Jesus, do Grupo Wish; Michael Henrique Cordeiro Saldanha, do Blue Tree Thermas de Lins; Michelle M Lima, do Summerville All Inclusive Resort; Osias Carvalho Toledo, do Hot Beach parques & resorts; Pedro Paulo Rezende da Conceição, do Le Canton; Rafael Moraes, do Royal Palm Plaza; Raul Szulcsewski, do Summerville All Inclusive Resort; Renata Moura, do Tauá Hotéis e Resorts; Sergio Marsol, do Summerville All Inclusive Resort; Sheila Kemper, do Grupo Wish; Thais Santos, do Tauá Hotéis e Resorts; Vasco Pinheiro, do Cana Brava All Inclusive Resort; Vinicius Vilela Rosa, do Hot Beach parques & resorts; Viviane Rizzatti dos Reis, do Hot Beach parques & resorts; Wagner Tashiro, do Grupo Wish e Walter Franjoso, do Summerville All Inclusive Resort; 

Além dos profissionais dos resorts, realizaram o curso também Aline Curti, Fernanda Ramalho, Paloma Oliveira e Matheus Almeida da equipe da Resorts Brasil, bem como Tânia Mileane e Gisele Ruiz da equipe da Arbache.

Confira as fotos da cerimônia de formatura, e entrega dos certificados: