Gol, leva turismo e sustentabilidade a Gramado

O evento, um dos maiores em negócios turísticos das Américas, aconteceu entre 9 a 12 de novembro na Serra Gaúcha, e a GOL participou da feira em parceria com o Grupo Air France-KLM
Representantes dos times comercial e de marketing, juntos, no Festuris. Atrás, da esq. para a dir., Arnaldo Valenhes, Marcos Almeida, Ana Paula Zuppi e Anderson Wolff, da GOL, com Mauricio Anias, da Smiles Viagens. À frente, da esq. para a dir., Bruna Dorazzo, Monica Benatto, Andrea Piagentini, Gisela Viellas e Tânia Cristina Alves, da GOL

A GOL Linhas Aéreas é a transportadora oficial da 35ª edição do Festuris, evento de negócios turísticos que aconteceu entre os dias 9 e 12 de novembro em Gramado, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, como tema o “Capital Humano: A Chave da Transformação”. A presença da Companhia no festival, que está entre os maiores e mais relevantes das Américas e é realizado anualmente no Serra Park, reforça seu objetivo de conectar pessoas, negócios e territórios por meio do turismo, levando em consideração a sustentabilidade.

O poder do turismo é o que nos move”. Este é o tema central que a GOL leva ao seu estande de 66 m² do Festuris de 2023, destacando a importância do turismo transformador para impulsionar o crescimento pessoal e profissional de seus Clientes. A Companhia reconhece que a conexão com os agentes e operadoras de viagens - grande foco do Festuris - é parte fundamental desse ecossistema e que, juntos, podem apresentar o mundo como uma rica experiência àqueles que escolhem a Companhia para voar.

A grandiosidade e abrangência do Festuris criam um momento de extrema importância para o fortalecimento do setor do turismo, além de possibilitar uma conexão próxima com os públicos estratégicos - clientes corporativos, agentes e agências de viagem. Uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios e diálogos com todos eles. Em razão do foco do Festuris no capital humano, na sustentabilidade, em ações sociais e na inclusão, vemos ainda mais conexão com o nosso propósito ESG, pilar fundamental para a GOL e que será amplamente divulgado ao público do evento”, afirma Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da GOL.

A GOL participa do Festuris em parceria com o Grupo Air France-KLM. As companhias mantêm desde 2014 uma aliança estratégica recentemente renovada por mais 10 anos para melhorar ainda mais a experiência de seus clientes e criar um produto ainda mais integrado. Os clientes se beneficiarão de uma malha otimizada entre a Europa e o Brasil, abrangendo mais de 80 destinos europeus, 45 destinos no Brasil e, no futuro, novos destinos em toda a América Latina.

Nossa participação em um evento como o Festuris é fundamental para estreitarmos nossos laços estratégicos com o trade brasileiro e entendermos ainda mais suas necessidades. Além, é claro, de ser uma grande oportunidade para estarmos juntos com a GOL, cuja parceria foi renovada para que sigamos oferecendo a melhor combinação de produtos e serviços para nossos clientes. Em conjunto, temos a melhor opção de rede entre o País e a Europa, e buscamos melhorar continuamente os serviços para nossos clientes”, destaca Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.

No estande da GOL e Grupo Air France-KLM, uma ativação com máquina caça-bolinhas promete atrair e engajar os visitantes. Serão oferecidos brindes diversos, como bola autografada da CBF, o Sansão da Turma da Mônica, toalhas e ecobags da Smiles Viagens, entre muitos outros.

Com a intenção de conectar pessoas e territórios e ainda fomentar negócios, esse espaço ainda proporcionará uma experiência parecida com a dos Lounges GOL Smiles Nacional e Internacional nos aeroportos de Guarulhos (GRU) e RIOgaleão (GIG). Reservado e com assentos confortáveis, oferece total tranquilidade para reuniões.

Destaques da alta temporada na região Sul

A oferta de produtos que trazem ainda mais conforto e comodidade aos Clientes e a alta conectividade da malha aérea da Companhia são destacados no evento, com especial ênfase às novas rotas que envolvem destinos na região Sul.

Para a alta temporada de verão 2023/2024, a GOL realça algumas de suas mais importantes bases sulistas. Disponibiliza, por exemplo, a rota sazonal Passo Fundo-Navegantes/Balneário Camboriú (NVT), que entra em vigor no próximo dia 10 de dezembro e segue até 13 de janeiro de 2024, com 18 decolagens nesse espaço de tempo - 9 em cada sentido.

A rota Passo Fundo-Navegantes/Balneário Camboriú favorece sobretudo amigos e familiares que pretendem viajar durante o período de festas, entre o interior do Rio Grande do Sul e o litoral norte de Santa Catarina, de onde se pode acessar rapidamente o Vale do Itajaí. Durante toda a alta temporada, as operações entre São Paulo e Passo Fundo serão feitas a partir do aeroporto de Congonhas (CGH). Só a GOL irá oferecer esse trecho.

De 10 de dezembro a 20 de janeiro, entra em operação a rota sazonal Florianópolis (FLN)-Caxias do Sul (CXJ), mais uma vez privilegiando os Clientes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que se deslocam a lazer ou para visitar familiares durantes as festas de fim ano. São 26 voos no período, 13 em cada sentido. Ainda nas férias, a GOL reforça sua malha em Caxias do Sul, com voos para São Paulo/Congonhas (únicos no setor), Guarulhos (GRU) e RIOgaleão (GIG), ressaltando a presença da Serra Gaúcha nos principais polos emissores de turistas no País.

Também na alta temporada, Porto Alegre (POA) passa a contar com voos diretos para Salvador (SSA), levando Clientes do Sul para o Nordeste e trazendo turistas de toda essa região para a Serra Gaúcha. Só a GOL liga o Rio Grande do Sul à capital baiana.

Já a rota sazonal Navegantes/Balneário Camboriú-Buenos Aires/Ezeiza (EZE), por sua vez, terá início no dia 3 de janeiro, com até 5 frequências semanais de ida e volta, e permanecerá operante até 30 de março. Esse novo mercado representa mais uma porta de entrada para o acesso cômodo e rápido dos turistas argentinos a uma das mais belas regiões do Brasil: o litoral norte catarinense e o Vale do Itajaí. No sentido inverso, os Clientes de Santa Catarina podem se destinar de forma ágil à vibrante capital argentina.

GOL e as iniciativas ambientais

Em concordância com um dos pilares do 35º ano do Festuris, a sustentabilidade, tema inerente ao DNA do evento realizado em Gramado, a GOL será a patrocinadora oficial da área Green Experience da feira. Às 14h do sábado (11), nesse espaço, a Companhia será homenageada pelo Festuris com o troféu Árvore da Integração, ação que busca valorizar as boas práticas de sustentabilidade no turismo. Neste caso, pela iniciativa #MeuVooCompensa.

No local, serão exibidos dados gerais que a GOL vem conquistando com a campanha #MeuVooCompensa, que, desde o seu lançamento, em junho 2021, até agosto deste ano, compensou 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos Clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha, temporariamente suspensa devido às obras na pista do aeroporto de FEN, e Congonhas-Bonito) e em ações pontuais de compensação.

Ainda no Green Experience, haverá a apresentação de um vídeo sobre a mais nova aeronave temática da GOL, também intitulada #MeuVooCompensa, lançada em setembro último com o objetivo de materializar suas iniciativas de cunho ambiental. Pela primeira vez, a cor verde quase total tinge o Boeing 737 MAX, aeronave mais sustentável da frota da Companhia, que desde 2019 propiciou a economia de 115,2 milhões de litros de combustível de aviação e a redução de 364,032 mil toneladas na emissão de GEEs.

Também receberão destaque outras novidades ambientais, como a parceria com a eureciclo - a compensação de 200% dos resíduos recicláveis descartados a bordo -, a compensação de combustível sustentável de aviação (SAF) pelo modelo Book & Claim, em parceria com distribuidora de combustíveis VIBRA, e a compensação de voos que transportam desde abril deste ano, até dezembro, algumas equipes da Série A do Brasileirão - uma colaboração entre a CBF e a GOL, o hub de turismo Grupo Águia e a climatech Moss.

Smiles Viagens leva ao Natal Luz em Gramado

A Smiles Viagens, apresentada ao mercado em abril de 2023, é a operadora de viagens do grupo que nasceu da sinergia entre GOL e Smiles. Pela primeira vez, estará presente no Festuris, ao lado da Smiles, programa de fidelidade da GOL com a mais completa plataforma de viagem.

A empresa foi concebida para oferecer ainda mais comodidade para os Clientes, disponibilizando pacotes customizados para destinos no Brasil e no mundo. O Cliente pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, transfers, passeios com experiências e seguros em um mesmo lugar.

O evento Natal Luz que já está acontecendo em Gramado é um dos pacotes que os Clientes podem adquirir no menu “experiências” da operadora de turismo. Ele inclui aéreo saindo de São Paulo, hotel na cidade e também ingresso para o espetáculo clássico “Grande Desfile de Natal” com cenografia, carros alegóricos, show de luzes e músicas natalinas.

"Estamos empolgados em participar, pela primeira vez, do Festuris. Eventos como esse são ótimas oportunidades para o nosso negócio, além de nos conectar com parceiros estratégicos e agentes de viagens. Também são importantes para entender as tendências no mercado de turismo para 2024", diz Rodrigo Possatto, Head da Smiles Viagens.